terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (Me and Earl and the Dying Girl)

"Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer" (2015) dirigido por Alfonso Gomez-Rejon (Red Band Society - 2014) é baseado no livro homônimo de Jesse Andrews, que também assina o roteiro. A história gira em torno de Greg (Thomas Mann), que está levando o último ano do ensino médio o mais anonimamente possível, evitando interações sociais, enquanto, em segredo, está fazendo animados filmes bizarros com Earl (RJ Cyler), seu único amigo. Mas tanto o anonimato quanto a amizade dos dois é abalada quando a mãe de Greg o força a fazer amizade com uma colega de classe que tem leucemia.
O filme não é um romance e nem lamenta a doença da garota, ele foge dos clichês e surpreende com um drama sutil com ótimas pitadas de humor. O protagonista não tem qualquer carisma, anti-social e autodepreciativo, ele caminha pelos corredores da escola sem aparecer de fato, não se encaixa em nenhuma tribo, mas mantém uma formalidade com todos sem jamais se aproximar. Greg e Earl são amigos desde a infância e adoram filmes de arte, em razão disso têm como hobby produzir pequenos filmes baseados em clássicas cenas do cinema, mas mantêm isso em segredo devido a qualidade dos vídeos. Os dois são tão isolados que preferem se esconder no intervalo na sala do professor Mr. McCarthy (Jon Bernthal), que também não fica atrás em esquisitices. 
A vida de Greg muda quando sua mãe o faz se aproximar de sua colega Rachel (Olivia Cooke), que está com câncer, inicialmente isso o incomoda, a aproximação é algo novo para ele, mas conforme o desenrolar nasce uma linda amizade que fará com que ele se desafie e saia de seu casulo. Rachel não permite que tenha pena dela e só o deixa a ir visitá-la quando percebe que está indo por livre e espontânea vontade, o seu senso de humor nada a ver também a conquista e, principalmente depois de saber sobre os seus filmes. Earl entra nesta história e acrescenta muito na relação. A construção da amizade deles é diferente e por isso cativa, tem charme, tem leveza e bom humor. A narração de Greg é outro ponto bem interessante, e o mais legal desse filme é que ele não vem com mensagens óbvias, as reflexões são profundas e fica difícil segurar as lágrimas, as cenas finais são de uma delicadeza arrebatadora. Essa é a prova de que tendo criatividade os temas envolvendo o universo adolescente, doença e amizade, podem se tornar uma grande história.

Quando a doença de Rachel começa a avançar Greg precisa lidar com o inevitável fim, o professor Mr. McCarthy, que sempre está disposto a conversar com Greg, começa a refletir sobre a morte do pai, e que mesmo depois descobriu particularidades dele que o deixou feliz, e é assim ao final, a convivência com Rachel o fez amar suas peculiaridades, suas coisinhas, como as almofadas, o papel de parede, as tesouras, etc. Ele foi descobrindo a Rachel mesmo depois dela ter partido e isso gera uma sensação de conforto muito grande. A pessoa vai embora, mas deixa uma infinidade de coisas para serem descobertas. E o mais especial é ela ter feito Greg acreditar nele mesmo e ter sonhos para o futuro.

É um longa que nos ganha pela simplicidade, fluidez e as ótimas atuações, além da excelente trilha sonora e a bela mensagem de amor a nós mesmos.
"Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer" tem diálogos brilhantes, um andamento agradável, e merece ser visto porque retrata de maneira sutil temas densos, e ainda homenageia diversos clássicos do cinema. Uma boa pedida do cinema indie!

3 comentários:

  1. O filme está na minha lista para conferir.

    Como curiosidade, Olivia Cooke também interpreta uma garota doente na boa série "Bates Motel".

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Ao inves de ver porcarias best-seller mais do mesmo baseadas em romancezinhos água com açúcar do John Verde o grande público deveria dar mais chances a obras sutis como esta.

    ResponderExcluir
  3. Lindo filme, com inúmeras e inúmeras alusões à filmes, alguns que eu nunca ouvi falar. Recomendo!

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.