segunda-feira, 31 de julho de 2017

Gatos em 17 Filmes

Segue uma lista especial para cinéfilos e cat lovers!!

17- Um Dia, Um Gato (Az Prijde Kocour - 1963) de Vojtech Jasny
Fantasia, beleza e imaginação em uma bela alegoria poética. Os moradores de um vilarejo assistem ao espetáculo de um mágico e seu gato, que usa óculos e, quando os tira, tem o poder de mudar a cor das pessoas à sua volta de acordo com o caráter delas. O fato assusta os adultos do lugar, que veem o animal como uma ameaça, mas, ao mesmo tempo, atrai todas as crianças da vila.

16- Harry, o Amigo de Tonto (Harry and Tonto - 1974) de Paul Mazursky
Após utilizar todos os meios legais Harry Combes (Art Carney), um professor aposentado com 70 anos, é forçado a deixar seu velho apartamento em Manhattan, que é demolido para dar lugar para um estacionamento. Harry sente muito isto, pois foi lá que, com sua falecida esposa, criou seus filhos e viveu toda sua vida. Acompanhado por Tonto, seu gato de estimação, ele inicia uma viagem após sentir que é um estorvo para sua enteada. Tenta viajar de avião, mas não embarca por causa de Tonto. Ao viajar de ônibus para Chicago tem de abandonar o veículo por causa do seu mascote, assim compra um carro. Harry acaba dando carona para Ginger (Melanie Mayron), uma jovem de 16 anos que acaba se envolvendo com Norman (Josh Mostel), o neto de Harry. Harry visita Jessie Stone (Geraldine Fitzgerald), uma antiga paixão que ele não vê há 50 anos e agora está internada em um asilo, por estar senil. Harry também para nas casas dos seus filhos, mas em cada visita sente um desapontamento maior que o outro. Ao chegar em Los Angeles ele fica desiludido com os amigos e a família, mas gradativamente descobre que cada novo dia é mais um começo do que um fim.

15- O Gato do Rabino (Le Chat du Rabbin - 2011) de Antoine Delesvaux e Joann Sfar
Na Argélia da década de 1920, o rabino Sfar (Maurice Bénichou) vive com sua filha Zlabya (Hafsia Herzi), além de um papagaio tagarela e um gato sem nome (François Morel), que devora o papagaio e começa a falar sem parar. Para não ficar longe de sua amada dona, o gato decide se converter ao judaísmo, e passa a compreender melhor os fundamentos da religião. Ao mesmo tempo, a chegada inesperada de um judeu russo à cidade obriga o Rabino e seu amigo, um líder islâmico (Fellag), a fazerem uma cruzada pela África, local marcado pelas mais diversas crenças religiosas, raças e línguas. Vários novos amigos - e inimigos - cruzam o caminho desta caravana.

14- Goliath (Goliath - 2008) de David Zellner
David detesta seus colegas de trabalho, está em meio à um divórcio e, ao mesmo tempo, está em busca do seu gato, Goliath, que fugiu de casa. Desesperado ele sai pela cidade colando cartazes com a foto do gato e procurando outros meios de encontrá-lo.


13- Paixão Felina (Miss Minoes/Undercover Kitty - 2001) de Vincent Bal
Minoe é uma jovem dotada de características felinas. Seu poder acaba ajudando um repórter a vencer a timidez. Juntos eles descobrem os mais insólitos segredos de uma cidade onde, aparentemente, nada acontece.

12- As Aventuras de Chatran (Koneko Monogatari - 1986) de Masanori Hata
Chatran, é um pequeno e irrequieto gato amarelo que vive com os irmãos, num rancho no norte do Japão. Numa tarde em que brincava com o cachorro Puski, foi se esconder numa caixa à beira de um rio e acabou sendo carregado pela correnteza. Aí tem início uma jornada com direito a quedas de água, ursos, cobras, chuvas, fome, abutres, buracos, guaxinins e raposas, enquanto Puski, vem correndo pela floresta à sua procura. O filme irá acompanhar o crescimento do bicho e as relações estabelecidas entre os seres vivos e a natureza, que tanto podem alternar a doçura e o companheirismo quanto a agressão.

11- O Reino dos Gatos (Neko no Ongaeshi - 2002) de Hiroyuki Morita
Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente.

10- The Cat (Goyangyi: Jookeumeul Boneun Doo Gaeui Noon - 2011) de Seung-wook Byeon
So-Yeon sofre de claustrofobia, devido a um incidente traumático que ocorreu a ela quando criança. Ela trabalha em um pet shop, um dia um gato chamado Bidanyi entra na loja, no dia seguinte, a proprietária do Bidanyi é encontrada morta em um elevador. So-Yeon, por solicitação do policial Joon-Suk, leva o gato para casa, pouco mais tarde, So-Yeon começa a ver um espírito de uma menina. Sua amiga depois de adotar um gato também é assombrada por um espírito, So-Yeon agora teme pela própria vida e por isso começa a investigar mais profundamente o que há por trás desses gatos amaldiçoados… Saiba+

09- Um Gato em Paris (Une Vie de Chat - 2010) de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Dino é um gato que divide sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma delegada de polícia. Durante à noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de joias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi, um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras. Saiba+

08- Virei um Gato (Nine Lives - 2016) de Barry Sonnenfeld
Um empresário (Kevin Spacey) sofre um acidente e fica preso no corpo do gato da família. Confrontado por seus erros passados, ele tentará se redimir com todos ao seu redor.

07- Dois Amantes e Um Gato (Pascha - 2013) de Sun-Kyeong Ahn
Gaeul, uma roteirista de 40 anos, vive com seus gatos e seu amante de 17 anos, Joseph. Isolados, eles mantêm o seu amor em segredo, numa relação em que são revelados aspectos não convencionais, ainda que familiares, do amor.

06- Eu Sou um Gato (Wagahai Wa Neko De Aru - 1975) de Kon Ichikawa
Um gato sem nome é testemunha das desventuras do seu dono, o Prof. Kushami. Arrogante, pedante, teimoso e orgulhoso, Kushami atrai problemas para si com suas atitudes, em especial quando se torna inimigo de uma família poderosa. Baseado em um dos maiores clássicos da literatura japonesa do escritor Natsume Soseki.

05- Um Gato de Rua Chamado Bob (A Street Cat Named Bob - 2016) de Roger Spottiswoode
Enquanto trabalhadores lotam as ruas de Covent Garden, em Londres, um simpático gatinho laranja chama a atenção da multidão. Com um vistoso lenço em volta do pescoço, Bob, como é chamado, vive com James Bowen (Luke Treadaway), que toca música pela cidade com seu violão surrado. Mais do que um companheiro de rua, Bob é protagonista da história de superação e da luta contra as drogas de seu dono. Saiba+

04- Kedi (Kedi - 2016) de Ceyda Torun
Kedi não é um documentário sobre gatos de casa ou os gatos vadios que você ocasionalmente vê no seu quintal. Kedi é um filme sobre milhares de gatos que percorreram a metrópole de Istambul livremente por milhares de anos, vagando dentro ou/e fora das vidas das pessoas, as impactando de formas única, um animal que vive entre o mundo da vida selvagem e o domesticado. Os gatos e seus gatinhos trazem alegria e propósito para aqueles que os escolhem, dando às pessoas uma oportunidade para refletir sobre a vida e seu lugar nele, especialmente em Istambul, onde os gatos são os espelhos para seus habitantes. Saiba+

03- Gatos Empoleirados (Chats Perchés - 2004) de Chris Marker
Intrigado com o sorridente gato amarelo que invadiu Paris depois de 11 de setembro, o legendário Chris Marker se pôs a investigar as misteriosas aparições do felino. Aqueles grafites, obras de um anônimo, seriam o seu ponto de partida para um filme que é um elogio à arte engajada e uma declaração de louvor à poesia - e aos gatos - da rua.

02- Felidae - O Gato Detetive (Felidae - 1994) de Michael Schaack
Um gato chamado Francis se muda com seu dono para um novo bairro, assim que põe a pata em sua nova casa ele é surpreendido pelo corpo morto de um outro gato, então Francis resolve dar uma de detetive e descobrir o que está por trás dos constantes assassinatos de Gatos daquela região.

01- Sete Vidas (2007) de Marcelo Spomberg e Zé Mucinho
"Sete Vidas" (2007), curta-metragem brasileiro de 19 minutos gira em torno de sete personagens que acreditam ser donas de um gato, um mesmo gato. São sete solitários, e certamente por seu isolamento social, cada um deles impõe ao felino suas frustrações, expectativas e manias. Por conta disso, dão-lhe nomes e tratamentos diversos. O gato é, na verdade, um escritor reencarnado, que narra, ele mesmo, sua nova condição. E, ao falar das vantagens de variar de dono, acaba por contar também um pouco do cotidiano de cada um deles: as verdadeiras "sete vidas" do título. Sua narrativa obriga também o bichano a tomar uma importante e difícil decisão: escolher a quem ele pertence afinal. Saiba+

4 comentários:

  1. Falar do Kevin Spacey significa falar de uma grande atuação garantida, ele se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador. O mesmo aconteceu com esta produção, Virei um gato para mim é um dos grandes filmes de Hollywood.

    ResponderExcluir
  2. Mais um pra lista:
    https://pitadacultdecinema.blogspot.com/2018/10/rent-cat-rentaneko.html
    <3

    ResponderExcluir
  3. Mais um pra lista ^^
    http://pitadacultdecinema.blogspot.com/2017/12/se-os-gatos-desaparecessem-do-mundo.html

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.