segunda-feira, 23 de julho de 2012

Um Conto Chinês (Un Cuento Chino)

"Um Conto Chinês" (2011) dirigido por Sebastián Borensztein mescla comédia e drama na medida exata, a história é bizarra e conta que em algum lugar da China, uma vaca caiu do céu provocando uma tragédia, matando a noiva de um chinês, que por sinal é muito simpático. A seguir conhecemos Roberto (Ricardo Darín), um sujeito solitário, mau-humorado, veterano da guerra das Malvinas e cheio de manias, uma delas é recortar notícias esquisitas do jornal e colá-las em um álbum de recordação. Mas sua vida muda quando por acaso decide ajudar Jun (Ignácio Huang), que foi jogado de um táxi, depois de ser assaltado, e é a partir dessa situação inusitada que a vida dos dois começam a mudar.
Roberto oferece moradia ao chinês perdido até que encontre seu tio em algum lugar da Argentina, o fato de um não saber a língua do outro só reforça a inteligência do roteiro, que nos conecta aos personagens de maneira natural. Um gesto altruísta dá início a uma dramática e divertida luta de ambos por seus sonhos, enquanto um quer encontrar um parente para começar vida nova, o outro só deseja recuperar a liberdade da velha vida e a tão amada solidão. Mas tem a Mari (Muriel Santa Ana), amiga de Roberto que com sua felicidade e predisposição para amar, de repente pode até ser vista de uma outra maneira. O choque de cultura é gigantesco, o aprendizado se faz difícil através da convivência forçada entre eles, pois Roberto não consegue conviver com outro ser, rabugento, tem suas regras e manias diárias.
É bem verdade que o longa obtém êxito na transferência da sensação de incomunicabilidade, especialmente pela opção de não legendar as falas em mandarim. O humor que surge são de situações que não necessariamente precisam ser engraçadas. É sutil e particular, isso só ressalta a qualidade dos atores. A expressão "um conto chinês" é utilizada pelos argentinos para se referir a uma grande mentira. Contudo a história mostrada no filme é absurdamente real, e é totalmente crível do início ao fim.
Jun pintou uma vaca na parede no final do filme, e Roberto concluiu que o incrível acidente que achava sem sentido, mas que para o chinês foi uma tragédia, não aconteceu por acaso. Então de certa forma, a vaca mudou a vida de Roberto, assim como Jun dizia: "Tudo tem um motivo para acontecer."

"Um Conto Chinês" é uma produção original, o cinema argentino consegue atingir o público com histórias divertidas, mas igualmente inteligentes. É pra aplaudir de pé o cinema do hermanos.
O que encanta neste filme é a comunicação precária entre esses dois personagens tão distintos, entre gestos e expressões faciais somos conduzidos juntos de Roberto a decifrar o que Jun quer expressar e também entender. 
E toda essa bizarrice de vacas caindo do céu foi baseada em fatos reais, o que deixa tudo muito mais curioso e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.