quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

303

"303" (2018) dirigido por Hans Weingartner (A Cabana - 2011, Edukators - 2004) é um road movie fascinante que nos leva junto de seus dois protagonistas a cantos da Europa a bordo do trailer que dá título ao filme, acompanhamos o nascer de um romance com naturalidade e sensibilidade, além de boas doses de conversas filosóficas. O filme tem um clima adorável, pois capta toda a beleza dos lugares por quais passam e o modo como os personagens se encontram e se descobrem é muito bonito, não é um típico romance, ele se constrói lentamente à medida que vão se revelando, existem barreiras e cada um está a caminho do seu destino. 
A caminho de Portugal para ter uma importante conversa com o namorado, Jule (Mala Emde) aceita dar carona para Jan (Anton Spieker), que vai visitar na Espanha o pai que jamais conheceu. O começo é difícil, mas quando finalmente se entendem eles engatam uma série de debates intensos sobre os mais diversos assuntos ao longo da estrada, adiando a despedida e se conhecendo cada vez melhor.
Jule e Jan estão perdidos em suas vidas, ela grávida e sem cabeça para os estudos decide ir para Portugal conversar com o namorado, ele perde a bolsa de estudos e descobre que o seu pai biológico que nunca conheceu mora na Espanha, num posto de gasolina Jan pede carona a Jule e assim iniciam o trajeto, esse começo é bastante tenso, a conversa não flui e após vários desentendimentos se unem novamente. A cada parada passeiam e dialogam sobre variados assuntos e mostram suas visões diferentes sobre capitalismo versus socialismo, relacionamentos, sexo, sociedade, entre tantos outros, e nisso acabam não só conhecendo um ao outro, mas como também a si mesmos. A história se torna adorável pela fluidez de suas discussões e suas diferentes formas de pensar se complementam inteligentemente, não há espaço para melodramas, a realidade se sobressai e as dificuldades que cada um enfrenta são de fato complexas. O filme fica ainda mais charmoso por causa dos lugares que percorrem, o longo e lento trajeto traz uma porção de paisagens belíssimas, seja em seus cantinhos ou em lugares mais turísticos. 

A melancolia está presente e até um tanto de niilismo, as discussões intermináveis carregam esse ar, os gestos e olhares no desenrolar também são marcantes e desenvolvem bem o sentimento que aflora em cada um, as diferenças se complementam e certamente para quem curte uma boa e inteligente conversa vai adorar, já para alguns pode soar prolixo e que a história se alonga demais. Os dois saem da vida acadêmica para vivenciar experiências que só podem ser adquiridas saindo da zona de conforto, discutindo suas ideias em movimento faz com que o aprendizado seja mais orgânico e importante, as coisas simples revelam o seu valor. A companhia, a amizade e o carinho se moldam tão lindamente que chega a emocionar. 

"303" carrega uma leveza maravilhosa, mas sem nunca deixar de nos fazer questionar e refletir, os assuntos são dos mais variados e jamais se perde em obviedades, os atores elevam essa sensação, perfeitos em cena e criam uma forte química, realmente um romance fora do comum aliado a um filme de estrada encantador. 

Um comentário:

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.