segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Goodnight Mommy (Ich Seh, Ich Seh)

"Goodnight Mommy" (2014) dirigido por Severin Fiala e Veronika Franz é um longa austríaco produzido por Ulrich Seidl ("Paraíso: Amor, "Paraíso: Fé", "Paraíso: Esperança"), o filme tem sido vendido como terror, mas na verdade ele é um drama que se desenvolve como suspense com pitadas de horror. É cru, perturbador e trágico.
No calor do verão, uma casa isolada no campo, entre bosques e campos de milho. Gêmeos de dez anos de idade esperam por sua mãe. Quando ela volta, com a cabeça envolta em ataduras após uma cirurgia plástica, nada é como era antes. Severa e distante, ela fecha a família para o mundo exterior. Começando a duvidar que esta mulher é realmente sua mãe, os meninos estão determinados a encontrar a verdade de qualquer maneira.
O longa se utiliza de alguns elementos bem conhecidos do grande público, porém o que o faz ser uma obra que valha a pena é o seu desenvolvimento, nos conectamos com a história, os dois meninos isolados em uma imensa casa brincam de explorar, percebemos o quão grande é o laço de amizade, além do sanguíneo que os une. Quando a mãe volta pra casa depois de uma cirurgia plástica ficam intrigados, pois está com o humor alterado. Já no início dá pra sacar umas coisinhas em relação aos irmãos, o filme vai dando pistas sutis, mas o que importa realmente é o drama envolvendo esta família.
O ritmo lento dá a tensão exata, assim como a ambientação. A mãe reaparece na casa com o rosto repleto de ataduras e completamente sem paciência com um dos meninos. Os gêmeos Lukas e Elias não se desgrudam e conforme o desenrolar começam a articular planos para descobrir se aquela mulher é de fato a mãe deles. A proposta é exatamente a dúvida sobre os personagens, o que gera um clímax eficaz para a história. Há muitos detalhes e se o espectador for sagaz percebe logo o que se passa, mas mesmo assim não diminui os sentimentos causados.
O longa prima pelo terror psicológico. A atuação tanto dos garotos como a da mãe, vivida pela atriz Susanne Wuest, está excelente, o suspense e o mistério entre eles ficou perfeito. "Goodnight Mommy" instiga a nossa imaginação, a trama é bem desenvolvida e surpreende em seu final. A mãe tem um aspecto macabro envolta naquelas ataduras, o que só faz aumentar a sua rigidez.

Mesclando um bom roteiro com cenas de horror e criando uma atmosfera de suspense crescente, este é o tipo de filme que realmente assusta, pois as situações chegam próximas de nós, afinal trata de traumas e perdas. Muitas pessoas se decepcionaram com o filme devido ao trailer que se tornou um viral, ele causa uma impressão errada.
O terror de "Goodnight Mommy" é psicológico e é angustiante pelo drama dos personagens que permite ao espectador diversas interpretações e conclusões. Classificá-lo como terror seria muito pouco, ele passeia por vários gêneros culminando num final perturbador e trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.