sexta-feira, 6 de julho de 2018

Direções (Posoki)

 "A Bulgária é o país dos otimistas. Todos os realistas e pessimistas já foram embora"

"Direções" (2017) dirigido por Stephan Komandarev (O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar a Esquina - 2008) é um filme excelente que retrata com peso as mazelas que assolam a Bulgária, corrupção, desemprego, injustiças, violência, uma crítica sócio-política pungente e humana, somos inseridos em um cenário desesperançoso e doloroso que inevitavelmente conversa com problemas que fazem parte de tantos outros lugares do mundo.
Durante uma reunião com o gerente de seu banco, um taxista descobre que a taxa que deveria pagar para obter um empréstimo dobrou. Ele quer preservar sua honestidade, mas não vê saída para sua situação. Desesperado, atira no gerente e depois em si próprio, desencadeando um grande debate nacional sobre como o desespero tomou conta da sociedade civil. Enquanto isso, cinco outros motoristas de táxi e seus respectivos passageiros se movem pela noite na esperança de encontrar um caminho mais claro. Um road movie sobre a despótica Bulgária contemporânea. 
A crise econômica agravante gera o declínio de valores, o prólogo nos apresenta uma inquietante história que repercutirá e fará com que as pessoas reflitam os seus modos de vida, Mihail (Vassil Vassilev) trabalha como taxista para complementar a renda e conseguir pagar as suas dívidas, mas cada vez mais ele se vê esmagado pelo sistema, confrontado por um agente que pretende penhorar seus bens decide recorrer a um empréstimo, porém o banqueiro exige o dobro da quantia inicialmente pedida como suborno e em um momento de desespero Mihail mata o banqueiro e logo após atira em sua cabeça, essa ação desencadeia debates nas rádios e enquanto isso vemos outros cinco taxistas, que se desdobram para complementar a renda ou mesmo por não ter emprego em suas áreas, passamos por diversas pessoas, a maioria desiludida e insatisfeita, alguns clientes mal-educados, já outros precisando de afeto e ajuda, dos taxistas o que mais se destaca é o professor de educação física que salva um homem do suicídio por achar que sua vida é uma vergonha, outro ainda, o corrupto, que ao ver um passageiro rico adultera o taxímetro e quando lhe diz o valor, o homem enraivecido o ataca e acaba transformando a situação num risível desastre. Há ainda o velhinho que acabara de perder seu filho e sofre por ninguém se importar, uma taxista que encontra um ex-colega que destruiu sua vida e deseja vingança e um padre que ao levar um homem até o hospital para receber um novo coração tenta lhe incutir esperança. 

O filme contém cenas e diálogos memoráveis, retrata com precisão a situação do país e o declínio dos valores, as pessoas sofrem e se viram como podem, as dívidas, a vergonha e a revolta ocasionadas pela crise dá espaço também para a intolerância e infelizmente atinge parte da grande população, a sensação de desilusão é o que impera e poucas são às vezes que a sensibilidade aparece, em alguns personagens ela está mais evidente, já em outros as decepções trataram de acobertá-la. 

"Direções" retrata uma Bulgária falida, mas muitos dos problemas retratados assolam inúmeros países do mundo, a partir do ato de Mihail a população começou a repensar a desigualdade e o como as leis que por mais que mudem nunca os beneficia, só ocasiona dor, raiva e momentos de desespero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.