quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O Autor (El Autor)

 "O Autor" (2017) dirigido por Manuel Martín Cuenca (Canibal - 2013) é uma adaptação de uma história do escritor Javier Cercas, que retrata a saga de um homem comum, mas ambicioso que busca inspiração para escrever um livro de alta literatura, só que por mais que tente nada o ajuda a criar, o fracasso insiste em acompanhá-lo. Da onde surgem as inspirações? Será que são epifanias em momentos de ócio ou os estudos e ler continuamente ajuda na elaboração? Como saber se o que está escrevendo é original e não fruto de algo que tenha lido ou ouvido? Por isso, a realidade é muitas vezes usada para inspirar escritores, os passantes e suas angústias secretas, uma gama de possibilidades que atraem qualquer mente criativa, e é por aí que o protagonista começa a desenvolver seu livro, só que ao invés de apenas observar faz dos seus personagens peças num tabuleiro, manipulando-as como bem quer sem se importar, ele espia, se intromete e obsessivamente as leva para o destino que sua história pede.
Álvaro (Javier Gutiérrez) sonha em ser escritor, de alta literatura, não um picareta como o escritor de bestsellers que sua esposa Amanda (María León) gosta. Quando ele encontra a mulher o traindo, ele decide largá-la e sair do emprego para tentar alcançar seu sonho. Ele começa a provocar conflitos reais para então poder escrever sobre eles, mas ele é a principal vítima dos seus atos.
O filme mistura uma sutil sátira ao drama do protagonista que anseia obstinadamente escrever seu livro, mas não qualquer um, como os de sua esposa (María León), uma escritora de bestsellers adorada, ele claramente tem inveja de seu sucesso e sua escalada no meio, mas fecha-se nessa bolha de alta literatura, a narrativa brinca com a questão do processo de criação e se o talento é inerente ou se pode ser adquirido, Álvaro faz um curso para aprimorar técnicas de escrita e se apequena diante a sua jovial e bela mulher que está nos holofotes, até que ele vê ela o traindo e sem manifestar nenhuma emoção vai embora para outro lugar, se acomoda num apartamento onde coloca sua mesa, computador e cadeira num absoluto branco, tal qual uma página, e o emprego é praticamente esquecido, decidido tem certeza que escreverá. Ele é um sujeito comum, sem muitos atrativos e quando lê em voz alta seu conto para o professor, vivido pelo excelente Antonio de la Torre, este o coloca no chão criticando seu modo americanizado e repleto de soluções fáceis, ele diz coisas terríveis a Álvaro, que se não fosse pela sua obsessão cega certamente teria esquecido a ideia de escrever um livro. Mas ele reúne algumas falas do professor em sua mente e inicia sua busca por inspiração no cotidiano, utilizando as pessoas do seu prédio como personagens e suas vidas como enredo, mas ele não se contenta em apenas observar para então criar, ele quer de fato saber o que acontece dentro dos apartamentos, daí começa a gravar com seu celular as conversas do casal de mexicanos ao lado, seduz a síndica com o interesse de saber mais sobre os outros moradores, aliás, Adelfa Calvo é incrível em cena, principalmente quando canta com paixão, coisa que Álvaro não possui, ele não demonstra paixão pelo que está fazendo, parece que vive dentro de um sonho egoísta.

Seu livro vai tomando forma à medida que descobre sobre alguns moradores, os vai moldando a partir das fofocas retiradas da síndica em troca de noites de amor, vai se infiltrando em suas vidas, mentindo e articulando para que coisas ocorram e dessa forma sua história ganhar corpo, só que ele não tem limites e não se interessa pelo ser humano em si, ele manipula e despreza, provoca conflitos, e nessa sua loucura não contou que talvez algo pudesse dar errado, que seus personagens de carne e osso se voltariam contra ele. Uma reviravolta que não cogitou em momento algum.

"O Autor" é um exemplar original que mescla ironia e sensibilidade, retrata um homem comum e sem brilho, até aí tudo bem, na maior parte todos somos, mas ele alimenta sentimentos como inveja, indiferença, arrogância, prepotência, ou seja, nada aberto para inspirações, por isso nunca consegue concluir seu sonho, pois é medíocre e pensa que está acima dos outros, quando na verdade, está à sombra, sempre acariciando o fracasso. Seu desfecho é um tanto desapegado aos clichês e para quem procura por filmes diferenciados dentro do catálogo da Netflix é uma boa opção!

Um comentário:

  1. É mais um filme que eu já tinha colocado na minha lista para conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.