quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sentidos do Amor (Perfect Sense)

Não se enganem pelo título, não é apenas mais uma história de amor, apesar conter o romance, o filme trata de uma questão trágica, porém poeticamente.
"Sentidos do Amor" (2011) de David Mackenzie é um drama apocalíptico triste e ao mesmo tempo de uma beleza enternecedora, que nos faz pensar na vida que levamos e o como reagiríamos se acontecesse um fato desses conosco.
Eva Green é Susan, ela sofre por um relacionamento frustrado, no trabalho acaba encontrando um paciente com um caso particular, após sofrer uma crise de choro, ele perde completamente o olfato. Susan descobre que, nas últimas 24 horas, centenas de casos idênticos apareceram. Susan conhece Michael (Ewan McGregor), chefe de um restaurante próximo a sua casa, e os dois se apaixonam.
Ela é uma jovem médica, epidemiologista que vive uma promessa de amor, enquanto o mundo a sua volta desmorona, ninguém sabe o que está atacando a humanidade, se é um vírus, um ataque terrorista, ou uma ação radical dos capitalistas, muitas interpretações se dão, mas ninguém sabe o que é realmente.
A cada crise de emoção um novo sentido é perdido, depois do olfato, uma crise de loucura é acometida a ponto das pessoas comerem qualquer coisa, desde animais a flores, um caos é gerado, até que sentem que o paladar está perdido. Logo vem a perda da audição, depois de uma crise de raiva e ódio pelos demais, percebem não ouvirem mais nada, e o silêncio predomina, tanto para eles, como para nós que assistimos, o que deixa uma atmosfera de desespero inigualável ao longa. Até que a perda da visão acontece e uma onda de perdão e amor acomete a todos. O casal que estava brigando pela raiva da última perda, a audição, agora sentem um desejo enorme de se abraçarem e se perdoarem, e no último minuto a centímetros de distância um do outro, tudo fica escuro, e é pelo tato que se encontram e se abraçam, como se isso fosse o único meio de continuarem vivos. Mas até quando?
É interessante o modo como as pessoas reagem a cada sentido perdido. Perde-se um, mas conforma-se depressa pelos que ainda restam. Acostuma-se fácil. 

"Sentidos do Amor" é um filme reflexivo e que promove sensações únicas. O amor é o sentimento que é capaz de nos fazer ter esperança, mas será que é capaz de permanecer até o fim? O filme ao invés de explorar o pior do ser humano em uma situação desesperadora, onde o final do mundo é o cenário, prefere acreditar no lado positivo do nosso ser, onde apenas o amor é que de fato perdura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.