sexta-feira, 22 de março de 2019

13 Filmes Neo-Noir (13 Neo-Noir Movies)

Segue um apanhado de filmes que resgatam elementos que compõem o gênero noir, cunhado em 1946 pelo crítico francês Nino Frank para suspenses com temáticas policiais, ambientação escura e personagens com caráter dúbio, há uma série de características instigantes que o moldam e há uma gama interessante de filmes atuais que referenciam e homenageiam esse clássico gênero. Confira:

13- "Phoenix" (2014) Alemanha
Nelly Lenz (Nina Hoss) é uma sobrevivente do campo de concentração durante a segunda guerra mundial, onde foi deixada terrivelmente desfigurada. Após uma cirurgia de reconstrução facial, Nelly volta à Berlin em busca do seu marido Johnny (Ronald Zehrfeld). Quando ela finalmente o encontra, Johnny não a reconhece. No entanto, ele se aproxima dela com uma proposta.

12- "Aura" (El Aura - 2005) Argentina
Esteban Espinosa (Ricardo Darín) é um taxidermista e um homem tímido, que passa os dias isolado em sua oficina. Por trás das aparências Espinosa tem um grande sonho de poder: planeja praticar o crime perfeito. Ele decide fazer sua primeira viagem às florestas da Patagônia com o objetivo de caçar. Acidentalmente, Espinosa mata um bandido e descobre um esquema milionário de assalto a um carro-forte. Ele resolve então levar o plano adiante por si mesmo, mas para isso precisa antes superar um mal que lhe acomete: a epilepsia.

11- "Alois Nebel" (2011) Rep. Tcheca
Fim dos anos 80 no século XX. Alois Nebel trabalha como expedidor na pequena estação ferroviária de Bílý Potok, uma remota vila na fronteira tcheco-polonesa. Ele é um solitário, que gosta mais de relógios antigos do que de pessoas, e acha tranquila a solidão da estação – exceto quando a névoa invade. Então ele alucina, vê trens dos últimos cem anos passarem pela estação. Eles trazem fantasmas e sombras do tenebroso passado da Europa Central. Alois não consegue se livrar desses pesadelos e acaba indo parar no sanatório.

10- "A Lei da Noite" (Live by Night - 2017) EUA
Boston, década de 1920. Joe Coughlin (Ben Affleck), filho mais novo de um capitão de polícia, se envolve com o crime organizado. Ele aproveita seus dias rodeado de dinheiro e poder, mas suas escolhas podem levá-lo à prisão ou até mesmo à morte. Adaptação do livro escrito por Dennis Lehane.

09- "Estrangulado"/"O Monstro de Martfüi" (A Martfüi Rém - 2016) Hungria


Hungria, 1960. A pequena cidade de Martfüi está sofrendo com os horrores que tomaram conta da região: um assassino sanguinário está à solta tirando a vida de várias pessoas. Obcecado em encontrar o culpado, o detetive designado para o caso está sendo fortemente pressionado pelo promotor a condenar alguém e, isso fará com que um homem que nunca poderia ter cometido tais crimes seja acusado.
Um filme  inspirado em uma história real perturbadora e indigesta sobre um serial killer de uma pequena cidade da Hungria, no período socialista entre 1957 a 1964. A atmosfera sombria e a abordagem crua cria sensações angustiantes e o desenvolvimento por mais que não crie tensão causa mal-estar, pois não esconde a violência e a agonia vivenciada. Saiba+

08- "Carvão Negro, Gelo Fino" (Bai Ri Yan Huo - 2014) China
Em 1999, a descoberta macabra de vários cadáveres é feita em uma pequena cidade. Um incidente sangrento durante a tentativa de capturar o suposto assassino deixa dois policiais mortos e outro gravemente ferido. O oficial sobrevivente, Zhang Zili, é suspenso das suas funções e acaba aceitando um emprego como segurança em uma fábrica. Cinco anos mais tarde, uma outra série de assassinatos misteriosos ocorre. Ajudado por um ex-colega, Zhang decide investigar os crimes por conta própria. Ele descobre que todas as vítimas foram conectadas em vida a Wu Zhizhen, uma jovem que trabalha em uma lavanderia. Fingindo ser um cliente, Zhang começa a observá-la e se acha apaixonando pela reticente Wu. Num dia frio de inverno, ele faz uma descoberta terrível. Com sua vida agora em perigo, ele percebe que nem sempre é possível separar a culpa da inocência.

07- "Dália Negra" (The Black Dahlia - 2006) Alemanha/EUA/França
Elizabeth Short (Mia Kirshner) era uma jovem bonita, que estava determinada em ser famosa e era conhecida como a "Dália Negra". Após seu corpo ser encontrado, torturado e retalhado, em um terreno baldio de Los Angeles, tem início uma busca pelo assassino. Os detetives e ex-boxeadores Lee Blanchard (Aaron Eckhart) e Bucky Bleichert (Josh Hartnett) são encarregados da investigação do caso, mas a obsessão que os dois desenvolvem por ela acaba por arruinar suas vidas.

06- "Animais Noturnos" (Nocturnal Animals - 2016) EUA
Susan (Amy Adams) é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro (Armie Hammer). Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward (Jake Gylenhaal), seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa (Isla Fisher) e filha (Ellie Bamber) para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado.
Um thriller intrigante e elegante cuja narrativa nos enreda hipnoticamente, é uma história dentro de outra história, realidade e ficção que se unem e se colidem, uma metalinguagem arrebatadora. Saiba+

05- "In the Shadow" (Ve Stínu - 2012) Eslováquia/Polônia/Rep. Tcheca
Drama criminal de época passado nos anos 50 na antiga Tchecoslováquia, que trata de um pequeno delito que serve de base para se encobrir um plano elaborado com ligações ao regime comunista.

04- "Hotel Império" (2018) Portugal/China
Maria (Margarida Vila-Nova) viveu por toda sua vida no Hotel Império, o negócio de seu pai localizado em uma região tradicional de Macau, porém manter o local funcionando está cada vez mais difícil. Quando Chu (Rhydian  Vaughan), o filho da coproprietária do hotel, retorna à Macau depois de 20 anos em busca de vingança, a situação de Maria fica ainda mais complicada.

03- "O Lugar Onde Tudo Termina" (The Place Beyond the Pines - 2012) EUA
Luke (Ryan Gosling) é um motociclista misterioso, que pilota dentro de globos da morte para um circo itinerante. Quando descobre que sua ex-namorada, Romina (Eva Mendes), teve um filho seu, ele tenta se reaproximar dela. Sua intenção é mostrar-se um pai capaz de sustentar o filho e, para isso, Luke decide participar de uma série de roubos a bancos. O problema é que Luke não consegue reprimir seu lado violento, o que lhe traz problemas não apenas com Romina mas também com Robin (Ben Mendelsohn), seu parceiro de assaltos. Apesar dos vários problemas inesperados que surgem, ainda assim Luke resolve realizar sozinho um assalto a banco. Perseguido pela polícia, ele vira alvo de Avery Cross (Bradley Cooper), um policial que cumpria sua rotina fazendo a ronda diária.

02- "Drive" (2011) EUA
Durante o dia, um misterioso motorista (Ryan Gosling) trabalha como mecânico e dublê automobilista de filmes de Hollywood. À noite, ele se dedica como piloto de fuga para bandidos e mafiosos. Este motorista também é vizinho de Irene (Carey Mulligan), uma garçonete que é casada e tem um filho com Standard Gabriel (Oscar Isaac). Ao aproximar-se da moça e da criança, o motorista começa a criar um forte relacionamento com ambos até a volta de Standard, que acaba de sair da prisão. Percebendo a situação difícil de Standard, o motorista se dispõe a ajudá-lo num assalto que pagaria sua dívida aos criminosos. Só que o golpe dá errado, o que coloca em risco as vidas do motorista, Irene e seu filho. Saiba+

01- "O Abutre" (Nightcrawler - 2014) EUA
Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlers - as minhocas que só saem da terra à noite.
"O Abutre" é um filme noir moderno, ele traz um assunto que faz parte do cotidiano, pois é só ligar a televisão que veremos notícias de mortes se transformando em histórias escabrosas que são repetidas diversas vezes sem se importar com os familiares e sua dor. O abuso de imagens, tom da voz, comentários desnecessários são artifícios para prender a atenção das pessoas. O filme é uma sátira sobre essa inescrupulosidade. Saiba+

Bônus


"The Looming Storm" (Bao xue jiang zhi - 2017) China

Yu, um guarda de fábrica autoconfiante, acredita ser um detetive e começa a se intrometer em uma investigação de assassinato. As coisas só se tornam mais complicadas neste filme noir chinês que lida com o amor e o destino.

Um comentário:

  1. "Aura" tem uma trama bem amarrada. Pena que o diretor Fabian Bielinsky do ótimo "Nove Rainhas" tenha falecido cedo e deixado apenas estes dois trabalhos.

    Apesar das críticas ruins, considero "A Lei da Noite" um bom filme. O grande erro é a atuação de Ben Affleck. Ele é muito melhor diretor do que ator.

    Vi "O Estrangulado" na semana passada e gostei. Logo vou postar no blog.

    "Carvão Negro, Gelo Fino" foi uma decepção. Achei a narrativa arrastada e a história que não vai para lugar algum.

    "Dália Negra" promete muito mais do que entrega. O melhor são as sequências do tiroteio e do suspense na escada.

    Os destaques de "Animais Noturnos", além da trama, são as atuações de Michael Shannon e de um irreconhecível Aaron Taylor Johnson.

    Ainda não consegui ver "In The Shadow".

    A melhor história de "O Lugar Onde Tudo Termina" é a primeira. Mas no geral é um filme bem interessante.

    Não sou grande fã dos trabalhos do diretor Refn, mas gostei de "Drive".

    "O Abutre" é um ótimo filme, um retrato do que é a imprensa nos dias atuais.

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.