quarta-feira, 17 de junho de 2020
16 Filmes com Protagonismo Negro - Para Refletir Sobre o Racismo
Segue uma lista com alguns filmes que discutem e refletem a discriminação racial, a desigualdade social, a violência e a batalha cotidiana pela luta da dignidade e pelos direitos humanos. São obras que nos ajudam a identificar o racismo e suas diversas facetas, a estrutura que reforça e perpetua o preconceito, a sua tamanha atrocidade e estupidez nos alertando para combatê-lo. Confira:
16- "Cara Gente Branca" (Dear White People - 2014)
Quatro estudantes negros entram numa universidade da Ivy League, onde um tumulto irrompe depois de uma festa temática "afro-americana" promovida por estudantes brancos. O filme explora a identidade racial na América pós-racial, enquanto tece uma história sobre as tentativas de fazer uma trajetória única no mundo.
15- "Um Deslize Perigoso" (Dope - 2015)
Malcolm (Shameik Moore) é um nerd que leva a vida em um bairro violento em Los Angeles enquanto se desdobra nas admissões das faculdades, entrevistas acadêmicas e provas de conhecimento. Malcom recebe um convite para ir em uma festa underground que o leva em uma aventura, permitindo que ele se transforme de nerd à narcótico, para, finalmente, ser ele mesmo. A linguagem moderna diz o essencial e desconstrói estereótipos. Comédia e crítica social se mescla agradavelmente. Saiba+
14- "O Ódio que Você Semeia" (The Hate U Give - 2018)
Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de dezesseis anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.
13- "Desculpe Te Incomodar" (Sorry to Bother You - 2018)
Um operador de telemarketing descobre uma chave mágica para alcançar o sucesso profissional, enquanto seus colegas ativistas são contra práticas trabalhistas injustas. Agora, ele terá que decidir de que lado está.
12- "Garotas" (Bande de Filles - 2014)
Marieme, 16, vive sua vida como uma sucessão de proibições. A censura exercida pelo bairro, a lei estabelecida pelos garotos, o beco sem saída da escola ... Mas seu encontro com um grupo de meninas que reivindicaram sua liberdade muda tudo. Ela abraça os códigos da rua, a violência e a amizade, para viver de fato sua juventude.
11- "O Último Homem Negro em San Francisco" (The Last Black Man in San Francisco - 2019)
Cansado de ser passado para trás e ignorado, Jimmie (Jimmie Fails) tem o sonho de recuperar a modesta casa vitoriana que seu avô construiu em San Francisco. Acompanhado por seu melhor amigo, ele inicia uma jornada para que consiga conquistar o que é seu de direito dentro de uma cidade que parece ter esquecido qualquer senso de empatia.
10- "Infiltrado na Klan" (BlacKkKlansman - 2018)
Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
09- "Roxanne, Roxanne" (2017)
A rapper de batalha mais temida no início dos anos 80 em Nova York era uma adolescente feroz de 14 anos que vivia em Queensbridge. Com o peso do mundo sobre seus ombros, Roxanne Shanté corria as ruas para sustentar sua família e percorrer o caminho de se tornar uma lenda do hip-hop.
08- "Luta por Justiça" (Just Mercy - 2019)
Em Luta por Justiça, Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um advogado recém-formado em Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa em escritórios renomados da costa leste americana para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte que jamais receberam assistência legal justa. Ao chegar lá, Bryan se depara com o caso de Walter McMillian (Jamie Foxx), um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região.
07- "Fruitvale Station" (2013)
Oscar Grant tem 22 anos, vive na Bay Area de San Francisco, ama seus amigos e é generoso com estranhos. Na manhã do dia 31 de dezembro de 2008, ele sente uma estranha tensão no ar ao acordar. Ele resolve passar o dia adiantando suas resoluções de ano novo: tornar-se um filho melhor, um namorado melhor e também um pai melhor para sua linda filha de 4 anos -- mas uma tragédia vai interromper seus planos.
06- "Última Parada - 174" (2008)
Rio de Janeiro, 1983. Marisa amamenta o pequeno Alessandro, em sua casa, na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro, filho único, vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Ele se torna de rua, e testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, na qual 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que acabam envolvidos no sequestro do ônibus 174.
05- "Dias Sem Fim" (All Day and a Night - 2020)
Um jovem (Ashton Sanders) passa seus primeiros dias na cadeia refletindo sobre os motivos, pistas e sinais que o levaram a ser um criminoso, desde sua vida adulta até os primórdios de sua juventude.
04- "Sonhos Imperiais" (Imperial Dreams - 2014)
Bambi quer publicar suas crônicas, como qualquer outro escritor iniciante. Mas, para realizar seu sonho, precisa voltar para Watts, Los Angeles, depois de uma prisão de 28 meses, para encontrar seu filho que está aos cuidados de sua avó viciada. Ao retornar, ele terá que lidar com um inesperado presente de boas-vindas: uma oferta de trabalho como traficante. Mesmo que esta seja a vida normal de Bambi, ele sabe que seu estilo de vida pode não durar muito tempo.
03- "Ponto Cego" (Blindspotting - 2018)
Em Oakland, Califórnia, o ex-presidiário Collin (Daveed Diggs) enfrenta os últimos dias de liberdade de condicional antes de acertar as suas contas com a justiça. Quando ele e o amigo Miles (Rafael Casal) presenciam uma troca de tiros envolvendo policiais, eles hesitam sobre a melhor coisa a fazer. O caso expõe as diferenças de pensamentos entre eles e revela os traumas sociais de cada um. Um filme de emoções pulsantes, interpretações fortíssimas e que retrata o racismo e situações incômodas que o negro passa em seu cotidiano, principalmente com relação aos policiais, a construção da narrativa é primorosa e mistura humor sarcástico juntamente a questões pesadas, a tensão acompanha por todo o desenrolar com o propósito de nos sentirmos na pele de Collin. Saiba+
02- "Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississippi" (Mudbound - 2017)
A tímida Laura (Carey Mulligan) acredita ter tirado a sorte grande quando encontra Henry McAllan (Jason Clarke), um homem um pouco bruto, mas interessado nela. Logo após o casamento, a família se muda para uma fazenda no chuvoso delta do Rio Mississipi. Enquanto Laura enfrenta dificuldades para se adaptar à vida rural, ela é confrontada com uma família negra, os Jackson, responsáveis por ajudar no trabalho pesado com o plantio e a colheita. Duas posições muito distintas se desenham na família: enquanto o pai idoso de Henry, Poppy McAllan (Jonathan Banks), luta para manter os privilégios dos brancos no terreno, o irmão de Henry, Jamie McAllan (Garrett Hedlund), desenvolve uma boa amizade com o filho dos caseiros, Ronsell Jackson (Jason Mitchell), pelo fato de ambos compartilharem traumas da guerra. Um violento conflito de etnias, gêneros e classes sociais marca a convivência entre os McAllan e os Jackson.
01- "Harriet" (2019)
A história de Harriet Tubman, ativista política que, durante a Guerra Civil americana, ajudou centenas de escravos a fugirem do sul dos Estados Unidos, logo depois dela mesma ter escapado, no ano de 1849. Suas ações contribuíram fortemente para que a história tomasse um novo direcionamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
quando vi post achei que você ia falar do M8 – Quando A Morte Socorre A Vida!
ResponderExcluirBoa lista.
Não conhecia esse filme, obrigada por mencioná-lo! <3
ExcluirA personagem histórica é fantástica, mas o filme é bem abaixo do que se poderia esperar. Muito hollywoodiano, com cenas que chegam a ser piegas.
ResponderExcluirUma pena! Mas vale o conhecimento dessa grande personagem histórica. Obrigada pela visita <3
Excluir"Queen & Slim" (2019) de Melina Matsoukas
ResponderExcluirEnquanto estão juntos em um primeiro encontro em Ohio, Queen (Jodie Turner-Smith) e Slim (Daniel Kaluuya), um casal negro, são detidos por uma pequena infração de trânsito. A situação se agrava, com resultados repentinos e trágicos, quando Slim mata o policial em legítima defesa. Aterrorizados e com medo da destruição de suas vidas pessoais e profissionais, são forçados a fugir. Mas o incidente é registrado em vídeo e viraliza na internet, e o casal involuntariamente se torna um símbolo de trauma, terror, pesar e dor para pessoas de todo o país.
Filmaço!