terça-feira, 25 de junho de 2019

Quem Cantará as Suas Canções? (Quién te Cantará)

"Quem Cantará as Suas Canções?" (2018), terceiro longa dirigido por Carlos Vermut (A Garota de Fogo - 2014) é um filme estiloso, intenso, carregado de mistério e complexidades, a sua estética apurada e sua narrativa elaborada detém a atenção, além de ser coroado por interpretações poderosas. Há algo de Almodóvar em seu jeito, tanto na abordagem e personagens, como no estilo e suas cores, o cineasta Carlos Vermut possui uma assinatura bastante fascinante que garante ótimos estudos de personagens.
Lila (Najwa Nimri), uma cantora famosa aposentada precisa retomar a carreira por questões financeiras. Um pouco antes do grande retorno aos palcos, ela sofre um grave acidente e acorda com amnésia. Para controlar a situação, surge Violeta (Eva Llorach), uma imitadora anônima, que recebe a função de garantir o regresso triunfal da ex-diva.
Acompanhamos Lila, uma cantora que está há dez anos sem conceber nada, ao se ver obrigada a retornar tenta o suicídio e termina com amnésia, ela não consegue de forma alguma voltar ao estrelato e tão pouco se reconectar consigo mesma, em paralelo vemos Violeta, fã incondicional de Lila, mãe solteira lida com os rompantes violentos da filha adolescente e para sustentá-la trabalha em um bar karaokê, onde no fim da noite interpreta as canções de seu ídolo, já Blanca (Carmen Elias), empresária de Lila está preocupada com o futuro da carreira muito mais por ambição do que qualquer outra coisa. Lila carrega uma feição estática, parece vazia, numa noite vendo alguns clipes seus se depara com o cover de Violeta, se impressiona pela semelhança e Blanca tem a ideia de procurá-la e oferecer a oportunidade de Violeta ensinar Lila a ser ela novamente, claro que antes de ser contratada é testada para saber se poderá ter confiança. Violeta tem a chance de estar lado a lado com a mulher que idolatra, àquela que dá propósito à sua vida, enquanto essa relação intrigante se estabelece conhecemos mais um pouco de Violeta, sua submissão em relação a filha Marta (Natalia de Molina) e sua apatia diante o restante, sua única alegria é o momento em que encarna Lila no palco do karaokê. De repente, possui a missão de ensinar Lila a ser ela novamente, mas as coisas não funcionam exatamente como combinado e o que nasce a partir desse envolvimento é uma simultaneidade perturbadora e complexa.
A história é envolta por um elegante mistério e seus desdobramentos hipnotizam, as duas mulheres em cena possuem uma força magnética incrível e somos enredados pela atmosfera enigmática, outro ponto a se destacar são as cenas musicais, a maioria interpretadas realmente por Najwa Nimri, que também é cantora e compositora, as canções "Como um Animal" e "Procuro Olvidarte", são melodias excessivamente emocionais e compõem o todo com uma beleza melodramática singular.

Lila é lacônica e Violeta é apática, o encontro revela similaridades e conforme se desenvolve se misturam e renascem, não há sequer um momento desperdiçado, como os diálogos que fazem Lila relembrar de seus gostos e de seus movimentos no palco que agora considera exagerados. Violeta se mostra tão mais talentosa que Lila e passo a passo descobrimos mais sobre o passado dessa diva, e segredos vêm à tona refletindo obscuridades sobre sua personalidade.

"Quem Cantará as Suas Canções" é um filme primoroso que desnovela-se com elegância, não há pressa e sentimentos ambíguos permeiam as cenas, acontece um jogo excepcional entre essas duas mulheres e surpreende até o momento final. Carlos Vermut se configura entre os cineastas espanhóis mais originais atualmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.