sexta-feira, 17 de maio de 2019

Filmes que Incentivaram Leis ou Abriram Discussões em seus Países

Segue uma lista de filmes que promoveram discussões, denunciaram e/ou incentivaram e até mudaram leis em seus países, são obras pertinentes e valiosas para obter conhecimento e expandir as ideias. 

12- "A Lei da Herodes" (La Ley de Herodes - 1999) México
"A Lei de Herodes" (1999) dirigido pelo mexicano Luis Estrada (A Ditadura Perfeita - 2014) é um filme de humor ácido que retrata todos os possíveis e impossíveis artifícios utilizados no meio da política para atingir o poder, expõe sarcasticamente a corrupção e o que o poderio faz com o ser humano. Carrega uma forte crítica social com personagens caricatos e inescrupulosos. Representa de forma mordaz o poder e a corrupção política no México durante o longo mandato do Partido Revolucionário Institucional (PRI). O longa foi produzido em 1999, portanto, o país ainda estava sob domínio do partido.
Uma importante obra para evidenciar e denunciar essa ditadura. Diante do sucesso e polêmica do filme, de certa forma, ajudou na queda do partido PRI em 2000, que estava há 70 anos no poder.

11- "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" (4 Luni, 3 Saptamâni Si 2 Zile - 2007) Romênia
Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov), chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.
A questão do aborto na Romênia foi revista após a estreia do filme e hoje consideram dentro da lei um aborto feito até a 14ª semana de gestação não importando o motivo.

10- "Kler" (2018) Polônia
O filme segue três padres que se encontram depois de anos. O caminho de cada um deles foi completamente diferente: o primeiro decidiu fazer carreira, o outro trabalha em uma paróquia rural, o terceiro, apesar de ser extremamente crente, perde a confiança de seus paroquianos. O que acontecerá quando os três se cruzarem novamente? 
O filme tem causado polêmica na Polônia, vários membros de um partido importante se colocaram contra o filme devido a abordagem que consideraram negativa, já por outro lado a discussão sobre pedofilia foi abastecida e também pela influência da igreja num dos países mais devotos do mundo. Vários casos foram e estão sendo julgados e reparados por todos os danos causados às vítimas.

09- "Que Horas Ela Volta?" (2015) Brasil


"Que Horas Ela Volta?" (2015) dirigido por Anna Muylaert (É Proibido Fumar - 2009) aborda de maneira simples uma questão bastante pertinente, a diferença entre classes sociais no Brasil, principalmente a relação entre patrões e empregados. A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.
O filme estreou quase junto com a "PEC das domésticas" que regulamenta e garante direitos trabalhistas às empregadas domésticas do país, o fato é que com certeza por conta do filme as pessoas passaram a pensar sobre a importância e o quão demorado foi o processo da aprovação da PEC, o olhar se expandiu em direção às domésticas e que mesmo a passos lentos algo está acontecendo.

08- "Ferrugem" (2018) Brasil
Assim como a maioria das meninas adolescentes Tati (Tiffanny Dopke) ama compartilhar sua vida nas redes sociais. Porém, quando menos espera, ela vai ter que amadurecer e lidar com as consequências de seus atos, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio.
Outra coincidência de leis aprovadas no Brasil juntamente com a estreia de um filme, dessa vez foi da lei que criminaliza ações de divulgação de conteúdo sexual, fotos e vídeos vazados, a lei  ainda atribui à Polícia Federal a investigação de crimes praticados pela internet que difundam conteúdo misógino, de ódio ou de aversão às mulheres. O filme promoveu uma campanha de conscientização sobre machismo, misoginia, suicídio, bullying virtual, revenge porn, temas tão atuais e que mostram que as vítimas necessitam muito de um amparo da lei, portanto a aprovação da lei coincide com a estreia do filme e expõe a importância de retratar o assunto gerando assim debates e discussões importantes.

07- "Heli" (2013) México
Passado em uma cidade no interior do México, assolada pelo domínio do crime organizado, Heli acompanha a dura realidade de uma família que se vê tragicamente inserida em uma trama de corrupção e vingança, a partir do namoro de uma jovem garota, irmã do personagem que dá nome ao filme, com um cadete policial envolvido com os criminosos locais. Rapidamente é possível perceber que a real protagonista do filme é a violência que condiciona as ações dos personagens e determina as consequências. Para cada ato, existe uma reação e ela é necessariamente codificada como uma expressão violenta.
O filme promove com muita coragem uma denúncia em torno da violência e corrupção do narcotráfico no México, a vida de pessoas comuns sendo destruídas e ceifadas por essa realidade crua e torturante. É um filme que retrata o narcotráfico que domina várias regiões do México com realidade e uma violência explícita, assim como a polícia corrupta e o sofrimento de muitos mexicanos envoltos por esse terror. Uma importante obra que abre nossos olhos para esta cruel situação no país.

06- "Moolaadé" (2004) Burkina Faso
"Moolaadé" (2004) último filme dirigido por Ousmane Sembene (Faat Kiné - 2001) é um grito de liberdade contra uma suposta cultura religiosa, uma realidade cruel e bruta da qual meninas passam em prol da "purificação", a mutilação genital não é uma prática exclusiva do Islamismo, que aliás não está no Alcorão, é uma prática sem fundamento e selvagem que inferioriza a mulher. Em alguns lugares se a mulher não for circuncidada são excluídas da sociedade, este filme levanta questões importantes e impacta pela violência que essas mulheres passam, e certamente um meio de promover a rejeição a este ato.
Numa aldeia africana, o costume da mutilação genital feminina, uma operação dolorosa, é temida por todas as garotas. Seis delas devem passar pelo ritual num determinado dia. O pavor é tanto que duas afogam-se num poço. As outras quatro buscam a proteção de Collé (Fatoumata Coulibaly), uma mulher que não permitiu que a filha fosse mutilada, invocando o "moolaadé" (proteção sagrada). Mas vários homens pressionam o marido de Collé para que retire a proteção, nem que para isso ele tenha de chicoteá-la.
É um filme que denuncia essa prática cruel e que discute acerca sobre esses costumes religiosos cruéis e machistas, a prática foi abolida em diversos países da África, como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Gâmbia, Líbia, Malávi, Mali, Namíbia, Nigéria, Ruanda, Senegal, África do Sul, Angola. O filme teve grande importância para gerar debates em inúmeros países e a ilegalização e o restringimento está cada vez mais forte, além do reconhecimento como sendo uma violação dos direitos humanos.

05- "Uma Mulher Fantástica" (Una Mujer Fantástica - 2017) Chile
"Uma Mulher Fantástica" (2017) dirigido por Sebastián Lelio (Gloria - 2013) é um filme real e essencial que disserta sobre o preconceito e a discriminação intrínseca, comentários, olhares, curiosidade, e também explícitos, como na repulsa e suspeitas, é preciso muita força perante tanta ignorância, atitudes absurdas e julgamentos das pessoas. Com sutileza, coragem e muita determinação a personagem passa por diversas tristezas, privações, mas segue firme, ela precisa encontrar o seu caminho. Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.
Por conta do sucesso do filme ocorreu a aceleração do trâmite do projeto de lei para garantir o reconhecimento jurídico de pessoas trans, estabelecendo o direito à retificação do nome e do sexo no registro quando estes não coincidem com a identidade de gênero.

04- "Cafarnaum" (Capharnaüm - 2018) Líbano
"Cafarnaum" (2018) dirigido por Nadine Labaki (Caramelo - 2007, E Agora, Aonde Vamos? - 2011) é um drama pesado e ao mesmo tempo sensível que retrata a miséria e o caos moral e social, além disso um filme que se posiciona e denuncia questões primordiais, por exemplo, o casamento de meninas menores de idade e a consciência sobre colocar mais vidas neste mundo falido. A dor que envolve a história é enorme, certamente os olhos do protagonista ficarão cravados na memória do espectador, também causa espanto pelas atrocidades pelas quais passa para a sobrevivência e o seu incrível senso de responsabilidade moral e clareza diante deste núcleo caótico em que vive.
Aos doze anos, Zain (Zain Al Rafeea) carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais e que leva o alimento trabalhando em uma mercearia. Quando sua irmã de onze anos é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.
É um filme altamente crítico e que contempla uma série de temas importantes, como miséria, taxa de natalidade e imigração, certamente faz a diferença promovendo sua visão real e incômoda e também oferecendo uma nova vida ao pequeno protagonista que conseguiu asilo na Noruega com sua família.

03- "Sombra Branca" (White Shadow - 2013) Alemanha/Itália/Tanzânia
Alias está crescendo na selva africana. Por ser albino, ele é vítima de insultos e precisa lidar com a crença de que os corpos dos albinos oferecem poderes mágicos, muito comum entre curandeiros e moradores da região. Os albinos são assassinados e mutilados para que se consiga uma parte encantada de seus corpos. Determinada a salvar Alias, sua mãe o confia a seu irmão, Kosmos, que dirige pequenas empresas na cidade.
Coprodução tanzaniana, francesa e alemã dirigida por Noaz Deshe, um filme que traz à tona a perseguição a albinos na Tanzânia. Além do preconceito, uma crença brutal ainda presente no país diz que partes dos corpos dos albinos podem trazer riquezas e boa sorte. Os produtores do filme dizem ter esperança de que a obra lance luz sobre o problema.

02- "Abutres" (Carancho - 2010) Argentina
"Abutres" (2010) de Pablo Trapero é um drama urbano, uma denúncia social, a inteligência do longa surpreende e demonstra mais uma vez que o cinema argentino esbanja vitalidade. Acompanhamos Sosa (Ricardo Darín), um advogado, cuja licença fora caçada, que vive de explorar a miséria dos outros. Sosa faz plantão em hospitais à espreita de potenciais processos e indenizações de seguradoras. É em uma dessas tocaias que conhece a médica Lújan (Martina Gúsman). Sosa se apaixona e, então, sua rotina passa a ser um obstáculo monstruoso.
Um filme que funciona como um ótimo thriller e que se tornou de uma relevância social gigante, pois devido o impacto da denúncia da máfia das seguradoras o congresso argentino mudou a legislação de seguros para acidentes automotivos.

01- "Rosetta" (1999) França/Bélgica
A jovem e impulsiva Rosetta (Emile Dequenne) vive num trailer, com sua mãe (Anne Yernaux), alcóolatra e agressiva. Sua vontade de mudar de vida é tanta que todos os dias ela luta muito por um emprego. Seu maior problema nem sempre é achá-lo, e sim manter-se nele. Ela sai à procura de trabalho como alguém que está indo para a guerra e, nesta sua luta cotidiana para sair da pobreza e levar uma vida "normal", vale tudo. 
Dirigido pelos irmãos Dardenne o filme possui um tom documental e demonstra com angústia o sofrimento cotidiano da protagonista que carrega um peso enorme para sua pouca idade, ela busca incessantemente trabalho estável, mas se depara com um sistema cruel e desesperançoso. O filme inspirou os legisladores da Bélgica a criarem a "Lei Rosetta", que protege os diretos trabalhistas dos adolescentes. 

2 comentários:

  1. Parabéns, Marília, não apenas pelas indicações mas especialmente pela iniciativa. Nós, no Brasil, estamos passando por momentos em que o debate sobre nossa vida pública é importantíssimo. Se a gente considerar outras sociedades mais amadurecidas que a nossa veremos que esse é o único caminho para amadurecermos em nossas cidadanias. Ainda precisamos insistir, escapar do debate raso, imediatista e individualista. Afinal esse debate não é sobre indivíduos e sim sobre coletividade e democracia, não é sobre nós apenas, é sobre quem ainda vem à nossa frente em brasilidade.

    De novo, meus cumprimentos!

    (E à moda do Luis Estrada, insistamos: Ley de Herodes, Ditadura Perfeita, El Inferno e o que mais for necessário.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, obrigada pelo belo comentário, concordo plenamente!

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.