quinta-feira, 24 de março de 2016

Top 10 - Filmes de Vampiros

Segue uma lista imperdível para quem curte o universo vampiresco, a maioria dos filmes primam pelo drama e romance e se destacam não só pela estética, mas também pela beleza narrativa. Confiram:

10- 2019 - O Ano da Extinção (Daybreakers - 2009) de Michael Spierig e Peter Spierig
Em 2019, a população mundial quase toda foi transformada em vampiros por um tipo de vírus e estes levam uma vida socialmente próxima do normal, vivendo principalmente a noite. A pequena parcela da população sobrevivente virou gado em instalações de coleta de sangue para manter a maioria viva. Agora com a raça humana ameaçada de extinção, os vampiros terão que capturar os humanos restantes ou desenvolver uma nova raça para perpetuar a espécie. Enquanto isso, um grupo secreto descobre uma nova maneira de lidar com os vampiros.

09- Vampyros Lesbos - 2008 de Matthew Saliba
Uma homenagem do cineasta independente Matthew Saliba ao clássico "Vampyros Lesbos", de Jess Franco, narrada através de imagens, como o famoso curta "La Jetée", de Chris Marker. Conta a história de Linda, uma solitária dona de casa cujo marido, Omar, não lhe dá a mínima. As coisas mudam quando ela conhece a misteriosa Condessa Nadine - uma vampira em busca de alguém com quem passar a Eternidade.

08- Vampire - 2011 de Shunji Iwai
Um professor, com sede de sangue, busca mulheres com tendências suicidas na Internet para serem suas vítimas. No entanto, ele sempre se apaixona por elas antes de matá-las. Um drama poético que retrata nada mais que a solidão. Não espere terror ou coisas sobrenaturais, o filme é delicado e sensível ao mostrar um lado macabro e bizarro do ser humano, e a sua inaptidão para a vida.

07- Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire - 1994) de Neil Jordan

Acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras mas também grandes desavenças.

06- Byzantium - 2013 de Neil Jordan
Clara (Gemma Arterton) é uma jovem mãe vampira que morde sua filha Eleanor (Saoirse Ronan). Procurando por refúgio, a dupla mortal conhece o solitário Noel. Pouco tempo depois, a adolescente faz amizade com Frank (Caleb Landry Jones) e conta que elas sobrevivem com sangue humano há cerca de 200 anos. O segredo começa a se espalhar e o passado das mulheres vai voltar para assombrá-las.

05- Sede de Sangue (Bakjwi - 2009) de Park Chan-wook
Um popular e adorável padre de uma pequena cidade, se torna voluntário de um experimento médico, que dá errado e o transforma em vampiro. Ao tentar reverter o processo, começa a ter um caso com a esposa de um amigo e mergulha cada vez mais na imoralidade. 

04- A Garota Que Anda à Noite (Girl Walks Home Alone at Night - 2014) de Ana Lily Amirpour
Coisas estranhas acontecem em Bad City. Uma cidade iraniana fantasma, lar de prostitutas, viciados, cafetões e outras almas sórdidas. Um reduto de depravação e falta de esperança, onde uma vampira solitária persegue os habitantes mais repugnantes. Mas quando um garoto conhece uma garota, uma história de amor incomum começa a florescer… vermelha como o sangue. Com uma estética impecável, é um conto de horror que envolve uma série de simbolismos. É melancólico e muito intrigante! Saiba+

03- O Que Fazemos Nas Sombras (What We Do in the Shadows - 2014) de Jemaine Clement  Taika Waititi
Viago (Taika Waititi), Deacon (Jonathan Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement) são três vampiros que dividem uma casa. Algumas das dificuldades que eles têm na vida é serem imortais, encontrar sangue humano em festas noturnas, lidar com a luz solar e não conseguirem adequar a maneira de se vestirem aos padrões sociais, além de ter que pagar o aluguel e ainda conviver entre si dentro da casa.

02- Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive - 2013) de Jim Jarmusch
Este filme mostra a história de amor entre dois vampiros (Tilda Swinton e Tom Hiddleston), cansados da sociedade onde vivem. Durante muitos séculos eles vivem uma relação juntos, até serem interrompidos pela incontrolável irmã caçula da vampira (Mia Wasikowska).
"Only Lovers Left Alive" retrata o tédio vivido pelo casal e a absorção que fazem com a arte ao passar dos séculos, também recordam episódios caóticos da humanidade, como a peste negra. É um filme de vampiros que diz muito sobre nós humanos, do quanto estamos caminhando para um vazio infindável, uma vida automática, carente de cultura e desprovida de sensações. Saiba+

01- Deixa Ela Entrar (Låt Den Rätte Komma In - 2008) de Tomas Alfredson
A história é ambientada no subúrbio de Estocolmo, em 1982. Oskar (Kåre Hedebrant), um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele apaixona-se por Eli (Lina Leandersson), garota bonita e peculiar que não suporta sol e comida. Eli dá a Oskar força para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe o que ela precisa fazer para sobreviver: até onde pode o amor perdoar?

Um comentário:

  1. É um gênero que considero um pouco esgotado, mas mesmo assim, na sua lista tem filmes interessantes, alguns que eu não conhecia.

    Gostei de "2019", mas ainda considero que os irmãos Spierig fizeram um filme melhor "O Predestinado".

    Fiquei curioso com "Bizantium" pela direção de Neil Jordan e principalmente por "Amantes Eternos". Sou fã dos trabalhos de Jarmusch, mas não sabia que ele havia feito um filme sobre vampiros.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.