segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pina

Pina é a precursora do teatro-dança e sacudiu o mundo da dança literalmente, é conhecida por contar em suas obras as histórias baseadas nas experiências de seus bailarinos, que também contribuíam na construção de suas peças.
Conhecida por usar cenários mais urbanos, o cotidiano, os bailarinos às vezes nem dançam, simplesmente correm, saltam, riem e gritam, tudo muito natural e livre.
Suas obras utilizam elementos naturais, como água e terra, uma linguagem de teatro é atribuída e tudo ganha forma com expressões corporais extremamente detalhadas em cada parte do corpo.
De origem alemã o projeto é uma homenagem a coreógrafa e bailarina Philippine Baush, ou apenas, Pina. O filme foi um projeto desenvolvido pela homenageada e deveria abordar as suas peças em 3D, mas infelizmente ela faleceu em 2009. Então virou uma obra baseada em suas coreografias e repleta de depoimentos, servindo como uma homenagem póstuma.
Ao longo do tempo foi adquirindo simpatizantes e dançarinos de diversos países que se juntaram à companhia, que tem um grande repertório e viaja regularmente para diferentes lugares do mundo.
O documentário não explica quem foi Pina, uma coreógrafa original e surpreendente, que revolucionou a dança moderna. Não tem teor biográfico, mas contém depoimentos dos bailarinos falando das suas peças.
O início é cansativo até que se acostume com o ritmo e a proposta, entender o que cada dança quer expressar, tem que ter uma certa força de vontade para terminá-lo. O melhor são as cenas em que as danças são mostradas ao ar livre, ou quando a força corporal se mistura à música, tornando-se uma só coisa.
É uma obra de profundidade artística, as pessoas que admiram a dança moderna poderão se deslumbrar e, talvez, fique restrito a esse nicho. 

Wim Wenders com muito requinte expôs ao público com inspiração e inteligência uma mulher corajosa, pois acusaram ela de não ter técnica, falta de consistência, de fazer peças pesadas e violentas, usando temas como estupro, entre tantos outros.
De forma bem detalhada e com elegância soube captar os gestos, os movimentos e as expressões. É de uma beleza plástica exuberante.
Indico para os apaixonados pela dança e pelas suas inovações, sem rótulos, livres e naturalmente espontâneos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.