quinta-feira, 11 de julho de 2019

O Mistério de Henri Pick (Le Mystère Henri Pick)

"O Mistério de Henri Pick" (2019) dirigido por Rémi Bezançon (Nosso Futuro - 2015) é um filme de mistério permeado por uma aura de comédia inteligente que envolve a autoria de um best-seller na linda paisagem da Bretanha. Protagonizado pelo excelente Fabrice Luchini, que adora esse universo literário, vide "Dentro da Casa" (2012), "Pedalando com Molière" (2013), "Gemma Bovary" (2014), acompanhamos uma história deliciosa que se desenrola com elegância e bom humor na medida exata, não há nada tão grandioso, mas surpreende pela bela união de literatura e cinema. 
Daphné Despero (Alice Isaaz) é uma ambiciosa editora em busca de novos romances para publicar. Um dia, enquanto visita seu pai, ela conhece uma livraria de manuscritos rejeitados. Lá, ela se encanta com uma história nunca antes publicada, escrita por um pizzaiolo bretão chamado Henri Pick. Admirada com o talento encontrado, ela começa a pesquisar sobre o autor e acaba descobrindo que ele faleceu há dois anos. Com o apoio da família de Pick, o manuscrito é publicado e imediatamente vira uma febre em toda a França, entrando para a lista de mais vendidos e gerando fascínio sobre a história do autor. Como parte da turnê de divulgação do livro, Daphné e a família de Pick são convidadas para ir ao programa de Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini), um crítico literário pedante e desagradável, que não hesita em questionar todos os pontos da história de Henri Pick. Convencido de que se trata de uma farsa, Jean-Michel inicia uma trajetória em busca da verdade sobre o mais novo best-seller francês.
Somos envolvidos rapidamente pela história que possui um ótimo tom de comédia e o mistério sempre é alimentado, nossa imaginação trabalha bastante e formulamos as possíveis possibilidades durante todo o desenrolar, Jean-Michel é um crítico literário presunçoso, possui um programa na TV em que na maioria das vezes deixa seu convidado desconfortável, ele é um chato arrogante, mas a composição o deixa engraçado e Fabrice Luchini é especialista neste tipo. Daphné é uma jovem que deseja o sucesso de sua editora, porém nunca encontra o livro certo, sabe que para isso é necessário muito mais que a história dentro do livro, Fred (Bastien Bouillon), seu marido, é escritor e sofre por não ter nenhuma reputação e espera que Jean-Michel leia o seu livro e faça uma crítica em seu programa, o que não acontece, Daphné parece não dar importância apesar de incentivá-lo, e o mistério começa mesmo quando ela vai visitar seu pai e lá se interessa por uma biblioteca de livros não publicados e encontra e se apaixona por um manuscrito, sem perder tempo o faz virar um sucesso e sua carreira enfim decola. O autor da obra, Henri Pick, é um pizzaiolo e faleceu há dois anos, a família desacredita que um homem tão comum escreveria algo tão profundo e tão pouco Jean-Michel crê nessa história, no seu programa cria uma cena com a esposa de Henri Pick e promete que irá desvendar e revelar a verdadeira autoria.

Jean-Michel fica obcecado e inicia uma investigação intensa e parte para a cidadezinha onde encontra a pequena e agora famosa biblioteca, tenta contato com a esposa de Henri Pick, mas quem lhe auxilia nessa empreitada é Joséphine (Camille Cottin), filha do pizzaiolo escritor, os dois vão em busca de pistas e cada vez mais Jean-Michel tem certeza que tudo não passa de uma farsa de Daphné. É divertido acompanhar os rompantes antipáticos de Jean-Michel e seus passeios de bicicleta pelo pitoresco local, as referências literárias pipocam nos diálogos e satisfaz muito o espectador que também ama literatura. 

"O Mistério de Henri Pick" é um agradável filme de mistério literário, sua boa dose de humor ajuda a acompanhar as diversas reviravoltas mirabolantes e não tem como não se encantar com o visual charmoso dos vilarejos à beira-mar, além de criticar o mercado editorial que está cada vez mais ansioso em busca de novos sucessos e que para aguçar a vontade de compra da população é capaz de criar meios questionáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.