quinta-feira, 31 de outubro de 2019

10 Filmes Ambientados no Halloween

Segue uma lista de filmes ambientados na temática Halloween, que no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas e no México como Dias dos Mortos, sem dúvidas todas as características envoltas nesta festividade fascinam, o lado sombrio permeado de fantasmas, monstros, zumbis, bruxas, abóboras, caveiras, morcegos e tantas outras infinidades de elementos trouxeram uma diversidade de filmes que vão desde o terror e comédia até o suspense e o drama, alguns o têm apenas como pano de fundo para o desenvolvimento, já outros trazem a atmosfera soturna para a narrativa. Confira a seleção:

10- "Elvira - A Rainha das Trevas" (Elvira - Mistress of the Dark - 1988) EUA
Elvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror, mas tudo pode mudar quando ela herda da tia Morgana (Cassandra Peterson) uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas: o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo de como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (William Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um "livro de receitas" que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.

09- "Os Fantasmas se Divertem" (BeetleJuice - 1988) EUA
Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinquenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

08- "A Dama de Branco" (Lady in White - 1988) EUA
Quando um garoto fica trancado no vestiário da escola durante uma brincadeira do Dia das Bruxas, não poderia imaginar que viveria uma experiência inesquecível, quando uma garotinha aparece na escuridão para falar com ele. Ela é uma das dez crianças assassinadas por um psicopata.

07- "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" (Sleepy Hollow - 1999) EUA/Alemanha
Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso, é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane, um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito vanguardista de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, envolvendo um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

06- "Contos do Dia das Bruxas" (Trick 'r Treat - 2007) EUA
Na noite do Halloween, uma pequena cidade descobrirá que algumas tradições nunca devem ser esquecidas. Um casal quebra uma lanterna de abóbora antes da meia-noite, quatro mulheres são perseguidas por um mascarado, alguns garotos travessos descobrem um terrível segredo enterrado e um eremita rabugento recebe uma soturna visita. As travessuras de Halloween podem ser mortais quando as mais variadas criaturas – humanas ou não – tentam sobreviver à mais assustadora noite do ano.

05- "Viva: A Vida é Uma Festa" (Coco - 2017) EUA
Um jovem aspirante a músico chamado Miguel (voz do novato Anthony Gonzalez) embarca em uma extraordinária viagem à terra mágica de seus ancestrais. Lá, Heitor (voz de Gael García Bernal), um encantador malandro, torna-se um inesperado amigo que ajuda Miguel a descobrir os mistérios por trás das histórias e tradições de sua família.

04- "Hurt" (2018) EUA
Rose se muda para uma casa na floresta para ficar perto de sua irmã, após seu namorado ir para guerra, e as coisas tomam caminhos assustadores quando a noite de Halloween chega.

03- "Mistérios da Carne" (Mysterious Skin - 2004) EUA
Aos 8 anos, Brian Lackey (Brady Corbet) acordou do lado de fora de sua casa com o nariz sangrando, sem ter ideia de como tinha chegado lá. Depois do incidente ele nunca mais foi o mesmo: tem medo do escuro, urina na cama e é assombrado por pesadelos. Agora, aos 18 anos, ele acredita ter sido abduzido por alienígenas. Neil McComick (Joseph Gordon-Levitt), também de 18 anos, é um adorável forasteiro, o rapaz que todos admiram a distância. Quando seus caminhos se cruzam, eles descobrem que as memórias mais importantes de suas vidas não são o que parecem.

02- "Amor em Dobro" (Twin Falls Idaho - 1999) EUA
Blake (Mark Polish) e Francis Falls (Michael Polish) são literalmente grudados, tímidos moram em um hotel decadente e sonham reunir-se com sua mãe biológica, que os abandonou. Eles encontram sua porta de entrada para o mundo exterior através de uma excêntrica jovem prostituta chamada Penny (Michele Hicks). Eles concordam em participar de uma festa de Halloween com Penny e fingir estar vestindo uma fantasia de irmãos siameses. O filme ainda trata sobre seus problemas de saúde, a evolução da relação entre os irmãos e a relação de amizade com Penny. "Twin Falls Idaho" é fascinante, sua aura de mistério absorve, exibe sutilezas e uma melancolia arrebatadora, além de ser extremamente empático. Saiba+

01- "Os Garotos nas Árvores" (Boys in the Trees - 2016) Austrália
É Halloween em 1997, e também a última noite na escola para dois adolescentes skatistas, que vão deixar para trás a fase escolar e adentrar na famosa fase adulta. Mas, para um deles, Corey (Toby Wallace), alguns assuntos do passado ainda precisam ser resolvidos envolvendo Jonah (Gulliver McGrath), um velho conhecido da infância. Para isso, os dois vão embarcar em uma viagem apavorante através de suas memórias, sonhos e medos. Dirigido por Nicholas Verso é um filme que utiliza elementos sombrios para metaforizar a difícil passagem para a fase adulta, apesar da fantasia que o envolve não há floreios ou qualquer mera justificativa para o tédio, o bullying, os traumas e o desejo de aceitação. É o universo adolescente que pulsa e que desperta como um animal selvagem. Saiba+


E como última dica deixo o projeto/banda mais macabro e que mais se enquadra nessa vibe de Halloween, "Dead Man's Bones" do ator Ryan Gosling. Saiba+

3 comentários:

  1. Mais uma boa lista.

    "Elvira" é um clássico trash.

    Ninguém conhecia Tim Burton quando "Beetlejuice" se transformou em sucesso, muito pela atuação de Michael Keaton.

    "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" e "Viva - A Vida a é uma Festa" são bem legais.

    "Contos do Dia das Bruxas" é simples e divertido.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. gostei dessa seleção. "Coco" é uma maravilha, emocionante como poucos. Fiquei curioso em relação a esse filme australiano, mesmo com uma nota baixa no IMDb.

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.