sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Perfume: A História de um Assassino (Perfume: The Story of a Murderer)

Poucas adaptações de livros para o cinema ficam realmente completas, mas essa é uma delas, talvez a melhor na minha opinião. É incrível como o filme conseguiu captar a história do livro, quando vi o filme era como se aquele ator (Ben Whishaw) fosse realmente o Grenouille que imaginei lendo o livro.
O inicio nos leva a uma Paris repugnante do século XVIII, é onde nosso personagem nasce, em meio ao lixo e excrementos, ele nasce com um dom, seu olfato é apuradíssimo, e o primeiro cheiro que sente é o da morte.
Ele passa a memorizar os odores, conseguia distinguir um cheiro a distância. Já adolescente vendido a um mercado como escravo, começa a trabalhar num curtume e logo é designado para trabalhar na cidade junto a seu senhorio e lá ele conhece um perfumista do qual ele fica maravilhado e onde sua estranha obsessão aponta. Esporadicamente ele ia se encontrar com o perfumista decadente, este fica atônito ao ver como Grenouille tinha habilidade em criar. Assim ele se torna aprendiz de Baldini (Dustin Hoffman) aperfeiçoando seu dom, ele deseja criar um aroma perfeito, um jamais criado, esse desejo cresce quando por acidente ele sufoca uma mulher, ele quer guardar para si aquele aroma, ele tinha essa necessidade. Muitas mulheres virgens foram mortas para saciar sua loucura, mas finalmente ele conseguiu realizar seu intento, mas seus atos foram descobertos e logo foi preso. Mas seu perfume será usado e algo muito surpreendente acontecerá...
"Perfume, a História de um Assassino" é com certeza um filme desconcertante, a escolha do ator foi incrível, pois ele passa as sensações apenas com seus gestos e olhares, um anti-herói cativante.
Com certeza não é um filme comercial, ele traz a originalidade de um serial killer nada convencional.


Só digo uma coisa: Excepcional.

Obs: Recomendo que leiam o livro de Patrick Süskind antes, pois assim poderá sentir realmente todos os detalhes do filme. É muito mais gostoso observar as cenas que a nossa imaginação produziu ao ler o Best- Seller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.