quinta-feira, 4 de julho de 2019

Mal Nosso

"Mal Nosso" (2017) escrito, produzido e dirigido por Samuel Galli é um filme de terror brasileiro muito bem realizado, tem um roteiro instigante com reviravoltas inteligentes, referências deliciosas e uma trilha sonora impecável, com certeza uma baita opção para quem adora o gênero, não deixa nada a desejar a produções americanas, inclusive sendo melhor que algumas que passeiam pelos temas de exorcismo/sobrenatural. Também conta com a mágica mão de Rodrigo Aragão para todo o trabalho de maquiagem.
Arthur (Ademir Esteves) é um pai zeloso, preocupado com sua filha única (Luara Pepita), prestes a entrar na faculdade. Ele esconde um segredo desde sua juventude sobre algo que pode ser prejudicial ao futuro da jovem, e para isso contrata os serviços de um serial killer (Ricardo Casella) na deep web. Após fazer um acordo com o assassino, Arthur abre as portas para uma jornada mortal envolvendo psicopatas, maldições e demônios.
Somos absorvidos por uma atmosfera sinistra, a história é ambientada nas profundezas de São Paulo e acompanhamos Arthur, um homem preocupado com sua filha e que está atrás de um assassino em série na deep web, ele então contrata Charles e marcam um encontro. Esse início trabalha com elementos violentos e impactantes, todo o desenrolar caminha lentamente a fim de explorar alguns subgêneros e surpreende pela sua mescla interessante e inventiva. O gore se faz presente e as cenas de violência explícita acabam deixando o filme com um tom sério, a estética é outra aliada e preenche a atmosfera enigmática e cada vez mais perturbadora, o único porém são algumas atuações, mas não diminui a obra e termina não importando tanto. Por volta dos 40 minutos é que adentramos na história de fato e conhecemos os porquês de Arthur ter contratado Charles, depois do cumprimento do acordo Charles abre a terceira pasta que estava fechada no pen drive deixado por Arthur, lá ele encontra um vídeo em que Arthur conta uma história sobre ter relação com o mundo dos espíritos desde garoto e que de algum modo foi avisado que um demônio chegaria e que sua filha seria possuída. Passeamos pelo passado de Arthur e observamos todo o medo que sentia quando as aparições ocorriam, demorou a entender que ele podia ajudar as almas boas, as conversas que aconteciam em seus sonhos com um palhaço é o que o auxiliaram nessa jornada, e é incrível como tudo se conecta ao final de forma criativa.  

O lado sobrenatural do filme é maravilhoso, mexe com nossa imaginação e surpreende pela estética e composição, são tomadas sinistras, destaque para a cena de Arthur jovem na banheira, as aparições do demônio, que confere um estilo mais à moda antiga e sem dúvidas um dos pontos a se elogiar e, claro, a do exorcismo que desencadeia uma sensação aflitiva. A trilha sonora composta por Guilherme Garbato e Gustavo Garbato é imersiva e coroa de forma esplêndida, e sem deixar de dizer que a mescla de drama, thriller psicológico, terror sobrenatural e o flerte com o slasher traz novos ares para o clássico terror, a história tem uma narrativa diferente e conquista por costurar a trama perfeitamente e entregar um ápice sensacional.

"Mal Nosso" é um filme completamente independente, feito com recursos próprios, gravado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o longa percorreu por mais de 30 festivais no exterior e conquistou a crítica, um feito e tanto para um filme de terror independente nacional, já no Brasil a coisa é mais devagar e a divulgação ficou por conta dos serviços de streaming, aliás, dia 08 de julho estará na Netflix. Valorize o cinema nacional e ainda mais o de gênero!

6 comentários:

  1. Oi Marilia. Já faz um bom tempo que leio seu blog e sempre entro aqui para pegar alguma ideia de filme para ver. Gosto do jeito como você escreve. Fiquei feliz de saber que esse filme vai estrear na Netflix, não sabia e estava querendo ver. Gosto bastante de cinema nacional e também acho que temos que valorizá-lo. Até mais. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, fico grata por sempre estar visitando meu espaço, faço tudo com muito carinho, e volte para dizer o que achou tá. Beijo!

      Excluir
  2. Olá, Marilia,

    Cheguei aqui por um acaso, mas gostei das obras resenhadas e dos textos! Este filme parece mesmo muito interessante (e olha que nem gosto desse gênero, rsrs). Também acho importante que a gente conheça e valorize os trabalhos dos nossos compatriotas.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marly, obrigada pela visita <3
      O cinema nacional está maravilhoso, o gênero terror vem crescendo bastante e é de se admirar, Mal Nosso é uma produção totalmente independente.

      Excluir
  3. Ola, alguém me diz a música que toca quando o serial killer mata aquele casal de namoradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu também queria saber, até perguntei para o próprio diretor, mas ele não me disse, tem uma pegada a la David Bowie que olha me intrigou, a trilha é dos irmãos Gustavo e Guilherme Garbato. A única música que descobri foi a da banda finlandesa "The 69 Eyes" - Stolen Season.

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.