sábado, 18 de maio de 2019

Thunder Road

"Thunder Road" (2018) escrito, dirigido e protagonizado por Jim Cummings é uma extensão de seu curta homônimo super elogiado realizado em 2016, Cummings faz um trabalho excepcional e nos presenteia com uma obra independente sensível e muito interessante.
Jim Arnaud (Jim Cummings) é um policial do Texas que está tentando criar sua filha da melhor maneira possível. É um retrato tragicômico de uma figura autoritária americana que está falhando tanto no cenário pessoal quanto profissional.
O filme abre apresentando Jim, um policial disléxico, no velório de sua mãe, um plano-sequência notável em que podemos perceber sua personalidade peculiar, seu jeito de lidar com o luto e toda a performance colocando a música preferida da mãe, "Thunder Road", de Bruce Springsteen e seu discurso nos faz chegar mais perto dele e prosseguir atento ao desenrolar, conferimos então sua tristeza e angústia em ter perdido a mãe e a dificuldade em se concentrar no trabalho devido seus problemas pessoais, como tentar se aproximar da filha e esta evitar ele a todo custo, todos os obstáculos que surgem em sua vida também nos afeta, cria-se uma intimidade em que variadas partes flerta com um humor absurdo e inteligente, mas em todo momento o que se sobressai é o tom humano.
Jim fala bastante e tem muitos rompantes que até impressionam e assustam o espectador, porém logo percebemos que é uma boa pessoa e que necessita de carinho e companhia, ele é espontâneo, impulsivo e até ingênuo, como no caso da guarda da filha. É admirável o como lida com as situações sempre olhando o lado positivo das pessoas e ainda tem sorte porque tem um amigo, seu parceiro de trabalho Dustin (Nican Robinson), mesmo Jim sendo bobo ou nervoso nunca deixa de acolhê-lo em sua família, em determinada parte sua presença faz enorme diferença, pois Jim está completamente sozinho e perdido. Quando ele decide procurar a irmã para conversar percebe que não é bem-vindo, ela lhe diz o como se sente em relação a mãe, o que difere muito de sua visão, além disso outras circunstancias tristes acontecem, mas que servem para que sua filha o olhe com mais carinho e compreensão. 
É um estudo de personagem sensível e inteligente, Cummings impressiona na sua entrega, a narrativa nos prende e nos coloca perto de seus sentimentos e ficamos curiosos sobre suas possíveis reações nas mais diversas situações, a forma que cada um encara o luto e depois segue em frente é particular e é isso que o longa reflete, esse estágio tão delicado e único a cada um.

O personagem é a grande atração, mas em nenhum momento a história se encolhe, Jim vai reagindo espontaneamente e nos fornece cenas memoráveis, como quando decide homenagear sua mãe no velório tocando sua música preferida, mas o rádio não funciona e então resolve dançar, é bastante estranho e causa vergonha alheia, as pessoas se levantam e começam a questionar a sanidade dele, ninguém o leva a sério ou dá importância para sua dor, ninguém se importa e na primeira oportunidade usarão esses seus comportamentos esquisitos para complicar ainda mais sua vida.

"Thunder Road" é um filme simples e inteligente, a comédia permeia boa parte da trama, mas em sua maioria gera um riso de nervoso e a vontade que dá é a de abraçar o personagem, já outras vezes chacoalhá-lo. Vale ressaltar que é um filme independente feito com um orçamento de apenas 140 mil dólares, porém com muita qualidade em todos os quesitos e é uma pena que não tenha ganhado visibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.