terça-feira, 24 de julho de 2012

Amanhã (Morgen)

O primeiro longa do romeno Marian Crisan conta a história de Nelu, que mora na fronteira entre a Romênia e a Hungria, ponto de entrada para muitos imigrantes, segurança num supermercado e pescador amador, ele é uma pessoa simples e sem grandes exigências da vida. Tudo isso muda quando um dia lhe aparece um turco que tenta chegar a Alemanha, fugindo da polícia da fronteira. Sem saber o que fazer ou como o ajudar, Nelu dá-lhe de comer, roupas e promete-lhe que no dia a seguir - em alemão, morgen - o tentará levar à fronteira.
A amizade entre Nelu e Behran é silenciosa, pois a língua desconhecida é uma barreira, porém aos poucos isso se torna algo efêmero. Nelu entende a tristeza daquele homem só de olhá-lo. A princípio, Nelu coloca-o no lugar onde fica a comida da casa, uma espécie de porão, lá é frio e escuro, Nelu o ajuda de sua própria maneira, o desenvolvimento da amizade é fenomenal, Behran é um cão fiel, ajuda nas tarefas da casa, dá-lhe todo o dinheiro, e incansavelmente fala, Nelu apenas responde: Amanhã! Engraçado que ele não entende uma única palavra, mas a capacidade de sentir a dor alheia é algo que Nelu, um homem simples, com uma vida monótona, consegue fazer muito bem.
Ele é um ser humano passivo, todos de certa forma mandam nele, na sua casa, no trabalho, e pela autoridade local que insiste em perturbá-lo. A presença de Behran acaba fazendo com que Nelu se rebele e mostre que tem suas convicções e que pode fazer o que deseja. Torna-se um fugitivo, arrisca tudo e leva Behran ao outro lado da fronteira. Do mesmo modo Behran, um homem sempre oprimido, se esquivando, junto de Nelu encontra algo simples, porém eficaz. A alma daquele ser humano demonstrava gratidão, amizade e lealdade por um desconhecido que se arriscou para ajudá-lo.
O filme é calmo, aos poucos vamos compreendendo as atitudes dos personagens, a história e as paisagens se complementam. Sem um pingo de sentimentalismo, mostra o quão a amizade é algo sublime entre dois seres díspares que se entendem à sua maneira. Realmente esse tipo de amizade parece acontecer somente nos filmes, não vejo gratidão nas pessoas, ajudar alguém que não conhecemos e que não tenha vínculos é a maior prova do quanto o ser humano pode ser nobre, é a riqueza interior. As pessoas simples, assim como Nelu geralmente se submetem mais a esse tipo de experiência, e o mais incrível ainda é o outro retribuir com carinho e lealdade naturalmente.

"Morgen" não dá lição de moral sobre amizade, apenas a retrata, o longa está a fim de mostrar os problemas da fronteira desse país, e o faz de forma bem feita, por exemplo, os policiais e o como tratam as pessoas. Eles impedem os sonhos das pessoas e isso é brutal.
O filme tem um grande valor social e político. Se quiser desfrutar de um bom cinema, que traz valores esquecidos, simples, mas de grande importância, este é com certeza uma belíssima escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.