quinta-feira, 28 de março de 2019

Seu Filho (Tu Hijo)

"Seu Filho" (2018) dirigido por Miguel Ángel Vivas (La Casa de Papel - 2017) é um filme espanhol protagonizado pelo ótimo ator José Coronado e que prima por uma tensão em todo o seu desenrolar, o ritmo vagaroso só aumenta a angústia e é fator primordial para que o golpe final venha com toda a força possível. Levanta questões difíceis que causam mal-estar, a vingança do pai chega num ponto extremo e termina revelando a sua verdadeira natureza, que dispensa qualquer razão moral e ética, empatia e senso social.
Dr. Jaime Jiménez (José Coronado) é um cirurgião de prestígio, do qual salvar vidas faz parte de seu trabalho. Mas toda a sua estabilidade falha quando seu filho de 17 anos fica em coma profundo depois de receber uma surra selvagem nas proximidades de uma boate movimentada. Preenchido de raiva e dor, sem ser capaz de deixar ir suas emoções, ele vai procurar, investigando entre os amigos e na atmosfera noturna de Sevilha, os culpados de tal agressão brutal.
Jaime é um homem comum que preenche os seus dias trabalhando no hospital e passando as horas vagas correndo com seu filho Marcos (Pol Monen), claramente ele é seu orgulho e o afeto que possuem um pelo outro acaba cativando o espectador, mas fora isso a relação familiar é distante, a esposa pouco aparece em cena e poucos são os diálogos entre eles, com a filha também é a mesma distância, porém é uma família bem estabelecida e sem maiores problemas, quando Marcos aparece todo desfigurado no hospital Jaime perde o chão e só pensa em encontrar os culpados, obviamente recorrem ao auxílio da polícia e esperam que a justiça seja feita, mas como Jaime não obtêm respostas e se depara com burocracias irritantes começa a investigar por conta própria, e nossa atenção está toda voltada para a tristeza e revolta desse pai, aos poucos vai encontrando pistas e chegando cada vez mais perto de quem cometeu o espancamento deixando seu filho em estado vegetativo. A irmã de Marcos parece saber do que se trata, a namorada evita Jaime e ele fica perdido dentro dessa situação, com os nervos à flor da pele une as peças por si só e chega num dos envolvidos e acaba encontrando quem de fato o espancou. 
Seguimos com Jaime nessa jornada, ele vai tomando atitudes questionáveis e que bambeiam entre justiça, vingança e instinto de proteção distorcido, um emaranhado de pensamentos e sensações corroem acerca do que decide fazer, são camadas delicadas que a história propõe refletir e as exibe com muita excelência. É um choque pesado seu desfecho, mas que retrata perfeitamente o chamado "cidadão de bem".

O filme tem causado algumas polêmicas por conta das atitudes que o protagonista toma, principalmente em seu desfecho, já até o apontaram como sendo apologista, mas é justamente o contrário, é a representação perfeita do cidadão que se coloca acima por medo de pôr toda a sua vida em exposição e age com hipocrisia e egoísmo, para não admitir os erros do filho e os seus próprios prefere mascarar da pior maneira, e é o que vemos diariamente, discursos em prol da família e valores morais sendo exaltados, mas por trás disso quase sempre se esconde uma faceta frágil e perigosa. Se o filme conseguiu promover o desconforto e o asco então fez efeito, e essa é sua intenção, demonstrar o ser humano com todas as suas imperfeições juntamente com tomada de decisões erradas para que sua vida não seja violada. Um outro filme espanhol também disponível na Netflix que segue a mesma linha é "Quando os Anjos Dormem" (2018).

"Seu Filho" tem um ritmo cadenciado em seu suspense e a ação contém tons de noir e surpreende pela quebra de expectativas, uma história difícil de acompanhar, sobretudo quando o rumo das coisas se tensionam ainda mais e a linha que separa a justiça da vingança se misturam, além de que, se houve algum tipo de arrependimento não foi pelo que o filho cometeu, mas pelas consequências de suas impulsivas e desastrosas escolhas. 

Um comentário:

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.