quarta-feira, 26 de junho de 2019

After Life

"After Life" (2019) é uma série escrita, produzida, dirigida e protagonizada por um dos comediantes britânicos mais aclamados, Ricky Gervais (Derek - 2013), original da Netflix conta com seis episódios de aproximadamente 30 minutos e com simplicidade une temas densos, como o luto, o sofrimento e o mau humor com a comédia.
Tony (Ricky Gervais) tinha uma vida perfeita até à morte da sua mulher, Lisa. Depois de ponderar sobre o que havia de fazer com a sua vida a partir daquele momento, tendo até pensamentos suicidas, Tony decide que irá viver o suficiente para punir o mundo dizendo e fazendo o que bem entende dali para a frente.
A vida de Tony está completamente cinza e ele não consegue seguir em frente, desacreditado constantemente pensa em suicidar-se e dia após dia assiste os vídeos deixados pela sua esposa, uma espécie de manual para que ele continue vivendo bem, mas o que acontece é o contrário e Toni maltrata todos ao redor, não mais pensa para falar as coisas e tudo é tedioso e insuportável. Ele trabalha num pequeno jornal local junto de seu cunhado e mais três pessoas, todos à sua maneira solitários e preocupados com Tony. A decisão dele continuar vivo é por conta de sua cadela, presente que deu à Lisa no início da relação, conforme o desenrolar acompanhamos suas memórias e a depressão que o assola, para ele é difícil encarar as pessoas e não tem paciência para os conselhos ou tentativas para que se anime. Ele se isola e xinga tudo e todos, seu mau humor é terrível e sentir empatia por esse homem até demora, são os reflexos de sua verdadeira personalidade que por vezes aparece que faz com que nos afeiçoemos a ele.
A sua progressão é lenta e sutil, a trama é conduzida com delicadeza e cuidado, por mais que o humor negro permeie as ações o resultado emociona bastante, as lágrimas são inevitáveis a cada episódio. A série aborda temas difíceis com um ar leve e demonstra que não é de uma hora para outra que o sofrimento desaparece, o caminho é longo e aparenta não oferecer nada, mas é preciso muita paciência e os personagens a volta de Tony são excelentes nisso, como o cunhado que não desiste e a todo momento se dedica para que não faça nada por impulso, mas Tony não enxerga isso de início, e o pessoal do jornal também termina sendo seus aliados nessa jornada, Tony vai percebendo que sair ofendendo a torto e a direito não é a solução, assim como ele todos possuem suas dores.

Tony chega ao fundo do poço e ele acredita que não tem mais a nada a perder e por não ter coragem para se matar decide que agirá sem se importar, ele comete coisas absurdas, humilha e briga, piadas de mal gosto não faltam, ele ainda frequenta um psicólogo que não esconde também os seus problemas e visita seu pai no asilo durante algum tempinho, lá não titubeia em falar bobagens e perder a paciência, seja com o pai senil ou com a enfermeira. E mais complicado vai ficando, Tony decide consumir drogas junto do entregador de jornais, um adicto que sofre muito também pela perda da companheira.  

"After Life" possui momentos bem tristes e que geram reflexões potentes de nossa própria vida, sobre o como a enxergamos e o como lidamos com a dor que nos aflige, a capacidade de ver o quanto temos de bom é pequena, pois a tendência é sempre pender para o lado negativo e aí desprezamos qualquer oportunidade de alegria e mudança. Dissertar sobre essas questões pode parecer clichê, então é preciso assisti-la para compreender toda a mescla interessante de sentimentos, pois a sua abordagem eleva a importância e o significado dessas reflexões e a experiência termina sendo encantadora e emocionante.

Um comentário:

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.