sexta-feira, 31 de maio de 2019

O Segredo de Davi

"O Segredo de Davi" (2018) estreia de Diego Freitas em longas-metragens traz novos ares para o cinema nacional, inclusive é só pesquisar que se encontra produções que estão ousando nos gêneros, vide os recentes "Para Minha Amada Morta" (2015), "As Boas Maneiras" (2017), "O Animal Cordial" (2017), "O Clube dos Canibais" (2018), "Aos Teus Olhos" (2017), "Morto Não Fala" (2018), entre outras maravilhas. Neste há uma mescla de gêneros riquíssima e que remetem a obras cinematográficas hollywoodianas. É um thriller psicológico que desafia o espectador, além de flertar com o fantástico e ao mesmo tempo utilizar boas doses de drama de maneira delicada e envolvente, há um mistério pungente e uma tensão por todo o seu desenrolar e a trama surge em camadas complexas e reviravoltas interessantes. Por haver uma certa confusão em seus desdobramentos pode não agradar a alguns espectadores, mas a junção de elementos e sua qualidade é inegável. Sem deixar de mencionar a atuação de Nicolas  Prattes, que nos transporta para suas particularidades e nos incute curiosidade a cada atitude sua.
Davi (Nicolas Prattes) é um jovem voyeur, que adora filmar os outros sem ser percebido. Um dia conhece Jonatas (André Hendges), mais velho que ele, que está na mesma turma da faculdade por cursá-la como eletiva, para o mestrado. Davi sente um estranho fascínio pelo novo colega e, após uma conversa macabra, decide ele mesmo eliminar pessoas que considera dispensáveis. Sua primeira vítima é uma vizinha (Neusa Maria Faro), que mal fala com as pessoas. Ao matá-la, Davi é surpreendido com o súbito reaparecimento dela, revelando que há algo por trás dos atos do agora serial killer.
Seguimos a rotina de Davi na faculdade e sua obsessão em filmar estranhos sem que eles percebam, quando ele se depara com Jonatas logo se encanta e começam uma amizade toda permeada por sentimentos ambíguos, Davi sofre bullying, é quieto, solitário e muito inteligente, seu passado é uma incógnita e conforme as pistas vão aparecendo percebemos que ele é um tanto transtornado, a confirmação disso vem com o primeiro assassinato que comete contra a vizinha, mas algo macabro acontece e a vítima reaparece na casa dele cuidando e dizendo o que precisa fazer, Davi então se torna um serial killer com o propósito de entender o seu passado e recuperar novamente sua família.
Com um ritmo lento e intimista acompanhamos as descobertas de Davi e também suas ações que se tornam cada vez mais execráveis, inclusive algumas cenas mostrando violência explícita, outra coisa que o atormenta é a relação complicada entre ele e Jonatas, seus desejos afloram enquanto o outro não corresponde, há um jogo de tensão sexual bem forte. Há momentos de puro delírio, porém o jovem não deixa se abater e as reviravoltas finais evidenciam sua personalidade manipuladora e fria.

A ambientação do longa certamente possui inspirações em produções hollywoodianas, o clima não combina com o cenário, mas mesmo assim não afeta o todo, a narrativa é o principal, assim como a meticulosidade de seu protagonista, seu comportamento, pensamentos entre delírios e sua inteligência absurda captura nossa atenção, somos jogados num quebra-cabeça em que a chave para entender as motivações de Davi se dá em seu passado turbulento e perturbado, o filme vai misturando as pistas que envolvem sua família juntamente com seus desejos aflorando, sejam eles sexuais ou de vingança. Pode parecer uma obra truncada, mas retrata com maestria uma mente doente e o principal, sem romantizar a violência e a personalidade de um serial killer.

"O Segredo de Davi" é um thriller psicológico que demonstra toda a dissociação do personagem por conta de seus traumas e sua ardilosidade para acobertar suas ações. Denso e intrigante em suas diversas camadas é um filme caprichado e muito bem elaborado até mesmo quando confunde e se desalinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.