sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Raiva (La Rabia)

Perturbador, apelativo, pretensioso, incômodo e completamente diferente. "La Rabia" não foi feito para que gostemos dele, adquiri-se um certo asco pelas imagens e atos das pessoas. As cenas são longas e nos causa desconforto. Em meio a tantas coisas exageradas expostas, o que vale mesmo é a história central. Em uma fazenda abandonada pelos donos, moram duas famílias que trabalham ali. Um casal que tem uma filha pequena que é muda, e na outra casa mora um homem que explora seu próprio filho. Logo no início somos avisados que os animais apresentados morreram em seu habitat. Naquele ambiente árido, as pessoas grosseiras e rudes, nos mostram que quanto mais próximos da natureza, mais nossos instintos se comparam com o dos animais, visando apenas sobrevivência. O tempo todo nos deparamos com cenas de sexo intermináveis, animais sendo mortos, como o abate de uma leitoa e todo o seu processo até virar a carne que irão comer, há galinhas sendo mortas pelos cachorros, os cachorros sendo mortos porque matam as ovelhas, e por aí vai.
Poldo, o pai de Nati, a menina muda, percebe que seu vizinho e amante de sua mulher insulta sua filha, ele acaba proibindo que Pichón apareça na sua casa. Nati sabe que sua mãe trai seu pai com Pichón, várias vezes ela os pegou nus na cama, inclusive em uma das últimas cenas, Pichón vê a menina, mas ele tapa os olhos da mãe para que não a veja e continua transando. O filho dele aparece e percebe o absurdo, tapa os olhos da menina e sai. De fato o ar agora começa ser o da tragédia anunciada. Nati desenha figuras feias e diversas vezes o filme insere essas imagens horríveis juntamente com uma trilha sonora que dá efeito de uma raiva contida. O único momento em que sua raiva é colocada pra fora é quando desenha. Poldo vê alguns desses desenhos de Nati e deduz alguma coisa, irritado vai a casa de Pichón e acaba sendo morto. Mas essa tragédia é apenas o início. O final nos dá uma sensação ruim, ficamos paralisados conforme os créditos sobem. O filho de Pichón coloca toda a sua raiva pra fora e o que vemos é aterrador.

Esse longa argentino é criativo, porém muito indigesto. Ele atinge diretamente pontos em que o ser humano geralmente se sente desconfortável. O melhor detalhe a se observar é a expressão dos olhos da garota muda. A raiva de Poldo em ir ao encontro de Pichón e tirar satisfações acarreta o início de uma tragédia. A raiva se alastra facilmente, basta um ato de violência para que tudo desmorone, tudo vem à tona, sentimentos ruins aparecem, desejo de vingança, ressentimento, tudo que se vincula a raiva predomina. O garoto ao final do filme mostra que quando o ser humano está sob o efeito deste sentimento é capaz de qualquer coisa. O instinto animal predomina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.