terça-feira, 26 de junho de 2018

Aos Teus Olhos

"Aos Teus Olhos" (2017) dirigido por Carolina Jabor (Boa Sorte - 2014) é um ótimo filme brasileiro que aborda temas polêmicos e atuais, como a pedofilia e as consequências do linchamento virtual, além de refletir o comportamento nocivo dos pais em relação a seus filhos. 
Rubens (Daniel de Oliveira) é um professor de natação carismático e extrovertido, que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Querido por todos devido ao seu jeito brincalhão e parceiro, ele se vê em apuros quando um de seus alunos, Alex (Luís Felipe Melo), diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual, que tem início através de mensagens de WhatsApp e explode de vez quando chega ao Facebook.
"São esses pais que fodem com a cabeça das crianças'', essa frase dita logo no início pelo protagonista é imensamente importante para refletir as atitudes dos pais e o peso das expectativas em cima da criança. Os pais de Alex são divorciados e não se dão bem e acabam criando uma atmosfera tensa para o filho, que tenta se sobressair e ganhar o campeonato de natação apenas para ser visto e o pai ter orgulho dele, após perder ele fica emburrado e o professor tenta uma aproximação, ao vê-lo chorar resolve levá-lo para o vestiário, o menino acaba falando pra mãe que o professor o beijou e aí as situações que se desenrolam acarretam grandes consequências para Rubens, que com seu jeito espontâneo faz aumentar a dúvida dos pais das outras crianças. O estrago acontece mesmo quando a mãe revoltada espalha no grupo de WhatsApp o suposto acontecido, a diretora do clube analisa com cautela, mas os pais querem um posicionamento rápido, então a mãe desequilibrada expõe por Whatsapp a história que o filho contou, alguns questionam sua atitude e pede para que averigue em sigilo, já outros o detonam e o julgam pedófilo, no dia seguinte as redes sociais estão lotadas de xingamentos. Rubens é adorado pelas crianças e simpático com as adolescentes, fora do expediente algumas vezes suas atitudes são questionáveis e até dúbias, mas nada é concreto, ele tenta seguir com seu trabalho, mas depois da exposição nada mais será como antes, os pais pedem sua expulsão e a diretora não pode fazer mais nada, tudo saiu de seu controle e não houve sequer tempo para que se iniciasse uma investigação. A história permite, assim como o título sugere, que independente do que for cada um terá seu veredito, a narrativa segue com um ponto de interrogação mostrando os lados, menos o da criança, e trata com seriedade, principalmente, a questão do julgamento virtual, que infelizmente é muito comum.

A maneira como cada um lida com o suposto abuso é interessante, o pai, por exemplo, não se importa se o que aconteceu com o filho o machucou fisicamente ou psicologicamente, ele tem medo do que podem dizer sobre sua sexualidade, a mãe visivelmente instável parece querer arrumar confusão só para ver se o ex-marido toma alguma atitude, talvez nutre raiva pelo fato dela criar o menino sozinha e ele ser ausente e participar só quando interessa. Alex fica calado quando o pai pergunta sobre o ocorrido, dá impressão que ele está com vergonha, mas do que exatamente? Do suposto abuso ou do comportamento dos pais? A diretora do clube acredita na inocência de Rubens, mas com a rapidez que tudo aconteceu ficou de mãos atadas. Daniel de Oliveira transmite com exatidão uma ambiguidade ao mesmo tempo que se torna frágil com o desenrolar, de repente o vemos afundar numa piscina de ódio e julgamentos. 

"Aos Teus Olhos" é adaptado da peça de teatro catalã "O Princípio de Arquimedes" e remete a outros filmes sobre o tema, como "Dúvida" (2008) e "A Caça" (2012), mas o seu desenvolvimento é rápido e direto, não se aprofunda nas questões, mas reflete a irresponsabilidade de postagens com intuito de espalhar discórdia, causando danos irreversíveis na vida do "acusado", transforma-se as redes sociais num tribunal que destila ignorância, preconceitos e que promove apenas o caos, esse é um assunto que precisa muito ser debatido e o filme o faz com precisão. 

Um comentário:

  1. Este filme eu ainda não vi, mas gostei muito dos ótimos "Dúvida" e "A Caça".

    São histórias que mostram como a reputação de uma pessoa pode ser destruída por conta de uma acusação movida por ódio, inveja ou ciúme.

    Tema polêmico e extremamente atual.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.