quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Benzinho

"Benzinho" (2018) dirigido por Gustavo Pizzi (Riscado - 2010) é um ótimo filme que retrata de maneira emocionante e verdadeira os dramas de uma família de classe média brasileira, desde os obstáculos econômicos, as brigas, o cansaço, mas também os laços, o companheirismo e o amor, principalmente, o da mãe, vivido brilhantemente por Karine Teles, da qual possui uma força imensa e se entrega com muito naturalismo. O fato de ser um filme feito praticamente em família, já que Gustavo Pizzi é ex-marido de Karine e seus filhos gêmeos estarem em cena, além do sobrinho de Karine é algo que cria realmente uma atmosfera familiar.
O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), lidar com as instabilidades do marido e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.
Fernando (Konstantinos Sarris), o filho mais velho de Irene é convidado para estudar e jogar handebol na Alemanha, a notícia pega de surpresa a família, Klaus (Otávio Müller), o pai, fica muito contente e é ele que corre atrás da papelada, enquanto Irene mergulha nos problemas cotidianos e financeiros para ignorar esse fato. Seus sentimentos em relação a partida do filho são conflituosos e o seu psicológico fica abalado, o medo de que seu filho nunca mais retorne para casa a impede que sinta alegria da conquista dele, Fernando tem pouco tempo para arrumar as coisas e partir, só que Irene não quer pensar sobre e sempre que a conversa vem à tona se assusta com a data da partida e diz que não a avisaram que seria tão cedo. Irene é uma mãezona, se dedica de corpo e alma aos seus quatro filhos, ela sabe que mais cedo ou mais tarde eles irão alçar voo, mas quando acontece mesmo algo a trava para não refletir e não sofrer. Muito zelosa, ela também abre as portas para sua irmã, que sofre com a inconstância de comportamento do seu marido, todos a recebem de braços abertos e ela também acaba sendo um suporte para Irene, a relação de amizade e cumplicidade das duas é muito bonita, essa grande família possui um vínculo forte de afeto. 

Acompanhamos toda a trajetória emocional desta mulher, seus conflitos internos e externos, sua gana de vida, sempre se virando para conseguir um extra, sua felicidade em se formar no ensino médio e conseguir driblar os problemas cotidianos e cuidar dos filhos. 
É um filme que é muito próximo da realidade, o jeito da família, da convivência e até os problemas corriqueiros, como o adiamento para consertar uma torneira ou uma porta emperrada, dos sonhos em poder ter uma casa melhor, de encontrar meios de ganhar dinheiro por conta própria, seja vendendo marmita, jogos de lençol, etc. O marido de Irene é muito sonhador e vive a planejar um futuro que para ela parece bem distante, ele deseja vender uma casa que eles tem na praia para comprar um ponto e fazer um restaurante que acredita que vai ser sucesso, mas a realidade acaba sempre batendo a sua porta e adiando todos os seus propósitos.

"Benzinho" é um filme sensível e emocional ao colocar o medo que uma mãe sente em ver seu filho ir embora de casa, olhá-lo crescido e admitir que chegou o momento da separação, ela só realmente se dá conta de tudo quando Fernando entra no ônibus, em meio a tantos sentimentos ela chora e sorri e percebe no desfile cívico em que seu filho do meio, Rodrigo, está tocando, que ele será o próximo. 
É um filme que faz um retrato sincero e bonito de uma família bem brasileira, repleta de problemas, mas com muito afeto um pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.