sexta-feira, 12 de julho de 2019

La Misma Sangre

"La Misma Sangre" (2019) dirigido por Miguel Cohan (Betibú - 2014) é um filme de suspense que retrata relações familiares tensas e frágeis junto a um mistério que se desenvolve de maneira intimista e repleta de nuances. O elenco está formidável e é através dos pequenos gestos e olhares que compreendemos as inquietações de cada um. 
No início acompanhamos o patriarca dessa família que liga para o filho Elias (Oscar Martínez) pensando ser seu outro filho para que o ajude em algo da fazenda, o homem está senil e não se lembra que o filho que mais gosta faleceu, Elias não suporta a fazenda e é um escroto, seu pai acaba se acidentando e não resistindo. Após isso, Elias se muda para o local com a família e inicia negócios que não vão muito bem, afogado em dívidas decide pedir ajuda a sua esposa Adriana (Paulina Garcia), que se enfurece mais ainda por saber que hipotecou a casa, ela não quer saber de emprestar dinheiro e o deixa furioso. Então um novo acidente marca essa família e Adriana morre, o ambiente se torna quase insustentável, já que o genro Sebastián (Diego Velázquez), começa a desconfiar de Elias e não disfarça sua ansiedade, ele começa a questionar o acidente e sua esposa, Carla (Dolores Fonzi), não consegue conciliar sua dor com toda a perturbação criada por ele. Vamos juntos desses três personagens que pouco a pouco e silenciosamente lidam com suas próprias dúvidas e problemas, Elias não se importa com a morte de Adriana, inclusive fica nervoso ao constatar que não tinha nenhum dinheiro em seu cofre, e até vai atrás do amante dela para descobrir alguma coisa, cada vez mais pressionado pelas dívidas ele se mostra uma pessoa inescrupulosa e fria. Sebastián segue procurando vestígios de que não foi exatamente um acidente e se mostra reticente na relação com o sogro, já Carla não quer acreditar nessa possibilidade e sofre pela perda da mãe, mas é nas atitudes mais ínfimas que percebemos que ela faz parte de um ciclo e cedo ou tarde se transformará também.
É uma obra que parece não acontecer muita coisa, mas se atente aos detalhes, aos pontos de vista diferentes, nas atitudes dos personagens e terá uma compilação de questões a refletir. Quanto mais se aprofunda na personalidade deles mais respostas teremos, é uma narrativa intrigante e que possui uma atmosfera opressiva e intensa.

O ponto a se destacar é sem dúvidas o elenco que insere tensão cada um a seu modo, é interessante acompanhar seus modos de perceberem e entenderem as situações, especialmente, Diego Velázquez, que traduz suas dúvidas e sua obsessão na maneira de andar e olhar, e Dolores Fonzi, que cresce copiosamente no desenrolar e brilha em cena. E, claro, o monstro Oscar Martínez com seu semblante impenetrável. 

"La Misma Sangre" é uma boa opção de thriller familiar, segue por uma linha silenciosa que prima mais por seu clima do que diálogos e ações, é vagaroso e não cai em melodramas novelescos. Disponível no catálogo da Netflix!

Um comentário:

  1. Li sobre este filme faz alguns dias e anotei.

    Mais um para conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.