terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Egípcio, de Mika Waltari

"Falarei agora de Creta e do que vi acolá. Em parte alguma do mundo eu vi algo tão estranho e belo como Creta, por mais verdadeiro que seja haver eu viajado por todas as partes conhecidas. Assim como a espuma cintilante arrebenta na praia, como as bolhas fulguram em todas as cinco cores do arco-íris, como o reverso das conchas fulge expondo a madrepérola, assim Creta se ostentou diante dos meus olhos."

"O Egípcio" é uma excelente obra do escritor finlandês Mika Waltari, o livro nos conta sobre Sinuhe - médico do Faraó e narrador desta história. Abandonado quando criança, foi criado por pais adotivos. Tendo ingressado na corte do Faraó Amenhotep IV (Akhenaton), ele conhece uma mulher bela e ardilosa, por quem se apaixona de tal forma, que perde todos os seus bens e a própria dignidade, fugindo de seu país. Trava amizade com um dos comandantes do Faraó - Horemheb que dirige sua carruagem passando por cima das mulheres, crianças e velhos das terras conquistadas. Sinuhe se torna espião do exército egípcio, viajando então, para as terras da Babilônia, Creta e Síria. Desfilam inúmeros personagens descritos com perfeição, alguns dos quais dificilmente serão esquecidos: Nefer-nefer, com quem as modernas irmãs do pecado jamais poderiam competir, Minea, a virgem votada aos deuses, dançando nua diante dos touros sagrados, a rainha Nefertiti, cuja beleza física era perigosa em demasia por estar combinada com a malícia e a inteligência aguda, o escravo Kaptah Kaketamon, e a bela irmã do Faraó Akhenaton.
Intriga, morte, guerra, paixão, amor e luta religiosa são contados, enquanto Sinuhe vai revelando sua vida, ora radiante, ora desesperançada.
"O Egípcio" está repleto de segredos dos faraós e dos deuses. A política do Egito Antigo é desvendada nas seiscentas páginas desta incrível obra. A revelação da história real confunde-se com o romanesco, o que nos dá motivos de imaginar quase com perfeição como era e como vivia aquela misteriosa sociedade. É um livro completo em que as páginas nos transportam para algo riquíssimo.
Mika Waltari nos deslumbra ao retratar uma época tão distante. Vale a pena conferir seus outros títulos também: "O Etrusco", "O Anjo Negro", "O Aventureiro", "O Segredo do Reino" e "O Romano". Corrupção e valores humanos no Egito Antigo, este livro é uma joia rara!

Mika Waltari nasceu em Helsinki. Por muito tempo foi desconhecido fora da Finlândia, sua pátria, até o lançamento de "O Egípcio". Escreveu uma certa quantidade de peças teatrais, poemas e novelas, fazendo sucesso em seu país. Para fazer este livro ele empreendeu muitas pesquisas e, finalmente depois de 1945 ficou conhecido, sendo o livro traduzido em diversos idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.