terça-feira, 24 de abril de 2012

O Leitor (The Reader)

Baseado no romance "Der Vorleser" do escritor alemão Bernhard Schlink e adaptado para o cinema pelo roteirista David Hare e dirigido por Stephen Daldry.
Retrata a história de Michael Berg (Ralph Fiennes), um advogado alemão que nos idos de 1958, mantém um caso com uma mulher mais velha, Hanna Schmitz (Kate Winslet), até que ela subitamente desaparece de sua vida para ressurgir oito anos mais tarde, no banco dos réus de um tribunal alemão, acusada de ter trabalhado na SS durante a segunda guerra mundial, e de ser uma das responsáveis pela morte de dezenas de judeus em diferentes momentos da guerra. Michael percebe que Hanna guarda um segredo que acredita ser pior que seu passado nazista, um segredo que pode ser crucial para a decisão da corte.
A história começa com Michael relembrando seu passado, quando menino envolveu-se com Hanna, vinte anos mais velha que ele, depois de uma intensa relação tanto sentimental quanto sexual, regada com boas doses de leitura, Hanna desaparece misteriosamente. Ela é uma mulher simples, rústica e sem grandes habilidades para comunicação, mas é extremamente envolvente e bela. Michael nunca conseguiu se relacionar com outra mulher e nunca a esqueceu. Ao mesmo tempo que enxergamos Hanna uma pessoa má que cometeu atrocidades, ela é caracterizada como uma personagem humana e de muitas nuances.
A colaboração voluntária desta mulher nos campos de concentração é o que está em julgamento. Quantos não acataram ordens de Hitler sem ter a noção da crueldade ao qual estavam se submetendo? Os valores humanos são postos em xeque, quando é acusada pelas outras mulheres que também serviram ao regime, ela acaba assumindo o crime sozinha. Michael sabe que Hanna é analfabeta e que, portanto, seria impossível ter escrito um caderno com os relatos diários de sua função. Envergonhada, Hanna não assume a ignorância e paga o preço sozinha.
Um fato interessante era que Hanna por ser analfabeta sempre escolhia as mais novas para que lessem os romances para ela, antes que as encaminhassem para a morte. Não podemos julgá-la, pois ela viveu dentro de sua própria ignorância.
Romance, conflitos e redenção, basicamente o filme se resume a isso, mas há o amor pela leitura que o faz ser ainda mais interessante. A interpretação do garoto David Kross é bastante convincente e garante cenas de intensa paixão, o ritmo se quebra um pouco quando Michael surge mais velho, interpretado por Ralph Fiennes, mas nada que prejudique a trama.

Não há clichês ou sentimentalismos, e muito menos julgamentos para com os personagens, tanto Michael como Hanna agem de forma oposta do esperado. É sutil ao tratar do holocausto e a interpretação de Kate Winslet é formidável, uma mulher complexa, mas de modos simples. Deveras um filme grandioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.