quarta-feira, 3 de abril de 2019

Assunto de Família/Shoplifters (Manbiki Kazoku)

"Assunto de Família" (2018) dirigido por Hirokazu Koreeda (Depois da Tempestade - 2016) é uma obra bela e singela que nos faz refletir sobre laços e o que de fato forma uma família, retrata a pobreza no Japão e o como as pessoas mesmo sem perspectivas se unem e transcendem esse cenário miserável e caótico. Um drama por vezes pesado e por vezes doce, um acalento e um despertar de consciência. 
Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu (Lily Franky) e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre e mal ganhem dinheiro dos pequenos crimes que cometem, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.
Há boas pitadas de humor em meio ao peso da história, os personagens nos ganham com a simpatia e a generosidade, eles vivem à margem numa minúscula casa, cometem furtos e golpes para sobreviverem e passam a maior parte do tempo comendo, num dia voltando para casa Osamu e Shota (Jyo Kairi) encontram uma menina, Yuri (Miyu Sasaki), e decidem levá-la para casa, pois está aparentemente abandonada e seu corpo repleto de hematomas, Nobuyo (Sakura Andou), esposa de Osamu, não demora para se apegar a menina e mesmo com a situação precária a abrigam, os dias passam e sabem que precisarão fazer algo para não serem descobertos após verem a notícia do desaparecimento da criança, eles lhe dão outro nome, jogam sua roupa fora e cortam seu cabelo, ela começa a acompanhar Shota em seus furtos e a família se remodela novamente. Nobuyo nutre sentimentos maternos, enquanto a matriarca da casa Hatsue (Kirin Kiki) é a figura da avó, esta vive de uma pensão, fruto de um golpe, e segundo as autoridades não poderia viver com mais pessoas na casa. Além dela vivem ali, Osamu, Nobuyo, Shota, Aki (Mayu Matsuoka), que trabalha como stripper e cujo passado também é desconhecido e mais tarde vemos que faz parte de um golpe da qual a "avó" cometeu, e para completar a pequena Yuri/Rin. São personagens que estão à margem de uma sociedade altamente exigente e por isso são vistos como lixo, eles possuem atitudes moralmente questionáveis, mas o filme jamais os julga, acompanhamos o cotidiano e assim como a garotinha ficamos encantados com a ternura entre eles, seja nas refeições, nas preocupações e em seus passeios, essa abertura de emoções acaba nos colocando para refletir nas relações formadas a partir da rejeição do meio e da necessidade de afeto, a união acaba por ser mais forte demonstrando que laços são formados por amor e não por terem o mesmo sangue. A concepção de família é reinventada, a partir das afinidades entre fracassos e perdas se agarram uns aos outros tornando-se cúmplices e moldando seus próprios mundos. 

Em dado momento Shota começa a tomar consciência de seus furtos, quando o dono de um mercadinho lhe diz para não obrigar a garotinha a fazer o mesmo e ainda lhe dá um doce, esse gesto faz com que ele perceba outros lados e comece a indagar Osamu, principalmente quando este vai roubar uma bolsa dentro de um carro, Shota parece triste e não querer mais furtar e quando vê Rin tentar fazer o mesmo no mercado acaba por um incidente revelando os segredos da família. 
Esse grupo de pessoas apesar de cometerem atos ilegais em nenhum momento o filme pende para isso é certo ou errado, apenas demonstra lados, quando decidem ficar com a garota sabem que isso é sequestro, mas ao mesmo tempo a tiraram da violência e do desamparo, o mesmo aconteceu com Shota e Aki anteriormente, o afeto é algo muito presente e mesmo soando estranho algumas conversas tudo flui naturalmente, o contexto desse lar é rico em emoções e o que importa ao final é essa base que falta em muitos lares de famílias convencionais. Como exemplifica o belo diálogo entre Nobuyo e Hatsue, que normalmente não podemos escolher nossos próprios pais e, talvez, seja por isso, que os laços (o vínculo) sejam mais fortes quando os escolhemos.

"Assunto de Família" é uma história bonita que transmite sentimentos valiosos e pertinentes sobre a concepção de uma família, também retrata com desembaraço a marginalização em um país que tem fincada em sua cultura a exigência em ser perfeito, cada vez mais acompanhar esse sistema se torna desesperador e o número da pobreza se eleva, são inúmeras causas da miséria e os que estão nessa situação permanecem escondidos e considerados escória, as seis pessoas dessa história sem qualquer laço sanguíneo se unem pela falta de sorte, por traumas, perdas e perspectivas anuladas a fim de sobreviverem com dignidade entre eles mesmos e o primordial, resgatar e espalhar amor. 

3 comentários:

  1. A atriz Kirin Kiki, musa do Koreeda, faleceu aos 75 anos em setembro de 2018 em decorrência de um câncer.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da morte de Kirin Kiki. Além dos trabalhos com Koreeda como "Depois da Tempestade", ela teve um ótimo papel também em "Sabor da Vida" de Naomi Kawase.

    Neste filme sua personagem faz um doce chamado Dorayaki. Fiquei curioso que procurei e encontrei o doce no bairro da Liberdade em SP. É um doce diferente com creme de feijão.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sabor da Vida" é de uma sensibilidade maravilhosa, amo esse filme, e eu também fiquei com vontade do doce e realmente é diferente, gostei <3 Kirin Kiki vai fazer falta :(

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.