terça-feira, 28 de janeiro de 2020

No Coração do Mundo

"No Coração do Mundo" (2019) dirigido por Gabriel Martins (O Nó do Diabo - 2017) e Maurilio Martins é um filme nacional maravilhoso e surpreendente, reflete a realidade brasileira com potência e exibe elementos totalmente únicos do nosso país, possui uma crescente instigante, tensa e ainda incute profundas reflexões acerca do cotidiano.
Contagem, Minas Gerais. Dentro da comunidade local, Marcos (Leo Pyrata) se vira diariamente com os pequenos crimes que comete. Quando reencontra Selma (Grace Passô), uma antiga amiga, ele se convence da possibilidade de executar um assalto bem-sucedido. Mas o plano só pode ser colocado em prática com a ajuda de uma terceira pessoa, e Ana (Kelly Crifer), namorada de Marcos, hesita em participar.
É uma pérola nacional que merece ser descoberta, não poderia ser mais a cara do Brasil, como a primeira cena em que mostra o famoso carro de telemensagem, além de sua bela e forte introdução que é capaz de nos fazer identificar e emocionar ao som de "BH é o Texas", de MC Papo. Somos introduzidos na favela de Contagem onde as pessoas fazem o que podem para garantir seu sustento, o dia a dia cansativo e permeado pela violência faz com que muitos tenham o sonho de mudar de vida, só que pelo caminho comum do trabalho é praticamente impossível, como observamos em Ana que é cobradora de ônibus e mantém uma rotina exaustiva e sem nenhuma perspectiva, todos os dias rodando os mesmos lugares e aguentando descaso e maus-tratos de passageiros. Seu namorado Marcos vive perambulando e se recusa a trabalhar formalmente, enquanto sua mãe sobe e desce as ruas vendendo seus produtos, ele ajuda Selma, uma antiga amiga que faz "bico" de fotógrafa nas escolas, e então entendemos que Selma desejar ir embora e demonstra isso na frase que diz: "O coração do mundo é onde a gente quer pisar, é onde vai o desejo da gente. É o próximo lugar". À frente de tantas dificuldades Selma começa a elaborar um plano, algo grande capaz de mudar sua vida, mas para isso precisa de ajuda e chama Marcos e lhe diz que também é preciso que Ana os ajude. Desiludida com o trabalho no ônibus e diante da possibilidade da enorme quantia de dinheiro e o sonho de ir para longe aceita a proposta.

É uma obra orgânica ao colocar os problemas sociais enfrentados pelas pessoas da comunidade, e sensível mesmo tendo enorme força, seu desenvolvimento não tem pressa e sabe agregar tensão e surpresa, possui sequências memoráveis e traz diálogos poeticamente naturais. 

"No Coração do Mundo" conversa com a realidade periférica perfeitamente, nos introduz à história com inteligência, vigor e a desenvolve de maneira crescente, as situações mesclam drama social e thriller com uma pitada de humor. As obras da produtora mineira Filmes de Plástico buscam retratar esse cotidiano de forma verdadeira e espontânea, vale muito a pena conhecer outros filmes, como "Ela Volta na Quinta" ou "Temporada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.