quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Presente (The Gift)

"Eu acredito que as coisas ruins na vida, elas podem ser um presente."

"O Presente" (2015) dirigido pelo ator Joel Edgerton (A Estranha Vida de Timothy Green - 2012) é um filme estimulante, muito bem construído e com ótimas pitadas de sarcasmo. Ele trata de bullying, ganância, arrogância, mentiras e vingança. O suspense se mantém durante todo o filme e surpreende em seu final. Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall) casaram há pouco tempo e estão muito felizes até o dia em que ele reencontra Gordo (Joel Edgerton), um colega de escola. Um segredo do passado dos dois vem à tona e Robyn se sente cada vez mais insegura perto do companheiro.
Joel Edgerton fez um excelente trabalho, ele roteirizou, dirigiu e protagonizou, realmente merece elogios, compôs um personagem interessante que passa para o espectador diversos sentimentos, Gordon Mosley, ou apenas Gordo, é um sujeito que aparece do nada na vida de Simon e Robyn, o casal se mudou a pouco tempo para a cidade onde Simon cresceu, ele recebeu uma ótima proposta de emprego, então decidiram recomeçar as suas vidas e formar uma família. Gordo aborda Simon, que insiste em não saber quem ele é, mas após alguns minutos se recorda. Daí em diante Gordo passa a presentear o casal, aparece na casa em momentos em que Simon não está, e aos poucos isso se torna incômodo. Robyn é sempre solícita, mas Simon desdenha de Gordo. 
O filme proporciona a dúvida sobre esses personagens, a princípio Simon parece ser o cara que venceu na vida por seu esforço, e Gordo um invejoso que não tem muito para se vangloriar. Mas isso muda no desenrolar, a reviravolta acontece quando Robyn passa a ver Simon com outros olhos ao descobrir um passado obscuro. 
Jason Bateman sai de sua zona de conforto, os filmes de comédia, e interpreta um sujeito indiferente, não é uma atuação louvável, mas cai perfeitamente para o que a história pede. Rebecca Hall como Robyn exibe várias nuances, a confusão que a toma é interessante. Joel Edgerton é a estrela e é incrível a sua sutil manipulação em torno dos dois, ele é um sujeito com papos estranhos e que deixa presentinhos na porta da casa, se sente por baixo e se infiltra na vida do casal como se fossem íntimos. 

"O Presente" está longe de ser um filmaço, mas garante uma ótima reviravolta, boas interpretações, um clima magnético e uma trama detalhista que se desenvolve lentamente.  Por vezes nada acontece, mas não se engane a tensão está presente a todo instante, e estes momentos são imensamente importantes para o seu grande desfecho.
O tema é complexo e assustador, demonstra o quanto uma situação ruim pode transformar o ser humano, a violência psicológica é feroz.

Simon é o tipo de ser humano que facilmente encontramos por aí, ganancioso, inescrupuloso, mas que veste a sua máscara social e se mostra digno e perfeito. Gordo vem para desmascará-lo e fazê-lo sofrer as consequências de seus atos. Nada mais tenebroso do que conviver com a dúvida e Gordo dá a Simon o mesmo que recebeu.
Joel Edgerton em sua estreia como diretor já nos brinda com um Thriller psicológico interessante e inteligente. "O Presente" está disponível na Netflix.

2 comentários:

  1. Eu vi várias vezes o cartaz deste filme, mas tinha a impressão de ser um suspense picareta, ao estilo "Corrente do Mal" e similares.

    Joel Edgerton é um bom ator australiano, não sabia que ele havia dirigido este filme.

    Vou colocar na lista.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Lembrem o nome de Joel Edgerton, o melhor ator do ano passado, nenhuma atuação chega perto da dele Eu gosto quando to vendo um filme com um ator gato como ele em Ao Cair da Noite, Nossa E umos dos Filmes de terror que é tecnicamente criativo e narrativamente exuberante é fantástico arrasa em tudo que faz! 😍💚💛

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.