quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Dogs (Câini)

"Dogs" (2016) dirigido pelo romeno Bogdan Mirica é um filme cru e violento sobre uma terra sem lei com homens brutos e imorais, e mesmo caminhando lentamente a tensão e o mistério capturam a atenção, além de possuir uma aura de faroeste moderno.
Roman (Dragos Bucur) herda um grande pedaço de terra do seu avô, localizado em uma remota vila da Romênia que faz fronteira com a Ucrânia. Ele está decidido a vender o território isolado. No local, estranhos eventos acontecem e Roman acaba descobrindo que o avô usava a terra como um típico senhor do crime. Agora, para vender a terra, ele precisa lidar com os "procuradores" do avô, enquanto um policial investiga o caso.
As vastas terras que Roman herda de seu avô são secas e inóspitas, a velha casa não está em condições de ser habitada, mas existe um homem que a vigia junto da cadela esfarrapada chamada Polícia, não demora para que Roman encontre alguém para ajudá-lo a vender as terras, só que não contava com os obstáculos que surgiriam, fica claro numa conversa logo no início que esse lugar é utilizado sob formas ilegais por conta da proximidade com o Delta do Danúbio, o rapaz que o estava ajudando de repente desaparece e estranhos acontecimentos revelam afinal quem era seu avô, enquanto isso o policial tenta desvendar o mistério envolvendo um pé encontrado no rio.
Roman é um empecilho para os negócios do grupo, uma espécie de máfia, que era liderada por seu avô, sua intenção em vender as terras os perturbam e tentam fazer com que Roman se sinta inseguro e incomodado no local, porém ele decide ficar e prosseguir, daí as coisas ficam mais sinistras e Samir (Vlad Ivanov) numa noite o encurrala ao matar um javali nas redondezas. Ele o leva para um churrasco e inicia uma conversa estranha, mas que para um bom entendedor bastaria, Roman não sabe de nada e não conhecia realmente seu avô e aquelas terras têm uma importância e pertencem àqueles homens, como Samir diz, não combinam com um homem da cidade. Dá a dica que poderia passar as férias ali, mas que não as vendesse, o ambiente diante a fogueira e olhares suspeitos dão um tom de suspense e o ar fica sufocante, Roman bebe até não poder mais e parece não entender a gravidade do assunto, além de ser um idiota com a namorada que apareceu na casa do nada, ele a deixa sozinha e é indiferente à presença dela, de algum modo Roman vai se transformando e provocando a ira, principalmente, de Samir.

O policial Hogas (Gheorghe Visu) tem a saúde prejudicada e por mais esforços que tenta fazer carece de recursos e sua autoridade ali não vale de nada, a lei é inútil, a corrupção e a violência dominam esta terra desolada.
A história segue de forma paciente e ameaçadora ao demonstrar as motivações de seus personagens, o protagonista tem receio e pensa em desistir, mas volta atrás por não achar justo, até mesmo quando Samir o encara e coloca toda a situação num diálogo intimidador, o desconforto no local é enorme, a sensação é de sempre haver alguém espreitando e o silêncio que paira no ar sufoca.

"Dogs" é um suspense cru e contemplativo com toques de faroeste moderno sobre uma região rural desolada da Romênia onde a brutalidade e a imoralidade dominam e as leis são completamente inúteis e ridicularizadas.

Um comentário:

  1. Gostei da dica. Sempre aparecem filmes com temas fortes produzidos na Romênia e nos países das antiga Iugoslávia

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.