sábado, 14 de abril de 2012

Enquanto Você Dorme (Mientras Duermes)

"Enquanto Você Dorme" é um filme espanhol dirigido por Jaume Balagueró. Uma mistura sensacional de drama e suspense. Mostra o dia a dia no condomínio sob os olhos de César (Luis Tosar), um psicótico. Ele controla tudo e todos e possui uma estranha obsessão pela moradora Clara (Marta Etura), uma moça muito feliz e que sempre está com um sorriso estampado no rosto, ele porém, nasceu sem a capacidade de sentir felicidade.
O porteiro é um personagem peculiar, no início tudo parece normal, até que aos poucos somos introduzidos ao cotidiano desse ser esquisito. Ele transpira infelicidade, não consegue se sentir feliz, ele explica que nasceu assim, como alguém que nasce cego ou surdo, ele porém, nasceu sem a capacidade de sentir felicidade.
A beira do suicídio, ele tenta buscar motivos para continuar, Clara é o motivo, e todas as noites ele invade sua casa, faz ela cheirar uma substância que causa entorpecimento, e enquanto ela dorme se deita junto.
Essa obsessão só tende a crescer, só que as circunstâncias inesperadas acontecem adiando a continuidade de sua loucura. O momento de desabafo de César é quando visita a sua mãe no hospital, ela escuta as excentricidades do filho sem poder dizer uma palavra, o que deixa a atmosfera angustiante, um desespero invade, também tristeza, não sabemos o que a mãe pensa sobre os absurdos que estão sendo contados.
Há uma menina no condomínio que sabe de tudo, ela espia todas as noites e vê ele entrando no apartamento, sob chantagens mais piradas ainda, ela mantém o segredo, até que os acontecimentos pioram de forma extrema.

Luis Tosar (Cela 211 - 2009) consegue fazer um personagem complexo, original e que nos confunde muito. 
O filme nos prende de uma maneira hipnótica e em vários momentos ficamos boquiabertos, abismados com que esse homem é capaz de fazer, além de ter cenas de puro suspense. "Enquanto Você Dorme" é um longa que prima pela tensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.