terça-feira, 2 de outubro de 2018

Sob a Pele do Lobo (Bajo la Piel de Lobo)

"Sob a Pele do Lobo" (2017) dirigido por Samu Fuentes é um filme seco que retrata que a ideia de viver em meio a natureza dando vazão somente aos instintos não é sinônimo de liberdade, a natureza é linda, mas também é cruel, quanto mais solitário lidando com as intempéries e os meios de sobrevivência mais o lado animal acaba predominando. 
Martinón (Mario Casas) é o último habitante de Auzal, uma vila remota nas montanhas. No início da primavera e no final do verão, ele desce até os vales, onde faz negócios e obtém provisões para o restante do ano. Depois de um encontro tórrido e fugaz com Pascuala (Ruth Díaz), Martinón começa a considerar seriamente a sua solidão e decide comprá-la de seu pai, Severino (Kandido Uranga). Com Pascuala ao seu lado, Martinón começa a experimentar novos sentimentos.
O filme praticamente não possui diálogos e as cenas são diretas, não há romantizações, é a natureza selvagem imperando, o rústico caçador permanece na isolada vila montanhosa, ele é o único a morar no local e enfrentar as situações extremas, como o inverno rigoroso, no verão ele desce, um longo e difícil caminho para vender as peles dos lobos dos quais caçou e comprar mantimentos, um dia bebendo e comendo alguém lança a ideia de que ele precisa de uma mulher e filhos para amenizar a solidão, Martinón diz que aquele não é lugar para uma mulher e crianças, porém, logo após decide fazer uma transação, compra Pascuala e a leva para as montanhas, as condições climáticas não demoram a prejudicá-la, além de ter sido vendida pelo pai como um produto precisa enfrentar o jeito animalesco de Martinón, a partir da convivência com a mulher parece que ele começa a pensar, principalmente na questão da proteção, algo ainda ligado ao instinto animal, mas diante dos acontecimentos alguns sentimentos vêm à tona revelando seu lado humano. 
Sua forma de tratar a mulher é puramente animal, não há diálogo, afeto, o sexo é bruto, não há prazer, a intenção é apenas para a reprodução. Os dias vão passando e Pascuala fica mais e mais doente, o serviço é pesado, a solidão é imensa e então acaba morrendo. Martinón volta ao vilarejo e briga com o pai dela por vendê-la já grávida, este como compensação lhe oferece outra filha, Adela (Irene Escolar), dessa vez o homem está querendo proteger a mulher, principalmente quando descobre que está grávida, não a deixa fazer trabalho pesado e sempre relembra o sangue escorrendo entre as pernas da primeira mulher, Adela diferente de Pascuala deixa claro com o olhar que repudia a situação, as cenas de sexo, estupro na verdade, são cada vez mais pesadas e a ânsia dela vai aumentando dia após dia, o convívio é insuportável, a sua tristeza é colossal, até que ela decide agir, quando o pai a entregou para Martinón lhe deu um embrulho com ervas "no caso de não aguentar mais", e é com essas ervas que começa a envenenar Martinón.

Martinón vai ficando debilitado, mas ainda reúne forças para caçar, um dia Adela pega suas coisas e decide fugir, só que no caminho cai numa das armadilhas que ele fez para os animais, passa a noite num frio congelante e de manhã ele a encontra e a leva para casa, cuida de sua ferida e a esquenta como pode, a cena em que demonstra pela primeira vez afeto. Depois desse acontecimento ele se dá conta que está sendo envenenado e permite que Adela vá embora, até porque tinha perdido o bebê, e aí é que ele sente o desamparo e a incapacidade de dar seguimento, no início antes de sentir que precisava se relacionar a solidão era companhia, já a solidão do fim, um profundo abismo.

"Sob a Pele do Lobo" é um filme interessante e um estudo sobre o Homem, sobre o quanto o instinto aflora quando não se está rodeado pelas regras sociais e sem nenhum tipo de relação, sozinho em meio a natureza selvagem foca-se apenas na sobrevivência e o filme o faz de maneira bruta, talvez, por isso, se torne enfadonho e até indigesto. São cenas cruas que refletem que para o ser humano basta o isolamento para se transformar em animal.
Mais uma pérola espanhola que a Netflix disponibiliza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.