terça-feira, 18 de junho de 2019

Temporada

"Temporada" (2018) escrito e dirigido por André Novais Oliveira (Ela Volta na Quinta - 2016) é um filme que traz com naturalidade e realismo a vida comum e difícil do trabalhador brasileiro, com simplicidade, afeto e um humor honesto acompanhamos a vida de pessoas que por mais problemas que tenham seguem em frente lutando e se apoiando, a história mostra várias camadas de sentimentos, desde a solidão e as incertezas cotidianas ao companheirismo e descobertas emocionais, tudo é importante, todos os detalhes, diálogos fazem merecer nossa atenção, e que lindo é ver o Brasil raiz ser representado no cinema. 
Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate a endemias na região. Em seu novo trabalho, ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.
Acompanhamos a rotina de Juliana, recém chegada em Contagem para trabalhar no combate a endemias, aos poucos vai se instalando e conhecendo o pessoal do trabalho, ela espera o marido que pode chegar a qualquer momento e com isso seus dias se passam entre a solidão e o desabrochar de sua independência e liberdade. Juliana é reservada e conforme cria vínculos se torna uma boa ouvinte, seus colegas contam sobre suas vidas, mas ela pouco diz sobre si, entre as caminhadas pelos bairros para conscientizar sobre os perigos da dengue conversas e emoções fluem, um companheirismo entre essas pessoas se forma e os momentos são naturais e espontâneos, representa o povo brasileiro com beleza, a vibração quando enfim o salário cai na conta, a cervejinha a tarde para espairecer, as risadas e as preocupações com o futuro; um retrato humano e delicado.

As situações se desenrolam de forma fluída, a rotina de Juliana em nenhum momento causa tédio, ao contrário, as relações que se formam e o jeito que as coisas vão se moldando dão a ela oportunidades de mudança. Quando ela vê que de fato conseguiu independência mesmo com um salário baixo e tendo que se virar como pode, a consciência de uma liberdade se desenha no horizonte e ela começa a fazer escolhas e olhar para tudo com positividade, não mais se entristece em relação ao marido e sua solidão é suprida quando se deixa experimentar e se valorizar, também é de enorme valor os laços que se formam no trabalho, a atenção que depositam um no outro e o apoio.
Capta a beleza do real, da periferia, da simplicidade, dos funcionários mal pagos que se desdobram para sobreviver e que encaram o serviço como uma passagem porque não dá para sonhar com migalhas, só que para a maioria a temporada se estende e não há muito o que fazer, os problemas se acumulam e a solidão termina por rodeá-los, porém há esperança e sempre uma história para contar com sorrisos ao final.

"Temporada" é uma bela obra nacional que traz uma perspectiva orgânica e íntima com todo o espaço explorado, a maioria do elenco é de não atores e assim como o próprio diretor vários já haviam tido a experiência como agente de endemias, um olhar puro e sem estereótipos. Grace Passô encanta, seja nos seus diálogos ou em seus silêncios, seus olhares indicando preocupação ou dor, e a sua importante e discreta transformação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.