sexta-feira, 13 de abril de 2012

Um Método Perigoso (A Dangerous Method)

David Cronenberg dirige um filme sobre o início da psicanálise e a relação de Sigmund Freud com Carl Jung. O filme é baseado no livro de John Kerr, "A Most Dangerous Method", mas antes de ir para a tela do cinema, passou pelos teatros com o título "The Talking Cure", ambas escritas pelo roteirista Christopher Hampton.
As vésperas da primeira guerra mundial, em Viena, o psiquiatra Jung (Michael Fassbender) trata seus pacientes baseando-se nos ensinamentos de seu mentor, Freud (Viggo Mortensen). A partir do tratamento de seus pacientes histéricos, Freud deduziu que os sintomas das doenças nervosas são formadas a partir da repressão de certas lembranças, vistas como negativas, e a eliminação destas se dava pelo método catártico, sob hipnose onde o paciente revive o momento traumático. O propósito freudiano é explicar os mecanismos do inconsciente de forma científica, acreditando que o homem pode fazer o uso da razão para alcançar o conhecimento, e se livrar da ignorância e sofrimento. Há também a questão da sexualidade, que é bem ampla em seus estudos, acredita-se que tudo que se reprime é de natureza sexual, ou se liberta ou se reprime em função da sexualidade.
Uma das pacientes de Jung é Sabina Spielrein (Keira Knightley, com uma interpretação excepcional), perturbada pelo passado, sofre de esquizofrenia e histeria, logo a relação médico/paciente vai além do aceitável pela sociedade, Jung fica seduzido pela moça e se tornam amantes. Com o escândalo, acarretou a interferência de Freud no caso, daí em diante as discordâncias entre os dois psicanalistas se tornam cada vez maiores, Jung começa a questionar os métodos de Freud, e acontece o rompimento da amizade.
Freud é sedutor com suas palavras, persuasivo e convincente, apresentando um lado cheio de crenças e preconceitos. Jung é um homem falho, que não acredita em coincidências, preso as convenções sociais.
Sabina melhorou com o tratamento e também se tornou uma brilhante médica reconhecida, uma das primeiras mulheres no ramo da psicanálise no mundo.

É um tema vasto e complexo, portanto, a trama aborda mais o relacionamento, tanto de Freud e Jung e Jung e Sabina.
Este é um filme precioso, que nem se pode piscar, são diálogos minuciosos abordando a mente humana. Retrata o quanto somos seres falhos, inconstantes, e principalmente, o como reprimimos nossos desejos. "Um Método Perigoso" é uma obra sóbria e inteligente sobre o inconsciente humano, de fato, bem reflexiva. Sente-se no divã e aproveite a terapia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.