sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar da Esquina (Svetat e Golyam i Spasenie Debne Otvsyakade)

Dirigido pelo búlgaro Stephan Komandarev, este longa magnífico nos conta a bela história de Aleksander Georgiev, apelidado de Sashko (Carlo Ljubek). O garoto veio ao mundo no dia 15 de setembro de 1975, em algum lugar dos Balcãs, "onde a Europa termina, mas nunca começa", a gentil e suave Yana (Ana Papadopulu) dá a luz a Sashko, a mulher grita de dor e seu marido Vasil (Hristo Mutafchiev), conhecido como "Vasko", espera ansioso por notícias no corredor do hospital. Enquanto isso, a avó de Sashko (Lyudmila Cheshmedzhieva) sai à caça de açúcar para preparar quitutes para celebrar o nascimento do neto, e o avô do garoto prestes a nascer, chamado por todos de Bai Dan (Miki Manojlovic), confronta um adversário para se tornar o novo rei do gamão local. Em um corte rápido, a história de Sashko pula para o momento em que ele viaja com os pais por uma estrada de acesso à cidades da Alemanha. Eles sofrem um acidente e Sashko perde a memória. Com a ajuda de Bai Dan, ele faz uma viagem de encontro a sua própria identidade e aos valores de sua família.
Esta maravilha prima por cada detalhe, nada está fora do lugar. O personagem de Miki Manojlovic é o mais cativante, um avô que faz de tudo para que seu neto consiga recuperar a memória, e ele o faz da maneira mais linda do mundo. Com uma bicicleta tandem (bicicleta de dois lugares), viaja e passa por lugares a fim de poder reacender algo na mente do seu neto. São paisagens estonteantes, uma fotografia impactante, inevitável não escorrer lágrimas de nossos olhos. Há um tom de esperança latente, algo libertador e energizante. Um nascer de novo. O avô mostra que a vida é parecida com o jogo de gamão. Repleta de escolhas, e se observar atentamente sempre vamos encontrar uma saída. O jogo e a vida, carregados de estratégias, derrotas e vitórias. É admirável observar a relação de amor entre avô e neto, e um tabuleiro de gamão.
Em paralelo a toda essa história somos levados a infância de Sashko com seus pais, que viveram durante anos como emigrantes na Itália num campo de exilados vítimas do comunismo, e onde sofreram enquanto expatriados. O avô Bai Dan no início diz: "O mundo é grande e a salvação espreita ao virar da esquina", frase que dá título ao filme. Por mais complicada que seja uma realidade, o mundo é muito grande e nele estão todas as oportunidades e possibilidades. Em uma cena demonstra como a incrível chegada de açúcar vinda de Cuba, tão distante da pequena Bulgária, pode ter salvado a festa de nascimento de seu primeiro neto. Uma poesia simples cheia de sentimento e otimismo, é um filme que nos acaricia, que nos proporciona sentir algumas coisas esquecidas, liberdade de espírito, amor puro sem influências externas, pois Sashko no hospital não reconheceu seu avô, mas o amou desde o início.

Merecedor de todos os elogios possíveis, "O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao Virar da Esquina" é uma joia rara. Às vezes nos esquecemos que o mundo é grande e que podemos encontrar possibilidades diversas, ficamos estagnados a apenas um único caminho, uma única memória, a uma única vida. Descobrir o que somos e o que nos cerca, e o que vai além disso tudo é a maior aventura e alegria que o ser humano pode sentir. Desbravar novos mundos dentro de si e fora também. Sempre vão haver saídas, basta saber olhar e ter a mente mais aberta. Assim aconteceu com Sashko, recuperou a memória depois de uma tragédia, e percebeu que a vida poderia oferecer várias coisas para ele, tanto boas quanto más, porém ele escolheu a alternativa certa, foi em busca de seus sonhos e ouviu que o seu coração pedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.