terça-feira, 2 de julho de 2019

Por Trás das Nuvens (Achter de Wolken)

"Por Trás das Nuvens" (2016) dirigido por Cecilia Verheyden é um filme apaixonante que retrata o amor na maturidade, as descobertas, as indecisões, os tabus e as delícias, o romance na velhice é um assunto pouco explorado no cinema e este ganha força pela abordagem aberta e sincera.
Emma (Chris Lomme), após a morte do marido, continua sua vida com a filha e a neta. Logo reencontra um amor antigo, o escritor Gerard (Jo De Meyere), de quem não tinha notícias há 50 anos e volta a se apaixonar. Ela tem que enfrentar a aceitação da filha e da neta, e até dela mesma, se deve ou não, amar novamente.
Acompanhamos Emma, uma senhora que acabara de perder o marido, ela tem a companhia da filha e da neta adolescente, já no velório se depara com um antigo conhecido, o escritor Gerard, passa-se os dias e recebe uma mensagem via Facebook, ele a quer ver, Emma fica um pouco ansiosa, mas termina aceitando. O reencontro não é fácil, eles não se veem há pelo menos 50 anos, porém a chama da paixão continua acesa e agora libertos podem usufruir desse desejo. Surge uma gama confusa de sentimentos em Emma, as incertezas por conta da idade e de se deixar levar pelo amor a essa altura da vida, o que para sua filha seria um absurdo por causa de ter sido recente a morte do pai e por não ver a mãe como uma mulher que tem desejos e que merece ser feliz, mas ela não tem moral para ditar qualquer regra, já que sua vida amorosa segue por um caminho triste e incerto, já a neta se assusta no início, porém segue sendo carinhosa ajudando e trocando ideias maravilhosas com Emma.
O filme toca em assuntos interessantes e aborda pontos de vista abertos, mostra os julgamentos, seja os próprios ou dos outros, ao longo viajamos pela história de Emma, o que Gerard significou e significa para ela, a amizade deles na juventude e sua escolha pelo casamento com outro na época. São camadas fluidas e sinceras de se acompanhar, toda a trajetória da aceitação de seu sentimento por Gerard e de encarar a filha e dizer que tem a chance de amar e ser amada.

Chris Lomme como Emma é esplêndida, tem uma presença fascinante e dá credibilidade, quando começa a se encontrar com Gerard, interpretado por Jo De Meyere, também ótimo em cena, garante sensibilidade e bom humor em suas descobertas como casal. É uma história simples, um romance repleto de problemas e incertezas, e assim o amor é em qualquer fase, o interessante é poder compreender que sempre há tempo para o desejo e não importa a idade, pode ser um pouco mais confuso e desconfortável, mas isso não quer dizer que seja tão diferente de quando se é jovem.

"Por Trás das Nuvens" é um ótimo romance para quem quer sair da zona de clichês e histórias juvenis, todo o processo que Emma passa para entender o que sente e resolver deixar-se levar é bonito e encorajador, além que o filme possui cenas que quebram tabus.

2 comentários:

  1. não é um tema muito explorado mesmo, mas parece que o filme consegue abordá-lo bem. é um achado mesmo, ainda mais por ser um filme belga! que eu me lembre só assisti a dois filmes desse pais: rosetta (1999) e JCVD.

    ResponderExcluir
  2. A sinopse é bem interessante ao retratar um recomeço de vida.

    Não conhecia este filme.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.