terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Them That Follow

"Them That Follow" (2019) dirigido por Brittany Poulton e Daniel Savage é um filme interessante que demonstra o terror e o absurdo de uma comunidade extremamente religiosa que usa serpentes como meio de expurgar os seus pecados, afastados da sociedade vivem sob um sistema radicalmente patriarcal e imensamente cego em sua fé.
O pastor pentecostal Lemuel (Walton Goggins) e seus crentes lidam com cobras venenosas para provar a si mesmos diante de Deus, nas florestas dos Apalaches. A filha de Lemuel, Mara (Alice Englert) guarda um segredo que ameaça separar a igreja: seu passado romântico com um não-crente, Augie (Thomas Mann). Com o casamento de Mara com um seguidor dedicado, ela deve decidir se confia ou não na matriarca de sua comunidade, Hope (Olivia Colman).
Ambientado nas montanhas dos Apalaches vemos um grupo de pessoas que creem que nesse local estão mais próximos de Deus, a seita se vale pela confiança que têm na devoção e usam as serpentes como uma amostra da fé verdadeira, nesse lugar dominado por homens vive Mara, a filha do pastor que logo irá se unir com um crente, porém ela está envolvida com Augie, filho de Hope, avesso aos dogmas e preceitos, isolado segue seus dias com o intuito de algum dia ir embora, porém Hope insiste para ele ir ao culto e ter um encontro com Deus. Mara vive servindo ao pai e indo aos cultos, sua única companhia é Dilly (Kaitlyn Dever) que foi abandonada pela mãe e possui um caráter dúbio. Mara descobre estar grávida e não pretende contar a ninguém, mas nessa comunidade existem alguns rituais antes do casamento e quando esse momento chega Hope percebe a gravidez, aliás esse dito ritual é uma invasão e de um absurdo machista horroroso, não só essa questão é nojenta como tudo que envolve o modo de vida dessas pessoas, as mulheres são subservientes e não podem fazer absolutamente nada sem a permissão de um homem, além de que Deus está acima de qualquer coisa, incluindo a medicina, no caso de uma serpente picar o fiel este agoniza até a morte enquanto esperam por um milagre. O pastor acolhe e lida rigidamente com a comunidade, ali não há chance para o pecado e todos são testados, há vários ninhos de serpentes ao redor e é através delas que provam a fé ou se limpam, seguem a risca o trecho da bíblia que diz que sobre os enfermos colocarão as mãos a fim de curá-los com oração. Se forem picados é porque a fé era fraca e então precisam provar neste momento que creem para serem curados. Augie tenta se aproximar de Mara por meio da fé após descobrir que está grávida, ele decide ir ao culto e dizer que encontrou Deus, prestes a casar com Garret não há como intervir se não adentrar na seita, ele é testado e a serpente o ataca.

Acompanhamos a devoção de Mara mesmo que entenda que em algum momento tudo irá desabar, ela continua se esforçando e seguindo à risca os dogmas, aceita se casar e se submete a tudo que o pai diz, este que se ergue como um próprio Deus diante os outros, apontando os pecadores e fazendo-os mansos por meio do medo. A ignorância e a repressão dessa fé cega é exposta sempre com uma tensão sufocante, e por mais que o longa tenha um ritmo monótono somos absorvidos por uma série de questões importantes sobre até que ponto chega a devoção do ser humano, na verdade, a única coisa que adoram são a si próprios revelando assim por meio da obediência e temor uma face vingativa e feroz.

"Them That Follow" retrata com consistência o perigo da adoração fanática, da religião como base de vida e o que há por trás dos desejos de liderar um grupo de pessoas que se sentem pecadoras, desse sistema de repressão e julgamentos só há de nascer e crescer sentimentos adversos e conflituosos. Ao final Mara toma consciência e percebe que precisará se desvincular para que Augie tenha chances de sobreviver e para que também tenha a sua liberdade.

Um comentário:

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.