segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tulpan

"Tulpan" (2008) é um longa cazaque simplório, com pessoas puras e lugares inóspitos. A história retrata costumes dos quais não estamos habituados, uma civilização a parte, no deserto do Cazaquistão. Depois de completar serviço militar, Asa volta para sua região e quer ser pastor de ovelhas. Para isso, precisa arranjar uma esposa. Escolhe a bonita Tulpan, que dá título ao filme, mas esta acha o moço feio, por ter orelhas grandes demais, mas Asa tenta conquistá-la de todos os jeitos.
A linguagem e a estética é completamente diferente do convencional, tudo é espontâneo, cenas com crianças e animais chega a irritar, elas gritam e cantam a vontade, mas sem dúvidas isso o torna ainda mais especial. As pessoas são comuns e passam uma emoção real para quem o assiste. É um longa realmente muito bonito.
Tulpan é uma espécie de esperança para Asa, um sonho do qual persiste, a moça não o deseja, mas ele precisa de uma esposa para ter seu rebanho, desapontado tenta de todas as formas convencê-la, mas é tudo em vão. Há um momento em que pensa ir embora, pois acredita que não conseguirá nada ali.
Em uma passagem vemos o parto de uma ovelha, Asa o faz de maneira desastrada, com medo porque muitos filhotinhos morreram após o nascimento por falta de alimentação. Ele consegue fazê-lo com esforço, colocando a própria boca na da ovelhinha a fim de colocar ar em seus pulmões e fazê-la viver. Essa é a cena primordial, em que Asa se liberta e consegue se impor, acreditando que é capaz, ele encontrou sua "Tulipa" no vasto deserto. De forma simbólica o nascimento da ovelhinha faz com que Asa tenha esperança e perceba que ali é o seu lugar.

A beleza do lugar é incrível, habitado por poucas famílias geralmente bem distantes umas das outras, a única companhia constante é o vento. A câmera fitando o horizonte, a relação homem/natureza se torna algo bem poderoso. Tulpan o rejeitou por causa de suas orelhas de abano, mas talvez tenha tido outros motivos, aquele lugar apesar de belo, bucólico e contemplativo não oferece grandes oportunidades. Se vive de acordo com os costumes locais e nada mais.
"Tulpan" é singelo e de uma beleza exótica. O filme foi dirigido pelo documentarista cazaque Sergey Dvortsevoy, e foi vencedor do prêmio "Un Certain Regard" no Festival de Cannes de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.