sexta-feira, 8 de novembro de 2019

20 Filmes de Sobrevivência (20 Survival Movies)

Segue uma lista com intensos e impressionantes filmes com o tema sobrevivência. Deserto, mar, gelo, floresta, espaço, apocalipse, guerras e situações-limite que fazem o ser humano se desafiar e tentar vencer as extremas dificuldades. Confira:

20- "No Deserto" (Al Desierto - 2017) Argentina
Cobertos de poeira, encurralados pela sede, vestidos com suas melhores roupas, Julia e Armando atravessam o deserto da Patagônia. Caçam, fazem fogo e dormem sob o céu aberto. Lentamente, o cativeiro ao ar livre foi transformado em um teste de sobrevivência. Por que esta vida inesperada seria menos desejável do que dias atrás, quando Julia estava trabalhando como garçonete no cassino de uma cidade do petróleo?

19- "Caminho da Liberdade" (The Way Back - 2010) EUA
Um grupo de fugitivos de um campo de concentração na Sibéria durante a 2ª Guerra Mundial planeja chegar até a Índia. Em 1940, pegos pelo regime stalinista, sete prisioneiros aproveitam-se da nevasca para fugir de Gulag Soviético. A liberdade desses homens tem um preço: eles têm poucas chances de chegarem a um lugar seguro sem serem pegos novamente e correm risco de morte.

18- "Kursk" (2018) França/Bélgica
Baseado em fatos reais. A tragédia do Kursk, o submarino nuclear russo que naufragou em 12 de Agosto de 2000. Os tripulantes precisam sobreviver às águas geladas do Mar de Barents enquanto esperam por um resgate que pode não chegar por causa do descaso das autoridades.

17- "Styx" (2018) Alemanha
A transformação de uma forte mulher em seu belo mundo durante uma viagem de vela. Quando se torna a única pessoa a vir em auxílio de um grupo de refugiados naufragados no alto mar, ela vê os limites de sua importância e da empatia de seu ambiente cultural. Ela é deixada escorregar impotente de um pesadelo para o outro, e no final é forçada a reconhecer que não há maneira de combater as crueldades da vida real. Só o acaso pode salvá-la.

16- "O Túnel" (Teo-neol - 2016) Coreia do Sul


Jung-su dirige para casa. No caminho, algo inacreditável acontece: um túnel despenca, deixando-o preso entre os escombros. O episódio gera um frenesi na mídia local e um repórter consegue fazer uma entrevista com Jung-su por celular. Em poucos dias uma série de erros primários no resgate colocam-no em uma situação ainda mais complicada, deixando-o sem comida, sem água e incomunicável. Os dias passam, as buscas não progridem e todos começam a perder as esperanças, enquanto sua família é forçada a tomar uma difícil decisão, sem saber se Jung-su está vivo ou morto.

15- "Trapped" (2017) Índia
Shaurya se apaixona por uma colega de trabalho, mas o problema é que depois de se envolverem Shaurya fica sabendo que Noorie está com um casamento arranjado. Ele, que mora em um pequeno apartamento com mais quatro amigos, precisa encontrar outro lugar para viver, pois em 24 horas terá a chance de cancelar o contrato de casamento dela. Shaurya não consegue achar nenhum lugar pra alugar até que de repente um homem desconhecido oferece a ele um apartamento acima do vigésimo andar em um prédio que foi embargado durante a construção e está em alguma disputa judicial. Numa sequência de azar Shaurya fica preso no apartamento sem água, eletricidade e comunicação, travando uma angustiante batalha pela vida.

14- "Selva" (Jungle - 2017) Austrália/Colômbia
Baseado em fatos reais, "Jungle" conta a história do mochileiro israelense Yossi Ghinsberg (Daniel Radcliffe) que, acompanhado de dois amigos, viaja até a cidade de La Paz na Bolívia para o que seria uma aventura inesquecível. Guiados pelos caminhos desconhecidos da Amazônia por um austríaco que mora no local há anos, os amigos embarcam numa viagem pela selva que se transforma em um pesadelo de onde nem todos voltarão com vida. O filme exibe momentos de muita tensão e o cansaço do personagem transpassa a tela, uma ótima e crível interpretação de Radcliffe que em todos os instantes captura nossa atenção, seja na ansiedade e impulsividade de querer adentrar a Amazônia, no receio quando percebe que as coisas não saíram como previsto e depois abandonado na selva buscando sobreviver e manter a mente sã. A entrega do ator se deu através do físico também, a fragilidade humana perante à natureza é impressionante. Saiba+

13- "Geração Roubada" (Rabbit-Proof Fence - 2002) Austrália
Molly Craig (Everlyn Sampi) é uma jovem australiana de 14 anos que, em 1931, ao lado de sua irmã Daisy (Tianna Sansbury), de 10 anos, e sua prima Gracie (Laura Monaghan), de 8 anos, foge de um campo do governo britânico da Austrália, criado para treinar mulheres aborígenes para serem empregadas domésticas. Molly guia as meninas por quase três mil quilômetros através do interior do país, em busca da cerca que o divide e que a permitiria voltar para sua aldeia de origem, de onde foram tiradas dos braços de suas mães. Na jornada elas são perseguidas pelos homens do terrível governador A. O. Neville (Kenneth Branagh), o qual não admite que as meninas não estejam de acordo com o ditado pela sabedoria branca e cristã.

12- "A Tartaruga Vermelha" (La Tortue Rouge - 2016) Bélgica/França/Japão
Após sobreviver a um naufrágio, um homem se vê em uma ilha completamente deserta. Lá ele consegue se manter, através da pesca, e tenta construir uma jangada que lhe permita deixar o local. Só que, sempre que ele parte com a embarcação, ela é destruída por um ser misterioso. Logo ele descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

11- "River" (2015) Canadá/EUA
Em Laos, um médico voluntário americano torna-se fugitivo depois de ajudar uma jovem  brutalmente atacada. Quando o corpo do agressor aparece à beira do Rio Mekong, as coisas rapidamente ganham proporções inesperadas.

10- "Náufrago" (Cast Away - 2000) EUA
Chuck Noland (Tom Hanks) - um engenheiro de sistemas da FedEx obcecado pela extrema pontualidade - tem sua vida abruptamente mudada quando um acidente de avião o leva a uma ilha remota e isolada. Enquanto luta para sobreviver, ele descobre que sua jornada pessoal está apenas começando. Clássico absoluto! Wilsonnnn.

09- "A Luz no Fim do Mundo" (Light of My Life - 2019) EUA
Em uma realidade pós-apocalíptica, onde quase toda a população feminina foi devastada, um pai (Casey Affleck) precisa proteger sua filha (Anna Pniowsky) do caos que se espalhou pela sociedade. Ela é a única menina sobrevivente de que se tem notícia e, mesmo dez anos após a pandemia que tirou a vida de todas as mulheres, incluindo sua mãe (Elisabeth Moss), Rag e seu pai ainda precisam lutar diariamente por sobrevivência.

08- "Compra-me um Revólver" (Cómprame un Revolver - 2018) México
Em um México atemporal onde as mulheres estão desaparecendo, uma garota chamada Huck usa uma máscara para esconder seu gênero. Ela ajuda seu pai, um viciado atormentado, a cuidar de um campo de beisebol abandonado, onde os narcotraficantes se reúnem para brincar. O pai tenta protegê-la como ele pode. Com a ajuda de seus amigos, um grupo de garotos perdidos que têm a habilidade de se camuflar no deserto ventoso, Huck tem que lutar para superar sua realidade e derrotar o chefe da máfia local.

07- "Matança Necessária" (Essential Killing - 2010) França/Polônia/Hungria/Irlanda
Um guerreiro afegão é capturado, interrogado, torturado e transportado para uma destinação desconhecida na Europa, numa imensa paisagem coberta de neve. Aproveitando-se de um acidente, escapa e se vê livre, mas perdido num ambiente hostil. Inicia-se uma perseguição com helicópteros, soldados e cães pela floresta. Sem água ou comida, ele enfrenta uma árdua jornada para sobreviver e permanecer livre. Mostra a luta de um homem pela sobrevivência em seu estado mais animal. O personagem de Vincent Gallo não solta uma palavra, mas sabemos que é um afegão chamado Mohammed. Capturado pelo exército dos EUA é torturado e interrogado e depois é conduzido para a prisão. Na viagem acontece um acidente com o comboio, um deles capota e Mohammed consegue fugir. Depois disso começa o martírio em que Mohammed luta para não ser recapturado, além de tentar encontrar algo para comer a fim de manter-se vivo. Saiba+

06- "Arctic" (2019) Islândia
Um homem fica perdido no Ártico e está prestes a ser socorrido. Contudo, um acidente trágico faz com que ele perca sua aguardada oportunidade de resgate. É aí que ele precisa decidir entre ficar relativamente seguro em seu acampamento ou seguir numa jornada incerta para escapar.

05- "Utoya - 22 de Julho" (Utoya 22. Juli - 2018) Noruega
No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne), doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta. É um excelente trabalho em que a veracidade dos acontecimentos machuca o espectador, o desespero domina a cada som de tiro juntamente com o semblante apavorado dos jovens. Saiba+

04- "Sibéria, Meu Amor" (Sibir, Monamour - 2011) Rússia
Monamour é um vilarejo isolado em meio à floresta boreal da Sibéria. O lugar é cercado por cães selvagens que devoram quem ousa se aproximar. É lá onde moram o menino Leshka e seu avô, Ivan. Leshka toma um dos cães como seu melhor amigo e vive na esperança de que seu pai retorne, depois de dois anos de ausência. De tempos em tempos, seu tio Yuri traz comida e suprimentos para lá. Mas este é atacado pelos cães e desaparece, e Leshka e Ivan se veem isolados do mundo. Ao ver o avô atirar no seu cachorro, o menino foge e cai num poço. Agora,o avô precisa achar ajuda.

03- "Jîn" (2013) Turquia
No sopé dos territórios curdos da Turquia, Jin (Deniz Hasgüler), uma jovem rebelde de 17 anos, foge de seu grupo de guerrilha para tentar voltar à sua família e à vida normal. Se escondendo de seus companheiros, a quem ela é agora uma traidora, e o exército turco, que a vê como uma terrorista, Jin, uma espécie de Chapeuzinho Vermelho, se refugia com os animais da floresta, que estão lutando a sua própria maneira na brutalidade da guerra. Andando sozinha pelas montanhas e pela floresta o caminho se mostra cruel, as explosões de bombas são constantes e as perseguições incansáveis. Saiba+

02- "High Life" (2018) UK/França/Alemanha/Polônia
Um grupo de criminosos aceita um acordo para trocar suas penas pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas, mas a viagem toma rumos inesperados quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave. Acompanhamos Monte (Robert Pattinson), sozinho em uma nave espacial rodeado apenas por uma desolação assustadora e um silêncio profundo, ele cuida de sua bebê, Willow, enquanto mantém uma rotina para dominar o desespero, a narrativa inicial intriga com seus mistérios e aos poucos a história vai se descortinando, a linha do tempo se quebra a todo instante para que compreendamos os motivos de Monte estar solitário na nave. A tripulação desta nave, todos condenados à pena de morte, tiveram a escolha de poder participar de uma experiência espacial cuja missão era encontrar o buraco negro mais próximo da Terra, na esperança de obterem liberdade se deparam com um imenso vazio cruel e bizarro. Saiba+

01- "Para Sama" (For Sama - 2019) UK/Síria 
Uma mulher jovem luta contra a guerra com amor e maternidade, ao longo de cinco anos na Síria. Uma jornada íntima e épica para a experiência feminina da guerra. Uma carta de amor de uma jovem mãe para sua filha, o filme conta a história da vida de Waad al-Kateab através de cinco anos da revolta em Aleppo, como ela se apaixona, se casa e dá à luz Sama, enquanto o cataclísmico conflito se ergue em volta dela.

2 comentários:

  1. “Caminho da Liberdade” é um ótimo filme do grande diretor australiano Peter Weir. É uma pena que Weir que tenha aparentemente se aposentado após este trabalho.

    “Kursk” vi e postei faz poucos dias. Um filme doloroso sobre como os governantes podem ser cruéis.

    “O Túnel” não colocaria entre os melhores filmes sul-coreanos. Mas mesmo assim é uma história forte de superação.

    “Na Selva” gosto de filmes em florestas, com sequências ao ar livre. Este filme ganha pontos por ser uma história real. É mais um bom filme do diretor australiano Greg MacLean.

    “Náufrago” é quase um clássico. A direção de Zemeckis e a atuação de Tom Hanks conseguem segurar a atenção do espectador de uma forma surpreendente.

    “Artict” eu vi tb faz poucos dias e logo postarei no blog.

    “22 de Julho” é sensacional na primeira tarde. Na segunda se torna doloroso e sinistro, muito pela atuação do ótimo Anders Danielsen Lee.

    Bom final de semana pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Utoya que me refiro no post é o norueguês do diretor Erik Poppe. Não é o da Netflix! Esse foca no desespero pela sobrevivência dos jovens.

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.