segunda-feira, 6 de abril de 2015

Magical Girl

"Magical Girl" (2014) dirigido pelo espanhol Carlos Vermut é um filme que surpreende pela trama bem elaborada e completamente hipnótica.
Alicia (Lucía Pollán) é uma criança doente que sonha com o vestido da série japonesa "Magical Girl Yukiko". Luis (Luis Bermejo), seu pai, fará de tudo ao seu alcance para consegui-lo. Durante sua busca seu destino se cruza com Bárbara (Bárbara Lennie), uma jovem atraente e com transtornos mentais, além de Damián (Damián José Sacristán), um professor aposentado que possui um passado conturbado. Luis, Bárbara e Damián ficarão envolvidos em uma obscura teia de chantagens, onde instintos e razão serão testados em uma luta trágica.
Alicia é uma garota que sabe que tem pouco tempo de vida e a única coisa que deseja do pai é a sua companhia e amor, mas, Luis, um professor de literatura desempregado está cheio de preocupações tentando manter a casa vendendo sua coleção de livros, quando descobre que a filha é fã de um anime e que deseja um vestido, cujo exemplar é único e caríssimo, não vê obstáculos para garantir o presente. Luis é vítima do desemprego e sofre uma grande pressão devido ao desespero de cuidar de sua filha doente, então ele não medirá consequências e a sua descida ao submundo acontece lentamente culminando em algo trágico. Fica claro que o maior presente para Alicia é a companhia de seu pai, este que está tão ocupado em conseguir a qualquer custo o vestido para ela. 
A personagem Bárbara, uma mulher perturbada, ao acaso se depara com Luis e fragilizada se entrega a ele, porém Luis vê em Bárbara a possibilidade de ganhar dinheiro, a chantageia dizendo que se não der uma quantia irá revelar o vídeo que gravou dos dois no celular ao marido dela. Vulnerável e passiva vai atrás de conseguir esse dinheiro e abre-se uma nova porta na história, intrigante e cheia de mistérios, compreender essa mulher é impossível, até porque o filme não quer que a decifremos, vemos pequenas dicas e vamos associando. Sem dúvidas uma personagem memorável e que fascina, é um misto de beleza, frieza, tristeza e fragilidade.
Damián, ex-professor de matemática e ex-presidiário está ligado a um incidente que ocorreu a Bárbara na época da escola e quando a reencontra a ajuda, ele é um ser humano que pouco se importa, já viu o bastante e o seu único elo afetivo é Bárbara.

A narrativa do filme é diferenciada e não dá respostas, o espectador precisa recorrer à imaginação, é uma grande sacada que nos inquieta. Criativo e impactante é uma experiência interessante em meio a tantas mesmices que são lançadas.
Vale destacar a estética que é bem apurada e as atuações brilhantes, o conjunto todo está perfeito, e também a bela trilha sonora, enfatizando a canção "La Niña de Fuego" de Manolo Caracol que acerta em cheio com o teor dramático. 

"Magical Girl" é uma excelente amostra do cinema espanhol contemporâneo, ele seduz o espectador e não se torna esquecível, são personagens desesperados, como Luis, uma pessoa comum e de coração bom que se transforma num alguém de sangue frio por causa das circunstâncias que o rodeiam, uma situação vai desencadeando outra e por fim acaba não restando nada. Vale dar uma conferida nesta obra original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.