quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O Tratamento (De Behandeling)

"O Tratamento" (2014) dirigido por Hans Herbots (Bo - 2010) é um filme apreensivo que aborda a pedofilia de uma maneira corajosa e cru, o drama muito bem mesclado ao suspense garante a atenção do espectador e somos absorvidos por uma atmosfera tensa ao testar até onde a sanidade do protagonista aguenta. 
O inspetor Nick Cafmeyer (Geert Van Rampelberg) parece ter tudo, inteligência e uma carreira de sucesso. Mas uma nuvem negra paira sobre sua vida: desde criança, ele tem sido atormentado pelo desaparecimento de seu irmão mais novo Bjorn, nunca resolvido. Ivan Plettinckx, criminoso sexual conhecido, foi interrogado, mas rapidamente liberado. Plettinckx mora por perto e tem um prazer diabólico em assediar Nick. Então, quando um caso perturbador vem à tona envolvendo o desaparecimento de uma criança de nove anos, Nick lidera uma busca massiva que se transforma em uma perseguição implacável.
A pedofilia retratada é nojenta, literalmente, realmente causa repulsa, o filme faz questão de expor o lado podre do ser humano e seus desvios, as cenas com as crianças não são poupadas, é chocante e cruel. 
No início acompanhamos a história do policial Nick e seu trauma de infância, enquanto brincava com seu irmão, o viu sendo levado embora por Plettinckx, ele tentou alcançá-los, mas em vão. Esse cara vive a atormentar Nick, tacando pedras em sua janela, aparecendo em seu quintal e por aí vai, nada aconteceu com ele, talvez, por ser considerado doente mental, mas a questão do seu irmão nunca foi resolvida, nunca foi encontrado. O fato é que essas lembranças se aguçam depois que entra num caso perturbador de um psicopata/pedófilo, que sorrateiramente entra nas casas, tortura os pais da criança e faz coisas horríveis e nojentas. O menino desse caso foi encontrado em cima de uma árvore com vários sinais de abuso, inclusive uma mordida nas costas. Nick e a equipe vai tentando juntar o quebra-cabeça com as pistas que encontra e vai mergulhando em algo totalmente bizarro e sombrio. A aflição vai tomando conta à medida que a história se desenrola mostrando com detalhes o como esse psicopata age, além de cruzar com a história de Nick e seu trauma de infância, ele cada vez mais acredita que esse caso tem a ver com o de Plettinckx, pois a pedofilia é uma rede e, portanto, liga-os. 

É um ótimo exemplar de suspense, vai por caminhos não convencionais e deixa um gosto amargo, certamente pesado pela abordagem que faz da pedofilia e a maldade humana. Ele tem muito em comum com o excelente "Os Suspeitos" (2013), o clima e o desenrolar, porém mais incômodo, principalmente, pelo seu desfecho.
O personagem é bastante nervoso, age muitas vezes por impulso, se desestabiliza e tem uma ansiedade para encontrar soluções e também para se vingar, essa angústia misturada à eletricidade do desespero dele difere com o ritmo lento da narrativa, o que é um grande diferencial, além de não fornecer as respostas do jeito esperado, como em seu final dilacerante.

"O Tratamento" cumpre o papel de filme de suspense, mas sem deixar nunca o drama de lado e mostrar com realismo a monstruosidade de pessoas que sentem prazer em cometer atrocidades. O mistério é bem desenvolvido e a aflição se faz presente a cada passo do protagonista. 

Um comentário:

  1. Gostei bastante também. É um filme com um tema pesado, que não poupa o espectador de cenas nojentas em várias sentidos.

    O final é cruel e foge do lugar comum.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.