sexta-feira, 23 de novembro de 2018

15 Filmes de Faroeste Modernos (15 Modern Western Movies)

O clássico gênero faroeste tem recebido novas roupagens e volta e meia aparece um diretor que se arrisca neste território, muitos se concentram na mesma fórmula, porém outros trazem outras perspectivas e até deixam de lado o chão poeirento e cheio de feno. É com certeza um gênero que se configura entre os mais amados do cinema. Segue a lista com 15 filmes de Faroeste Modernos que valem a pena conferir!
*Os números são só uma questão de ordem e não de preferência

15- "Damsel" (2018) EUA 
Samuel Alabaster (Robert Pattinson), um rico pioneiro, aventura-se pela remota fronteira dos EUA para se casar com o amor de sua vida, Penelope (Mia Wasikowska). Enquanto Samuel atravessa o Velho Oeste com um bêbado chamado Parson Henry (David Zellner) e um minicavalo chamado Butterscotch, sua jornada vai se tornando traiçoeira, apagando as linhas divisórias entre herói, vilão e donzela.

14- "A Vingança de Lefty Brown" (The Ballad of Lefty Brown - 2017) EUA
Lefty Brown (Bill Pullman) é um ajudante de 63 anos que toda a sua vida ficou ao lado da lenda do faroeste Eddie Johnson (Peter Fonda). Johnson foi apontado como senador de Montana e, apesar das objeções da esposa Laura, planeja deixar Lefty em cargo do rancho. Quando um ladrão mata Johnson, Lefty é confrontado pela sombra do parceiro e das feias realidades da justiça na fronteira.

13- "O Vale Sombrio" (Das Finstere Tal - 2014) Áustria


Um estranho homem chega a uma vila de uma montanha da Europa e é acolhido pelo povo até a chegada do rigoroso inverno. Ele se apresenta às pessoas como um fotógrafo norte-americano, mas ele não chegou até lá por acaso e sabe muito bem o que quer. 

12- "Hostis" (Hostiles - 2017) EUA


Em 1892, duas famílias se unem ao chefe de um exército (Christian Bale) para ultrapassar as barreiras de uma guerra e voltar para suas tribos. Esta tarefa não será fácil, visto que os membros da família tem, entre si, conflitos que devem ser superados para terem sucesso em sua missão.

11- "Uma Mulher Exemplar" (Woman Walks Ahead - 2017) EUA
Final do século XIX. Caroline Weldon (Jessica Chastain), artista e ativista do Brooklyn, vai até a reserva Standing Rock para ajudar Touro Sentado, chefe dos sioux, a lutar pela preservação dos indígenas no local. Ela se muda para a aldeia com o filho adolescente, assume o cargo de secretária de Touro - que não fala inglês - e passa a enviar cartas para o governo dos EUA pedindo atenção ao caso.

10- "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" (2015) Brasil
Baseado no conto homônimo do livro "Sagarana", do escritor Guimarães Rosa, o filme narra a história de Augusto Matraga (João Miguel), fazendeiro mineiro valente e mulherengo, à beira da falência, que ao buscar vingança por sua mulher tê-lo trocado por Ouvídio Moura (Werner Schunemann), quase morre após cair em uma emboscada armada pelos capangas do Major Consilva (Chico Anysio). "Renascido", depois de ter sido cuidado por um casal, Matraga dedica o resto da sua vida à sua fé e ao trabalho, esperando "sua hora e sua vez" chegar, até fazer amizade com o rei do sertão, Joãozinho Bem-Bem (José Wilker), e seu bando de jagunços. Saiba+

09- "A Qualquer Custo" (Hell or High Water - 2016) EUA
Dois irmãos, um ex-presidiário e um pai divorciado com dois filhos, perderam a fazenda da família em West Texas e decidem assaltar um banco como uma chance de se restabelecerem financeiramente. Só que no caminho, a dupla se cruza com um delegado, que tudo fará para capturá-los.

08- "Doce País" (Sweet Country - 2017) Austrália
Sam, um aborígene de meia-idade, é designado para ajudar na mudança de um veterano de guerra, que acaba de se mudar para o posto militar onde ele vive, no norte da Austrália. O problema é que a relação dos dois logo se torna complicada e, como forma de se defender, Sam acaba matando o militar, sendo obrigado a deixar seu lar ao lado da mulher.

07- "Terra Selvagem" (Wind River - 2017) EUA
Cory (Jeremy Renner), caçador de coiotes e predadores traumatizado pela morte da filha adolescente, encontra o corpo congelado de uma menina em meio ao nada e decide iniciar uma investigação sobre o crime. Ao lado dele está uma agente novata do FBI (Elizabeth Olsen) que desconhece a região. Um filme tenso e pesado, somos inseridos no oeste norte-americano, especificamente no estado de Wyoming, um local que possui suas próprias regras e características extremas. Saiba+

06- "A Salvação" (The Salvation - 2014) Dinamarca
Na América de 1870, um pacífico colono americano mata o culpado por assassinar sua família, o que desperta a fúria do líder de uma famosa gangue local. Os covardes moradores da cidade traem sua confiança e delatam sua localização e plano para o bandido. Sozinho, ele é forçado a caçar a gangue com as próprias mãos. Tem todos os requisitos que um filme de faroeste necessita, e ainda se destaca pelo primor de sua estética e pelo roteiro simples, que não deixa de ser perspicaz. Saiba+

05- "A Balada de Buster Scruggs" (The Ballad Of Buster Scruggs - 2018) EUA
Uma antologia de faroeste em seis partes, uma série de histórias sobre o Velho Oeste americano contadas na incomparável voz dos cineastas Joel e Ethan Coen. Cada capítulo conta uma história distinta e independente. Saiba+

04- "Os Irmãos Sister" (The Sisters Brothers - 2018) EUA
Eli e Charlie são dois pistoleiros que recebem uma missão complicada: capturar e eliminar Hermann Kermit Warm, um explorador de minas de ouro. Os assassinos perseguem o explorador através do deserto do Oregon, no entanto, Eli começa a ter uma crise de consciência sobre a carreira que leva. Para se salvar, Hermann pode se aproveitar dessa fraqueza momentânea e oferecer um acordo melhor para os irmãos. Saiba+

03- "Oeste Sem Lei (Slow West - 2015) UK/Nova Zelândia
No século XIX o jovem Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) cruza os Estados Unidos em busca de sua amada, que fugiu para terras distantes após ser acusada de cometer um crime. Nesta imprevisível jornada ele conta com a companhia de Silas Selleck (Michael Fassbender), um misterioso caubói. Um filme de faroeste atípico, começando pela sua beleza, a locação verdejante é extremamente linda, apesar da história se passar na América, tudo foi gravado na Nova Zelândia. A narrativa segue de forma lenta e a ação vem aos poucos, além do tom poético que permeia toda a trama. Saiba+

02- "Aferim!" (2015) Romênia
Na Romênia do século 19, um policial é contratado para encontrar um cigano fugitivo. Transformando a busca em aventura, o filme retrata a escravidão cigana que existiu no país por seis séculos.  Um filme histórico que retrata com um humor ácido e particular a origem do racismo contra os ciganos. Somos transportados para o início do século XIX, na região sul da Romênia, Valáquia, 42 anos antes da independência. Saiba+

01- "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford - 2007) EUA
Carismático e imprevisível, Jesse James (Brad Pitt) foi o mais notório fora-da-lei da América. Ele planejava mais um de seus grandes assaltos quando soube que seus inimigos, ávidos por glória e fortuna, haviam se lançado numa corrida em sua captura. James declara guerra a todos eles. No entanto não poderia imaginar que a maior ameaça à sua vida viria de um dos homens em que mais confiava.

6 comentários:

  1. Gosto bastante do gênero. Alguns estão na minha lista para conferir. Citarei os que eu já vi.

    A Qualquer Custo é um ótimo drama que vai além da trama policial. O destaque principal é o policial veterano vivido por Jeff Bridges.

    Terra Selvagem foi um dos melhores filme de 2017. Ótima história e belíssima locações.

    A Salvação é uma versão diferente da clássica história de vingança, com personagens incomuns e Jeffrey Dean Morgan em uma prévia do Negan que interpretaria em "The Walking Dead".

    A Caminho do Oeste é um faroeste bem diferente no estilo. O destaque é o violento tiroteio final.

    O Assassinato de Jesse James é um western muito mais voltado para o psicológico do que para ação. Grandes atuações de Brad Pitt, Casey Affleck e Sam Rockwell.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos da lista são ótimas pedidas para quem curte faroeste, assisti o dos irmãos Coen "A Balada de Buster Scruggs" recentemente e amei, tá na Netflix, e que filme legal!! Agora tô na espera do "The Sisters Brothers" com o Joaquin Phoenix, li o livro e fiquei fascinada, acredito que será ótimo também.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim, e El Topo, clássicos do sobrenaturisamo western, nem sei se esse termo existe, mas são fodas! Alguns da sua lista, outros coincidentemente figuraram na lista do JOvem Nerd e ja coloquei na minha lista!

      Excluir
    2. El Topo tá na minha lista há anos, faroeste das antigas não conheço muito, comecei a gostar do gênero mais recentemente, me agrada essas novas roupagens.

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.