sexta-feira, 14 de junho de 2019

Filmes de Zumbi (Zombie Movies)

Segue um apanhado de filmes que abordam de formas variadas a temática zumbi, são filmes mais recentes e que se destacam pela originalidade do universo criado em seus mais diversos gêneros. 

"Tumba Aberta" (Open Grave - 2013) EUA
John (Sharlto Copley) acorda em um vala, cercado por cadáveres, no meio da natureza. Ele não tem a menor ideia de como foi parar naquele local. John é acolhido por um grupo de estranhos, mas fica em dúvida: Quem matou todas aquelas pessoas? Seria ele mesmo um dos assassinos?

"Escondidos" (Hidden - 2015) EUA
Trezentos e um dias após a explosão que mudou o mundo, Ray e sua família sobrevivem em um abrigo e esperam que, eventualmente, tudo volte ao normal. Mas algo desconhecido e perigoso se aproxima e a melhor opção é permanecerem escondidos.

"Fido - O Mascote" (Fido - 2006) Canadá
Há muitos anos a Terra passou por uma nuvem de poeira espacial, o que fez com que os mortos retornassem com uma insaciável fome por carne humana. A situação é alarmante em todo o planeta, até ser inventada pela ZomCon uma coleira que faz com que os zumbis se tornem dóceis. Graças a esta invenção os zumbis puderam ser jardineiros, leiteiros e até mesmo animais de estimação. A ZomCon quer que todos acreditem que os zumbis estão sob controle, mas Timmy Robinson (K'Sun Ray) não acredita nisto. Desconfiado e isolado, Timmy fica tanto tempo em seu quarto que até seus pais se esquecem dele. Quando sua mãe (Carrie-Anne Moss) compra um zumbi para ajudá-la em casa ele logo passa a vê-lo com desconfiança. Mas, após o zumbi salvá-lo dos garotos que sempre o perseguiam, nasce uma amizade entre eles e Timmy passa a chamá-lo de Fido (Billy Connolly).

"Melanie - A Última Esperança" (The Girl with All the Gifts - 2016) EUA/UK


Em um futuro distópico, algumas crianças são mantidas como reféns por um cientista em busca da cura para uma doença que infestou todo o planeta. Melanie (Sennia Nanua), uma garotinha com dons muito especiais, chama a atenção de Helen Justineau (Gemma Arterton) e da Dr. Caroline Caldwell (Glenn Close), que decidem embarcar em uma jornada com a menina.

"Vida Após Beth" (Life After Beth - 2014) EUA
Zach (Dane DeHaan) está devastado com a morte repentina de sua namorada, Beth (Aubrey Plaza). Quando ela volta à vida por um milagre, Zach tenta aproveitar ao máximo a sua companhia, fazendo coisas que ele se arrependeu de não ter feito enquanto ela estava viva. Entretanto, a nova Beth não é exatamente a mesma pessoa com quem Zach se relacionava e isso fará a vida do rapaz dar uma reviravolta - para pior.

"Maggie - A Transformação" (Maggie - 2015) EUA
Uma adolescente (Abigail Breslin) é contaminada por um zumbi, mas sua transformação demora seis meses para se completar. Mesmo assim, seu pai (Arnold Schwarzenegger) decide continuar ao seu lado enquanto ela deve se acostumar à sua nova personalidade monstruosa.

"Juan dos Mortos" (Juan de los Muertos  - 2011) Cuba/Espanha
Uma horda de zumbis famintos por carne humana que assola as ruas de Havana. Estende-se o rumor de que os responsáveis pela situação são os grupos dissidentes que servem os Estados Unidos. Pânico se apoderou do povo, no meio da confusão um herói: Juan (Diaz de Villegas), que com o slogan "João dos mortos, matamos seus entes queridos", é oferecido às pessoas para eliminar, por um pequeno preço, os seus familiares infectados.

"Plano-Sequência dos Mortos/One Cut of the Dead" (Kamera o Tomeru na! - 2017) Japão
O filme inicia com um longo plano-sequência envolvendo um prédio abandonado, experimentos militares, mortos-vivos e muito sangue. O que aparentemente é uma obra clichê como tantas outras se tornará algo inusitadamente diferente.

"I Am a Hero" (Aiamuahiro - 2015) Japão
Hideo é um frustrado assistente de mangaká. Um dia, sua namorada o expulsa de casa, cansada de conviver com um derrotado. Mas isso seria apenas o começo de seus problemas, pois um vírus misterioso de repente se espalha por todo Japão causando pânico generalizado. As pessoas infectadas são chamadas ZQN e adquirem uma força sobre-humana. Agora, enquanto o mundo a sua volta desmorona, Hideo terá de sair da passividade e lutar por sua vida.

"Mon Mon Mon Monsters" (Bao gao Lao Shi! Guai Guai Guai Guai Wu! - 2017) Taiwan
Um aluno impopular é alvo constante de bullying na escola. Um dia ele entra em apuros e é designado para o serviço comunitário juntamente com três valentões na aula. No entanto, em uma de suas incursões eles encontram um ser que se alimenta de carne humana e impulsionados pela curiosidade, decidem capturá-lo para fazer pesquisas. Porém, isso se torna um ciclo interminável de torturas para os envolvidos.

"Os Famintos" (Les Affamés - 2017) Canadá
Numa pequena vila em Quebec, uma epidemia de origem desconhecida transformou a maior parte da população em mortos-vivos. Mas os infectados têm algumas particularidades. Não reagem todos da mesma forma ao vírus. Enquanto uns se comportam enfurecidamente, outros, talvez ainda agarrados à sua humanidade, constroem pilhas de cadeiras ou brinquedos.

"Ben & Mickey Contra os Mortos" (The Battery - 2012) EUA
O filme se passa em um cenário devastado pelos zumbis, onde Ben (Jeremy Gardner) e Mickey (Adam Cronheim) andam sem rumo, procurando suprimentos em casas abandonadas, e passam o tempo treinando lançamentos de beisebol, escutando músicas e fumando. Mickey busca outras pessoas, um lugar para ficar e sobreviver, enquanto Ben, prefere ficar por conta própria, e sempre em movimento, já que tem certeza que, nesta situação, ficar estagnado e assinar sua sentença de morte.

"Deadgirl" (2008) EUA
"Deadgirl" narra a história de dois amigos, estudantes, Ricky e JT, que decidem entrar no porão de um hospital abandonado. Lá eles encontram uma mulher nua, deitada com correntes, amarrada a uma maca e coberta de plástico. Eles acham que ela está morta, porém as coisas nem sempre são o que parecem.

"The End?" (In un Giorno la Fine - 2017) Itália
Claudio Verona é um jovem e cínico homem de negócios que acaba preso em um elevador antes de um encontro com um cliente. Esse contratempo logo se tornará um pesadelo, quando um vírus mortal começa a transformar pessoas em violentos zumbis. Ele tem que sair desse recinto claustrofóbico, mas aparentemente, o elevador é o lugar mais seguro da cidade.

"A Noite Devorou o Mundo" (La Nuit a Dévoré le Monde - 2018) França
Quando acorda pela manhã, neste apartamento onde ainda ontem acontecia uma grande festa, Sam precisa aceitar os fatos: ele está sozinho e mortos-vivos invadiram as ruas de Paris. Aterrorizado, ele precisa se proteger e se organizar para continuar vivo. Mas Sam é realmente o único sobrevivente? Um filme que aborda o apocalipse zumbi de forma realista e intimista, o medo do desconhecido, a solidão, a paranoia, tudo muito bem detalhado para que o espectador sinta todas as emoções vividas pelo protagonista. Saiba+

"The Dark" (2018) Áustria
Mina (Nadia Alexander) seria uma adolescente como qualquer outra se não tivesse sido amaldiçoada e transformada em uma vampira morta-viva. Ela é obrigada a assombrar a casa onde cresceu: ninguém entra ou sai vivo de lá. Mas a chegada de Alex (Toby Nichols), um menino cego da mesma idade de Mina, pode fazê-la reviver sentimentos adormecidos, como empatia e amor. Um filme austríaco de horror que cria uma atmosfera sombria repleta de mistérios em tom de fantasia, uma bela e intrigante história em que a monstruosidade pode ser interpretada tanto literalmente como metaforicamente. Saiba+

"Zoo" (2018) Dinamarca
Escrito e dirigido por Antonio Tublen, o filme estrelado por Zoë Tapper, Ed Speleers, Antonia Campbell-Hughes, Jan Bijvoet e Lukas Loughran segue um casal que está tentando reparar o seu casamento durante um apocalipse zumbi.

"Os Mortos Não Morrem" (The Dead Don't Die - 2019) EUA


Em uma cidadezinha pacata, uma série de crimes começam a chamar a atenção dos policiais Cliff (Bill Murray) e Ronald (Adam Driver). Depois de investigarem, descobrem que os seus piores medos se tornaram reais: o local está sendo tomado por zumbis, que voltaram para executar as atividades que faziam diariamente quando vivos. 

Bônus: Curta - "Cargo" (2013) Austrália
Em 7 minutos nos é mostrado o amor incondicional de um pai preso no meio de um apocalipse zumbi, esse homem põe em andamento um improvável plano para proteger a preciosa carga que ele carrega: sua pequena filha. E o pior de tudo é que a maior ameaça é ele mesmo. Saiba+

Série - "In the Flesh" (2013 - 2014) UK
Situada no futuro próximo, a história acompanha a vida de sobreviventes que enfrentaram o holocausto zumbi. Estes foram eliminados ou capturados pela Human Volunteer Force e agora recebem tratamento médico para que possam ser reintegrados à sociedade, utilizando medicamentos, lentes de contato, implantes e maquiagem corretiva. Assim, eles passam a ser chamados de vítimas do PDS (Partially Deceased Syndrome - Síndrome de Falecimento Parcial). Kieren cometeu suicídio há quatro anos, mas desde então, milhares de zumbis foram reanimados, através de reabilitação e medicação, graças a um plano governamental de inclusão dos afetados. No entanto, as comunidades que foram abandonadas na época da epidemia e que tiveram que entrar na sangrenta batalha contra os zumbis não estão exatamente receptivas a esse novo programa de reintegração. 1ª Temporada e 2ª Temporada.

Série - "Kingdom" (2019) Coreia do Sul
O príncipe herdeiro da dinastia Joeon assume a missão de investigar uma misteriosa epidemia que assolou a população local. Lá, o jovem não demora a perceber que a situação é ainda pior do que ele imaginara. Agora, ele precisa travar a batalha mais violenta de sua vida a fim de proteger seu reino.

5 comentários:

  1. Gosto muito do gênero, principalmente aqueles com formato mais sério. Apesar disso, estou curioso para conferir o filme de Jim Jarmusch com Bill Murray e Adam Driver, além do "Plano-Sequência dos Mortos".

    Apesar de não estar na sua lista, o meu preferido dos recentes é o coreano "Invasão Zumbi".

    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Invasão Zumbi" é ótimo também, considere na lista :)

      Excluir
    2. nossa!

      nem eu que me considero um entusiasta do gênero sabia que tinha tanta coisa recente sobre zumbis.


      um colega meu falou muito bem de juan de los muertos.

      Excluir
    3. Tem muita coisa boa saindo, Plano-Sequência dos Mortos foi um que surpreendeu, filmaço!!

      Juan de los Muertos é hilário, vale a pena conferir!

      Excluir
  2. Eu realmente gostei de Anna e The Apocalypse, que saiu no ano passado, e foi um filme de zumbi musical. Também ouvi dizer que Train to Busan é bom, mas nunca vi.

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.