terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Uma Vida Iluminada (Everything Is Illuminated)

"Refleti muitas vezes sobre minha busca... ela me mostrou que tudo é iluminado pela luz do passado. Ela sempre está do nosso lado, do lado de dentro, olhando pra fora. Como você diz, do avesso."

Jonathan é um jovem judeu americano que vai até a Ucrânia, em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na segunda guerra mundial, junto com ele, vai Alex Perchov (Eugene Hultz, vocalista da banda Gogol Bordello), um tradutor que mais atrapalha do que ajuda, e o avô de Alex (Boris Leskin), um motorista mau humorado que sempre está ao lado de seu cachorro batizado de Sammy Davis Jr.
O drama tem pitadas de comédia e agrada pela mania que Jonathan tem de colecionar cada coisa que acha importante pra ele, um jeito de guardar as boas ou as más lembranças.
As características dos personagens nos encanta, Jonathan após perder sua avó, vê a foto antiga de seu avô com uma mulher ao lado, de algum modo ele quer reviver o período mais crítico da história e guardar para si aquele momento. Alex é obcecado por qualquer coisa relacionada a América e é um personagem bem cômico, seu avô é um homem amargurado, que no decorrer da história, acaba desenterrando seu passado. Todos extremamente muito bem interpretados, capazes de emocionar e tirar de nós vários sorrisos.
É uma beleza de encher os olhos, a Ucrânia tem paisagens lindas, e as cores vibrantes predominam naquele ambiente bucólico. De uma forma natural é mostrado o choque de culturas entre as pessoas, mas no fundo todos querem apenas uma coisa: sentir-se em paz consigo mesmo.
A viagem pela busca da mulher que salvou a vida do avô de Jonathan, revela segredos, recordações, o peso do Holocausto, e o mais importante, a amizade e o amor.

Baseado no livro de Jonathan Safran Foer, o filme foi adaptado pelo ator Liev Schreiber, em seu primeiro trabalho como cineasta. 
Um outro modo de viajar pelo holocausto sem ser convencional, é um filme cativante e de muita sensibilidade, de primeira vista causa estranheza, mas acaba nos conduzindo à uma história belíssima. É incrível como é simples e ao mesmo tempo complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.