quarta-feira, 15 de maio de 2019

Mãos Sujas (Manos Sucias)

"Mãos Sujas" (2014) dirigido por Josef Kubota Wladyka é um filme que se assemelha muito a um documentário, tanto pelo tema abordado como pela naturalidade da obra, mas também funciona muito bem como um thriller, o tom aflitivo permeia todo o desenrolar e a carga dramática exibida pelos atores impressiona. Também é um filme-denúncia ao retratar a gigante discrepância socioeconômica da população local da Colômbia.
O pescador Jacobo (Jarlin Javier Martinez) e o jovem Delio (Cristian James Abvincula) embarcam em uma perigosa viagem pela costa do Pacífico transportando drogas. Escondidos sob as ondas, os dois rebocam um narcossubmarino cheio de milhões de dólares em cocaína vinda diretamente da Colômbia. Juntos, os dois devem enfrentar o mar aberto e regiões devastadas pelo tráfico e pela guerrilha. Jacobo já é um traficante experiente, enquanto que o jovem Delio não está preparado para a dura realidade ao seu redor, e a tensão entre os dois revela-se inevitável.
A luta pela sobrevivência dá o tom à história, vamos juntos de Jacobo e Delio, rapazes de origem humilde sem perspectivas que se submetem a cumprir missões para o narcotráfico, suas vidas são reduzidas a nada e para sair vivo dessas situações é preciso agir com violência, Delio é novato no ramo e no começo o vemos sempre sorrindo e cantarolando, já Jacobo possui cicatrizes de circunstâncias anteriores, juntos nessa perigosa jornada pelo mar aberto vão aprendendo a conviver e a se unir para saírem ilesos, ao longo conhecemos um pouco de cada e a extrema pobreza em que vivem, histórias doloridas e miseráveis e diante do cenário local o único caminho é sujar as mãos. Não demora para Delio entender o risco que corre e se deparar com ações violentas tanto de Jacobo quanto dele mesmo. O olhar de Delio ao longo vai ficando triste e nos atinge visualizar essa crítica situação.
As interpretações surpreendem justamente pelo tom genuíno do filme, os meninos dão verossimilhança e nos imerge na história que mescla ação, thriller, drama e crítica social, a aflição e o desespero domina as cenas, as coisas se complicam de fato quando o narcossubmarino é roubado e aí precisam lidar com instantes tensos e a necessidade de tomada de decisões ruins, que se não colocadas em prática certamente os mortos serão eles.

Cinema latino com identidade própria e que conta as mazelas dessa sociedade tão corrompida e que relega seus locais a meras peças para seu benefício próprio, entre milícias, guerrilha, conflitos que parecem não ter fim se submetem a situações de risco  para ganhar algum dinheiro, um povo castigado e massacrado, que não possuem lugar e que são vítimas de todo tipo de preconceito. O filme tem na produção executiva um nome de peso, Spike Lee, e a direção precisa de Josef Kubota Wladyka atordoa e emociona, também conta com uma bela trilha sonora que representa bem o país. 

"Mãos Sujas" é uma pérola escondida na Netflix e merece muito ser descoberta, aborda o tema do narcotráfico com um viés realista e prioriza enfatizar os pequenos indivíduos e as motivações que os forçam a ir por esse caminho cruel e pesado. Uma forte reflexão sobre essa realidade triste e sem perspectivas, mas em meio a esse desespero há cenas para atenuar e que emanam alegria e esperança, como quando Delio canta a fim de animar Jacobo e este se impregna pela alegria e terminam dançando no barco em meio ao oceano, a amizade que se delineia entre os dois protagonistas transforma e é um apoio em meio ao caos. 

Um comentário:

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.