sexta-feira, 26 de abril de 2019

O Pombo (Güvercin)

"O Pombo" (2018) dirigido por Banu Sivaci é um filme turco que retrata a dificuldade de um adolescente em se adaptar à sociedade e ao meio familiar, sua solidão extrema é compensada pela companhia dos pombos, é no telhado de sua casa que sente a liberdade e o amor que tanto almeja.
Somente no telhado da casa de seus pais, acima dos becos de uma favela em Adana, com seus amados pombos, Yusuf (Kemal Burak Alper) pode encontrar a paz e a si mesmo. Encontrar um ponto de apoio no mundo exterior distópico é mais difícil.
Bastante peculiar o pano de fundo da trama, a columbofilia, a adoração e o cuidado que Yusuf têm com os pombos é algo que fascina o espectador, ele conversa e se sente preenchido na presença deles, na hora de alimentá-los, na hora do voo em que fazem um balé lindo no céu, e em específico passa suas horas com um pombo diferente que tem uma gaiola própria, ele o chama de Maverdi, seu zelo e afeto é retribuído e é incrível poder observar animais que são considerados sujos dessa forma e também serve para que conheçamos essa prática que exige do criador bastante conhecimento para as características desses pombos.
Yusuf é um jovem fechado que passa seus dias e noites ao lado de seus queridos pombos, mantém uma relação distanciada com a mãe e complicada com o irmão mais velho que quer colocá-lo para trabalhar em uma oficina que possui atividades um tanto duvidosas. Não tem jeito de escapar e Yusuf começa a trabalhar e todos os dias tenta chegar o mais cedo possível para cuidar de seus pombos, até que um dia um pombo-correio pousa em seu terraço e ele lê o bilhete e o esconde, depois tenta vendê-lo, mas esse episódio trará consequências terríveis e dará uma reviravolta em sua vida. Ele se desdobra entre o trabalho árduo na oficina e chegar antes de anoitecer para que seus pombos possam comer e voar, mas cada vez mais fica difícil conciliar, visto que seu irmão odeia os pombos e quer que ele se desfaça. Yusuf é trancado em si mesmo e pouco fala, mas seus olhos exprimem tanto sentimento, há tanto amor em si, e quando cuida de seus pombos, especialmente de Maverdi podemos contemplar todo esse amor. É delicado e triste observar o desenrolar da trama, a sua solidão e inadaptação, a dificuldade que passa e a afeição que guarda em seu interior que é depositada quando se dedica aos pombos, ali no terraço se sente livre ao contemplá-los voando e se esquece de toda a sua penúria e carência, ele encontra o apoio que precisa e o amor totalmente inexistente ao seu redor, a compreensão e a liberdade ele sente com os pombos.

É simples e sensível, não tem como não se comover, pois todos temos essa necessidade de afeto e quando ela não vem das pessoas a nossa volta, da família, principalmente, nos apegamos a algum animal, seja qual for, é um ponto de apoio que certamente se tirado bruscamente como no caso do protagonista deixa marcas que nunca serão apagadas, Yusuf é um jovem de sentimentos pulsantes e ao final toda a sua resistência nos preenche e nos alivia também, dá força para que nunca desistamos de nós mesmos. 

"O Pombo" é daquelas histórias sutis que fascinam pelo personagem, ótimo trabalho do ator Kemal Burak Alper, seus olhares penetram e compreendemos suas dores e dificuldades, possui lindas cenas que traduzem seus sentimentos e no fim lágrimas e sorrisos se misturam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.