sábado, 31 de agosto de 2019

Parasite

"Parasite" (2019) dirigido pelo excelente Bong Joon-ho (Okja - 2017) é uma obra-prima de suspense, drama familiar, humor negro e que provoca pela sua crítica sobre a diferença entre as classes sociais, uma história instigante, inesquecível e repleta de reviravoltas surpreendentes.
Toda a família de Ki-taek (Song Kang-ho) está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente (Choi Woo Shik) comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.
Acompanhamos a família e suas artimanhas para sobreviverem, apertados num porão de um dos bairros mais pobres de Seul se viram com pequenos golpes, mas a oportunidade surge quando o filho adolescente Kim Ki-woo aceita dar aulas de inglês no lugar do amigo para uma garota rica, Da-hye (Jung Ji-so), filha de um presunçoso casal, o pai, Mr. Park (Sun-kyun Lee), magnata que dita as regras da casa e que não perde a oportunidade de sempre se colocar acima dos outros, a esposa Yeon-kyo Park (Jo Yeo Jung) mima os filhos e faz questão de esbanjar, a mansão moderna na parte rica de Seul atiça o jovem Kim Ki-woo que ao passar no teste da madame já começa a pensar em algo para sua irmã quando percebe que o filho mais novo precisa de alguém que o coloque na linha, ele inventa sobre uma conhecida com diversas especialidades e não demora para que ela aceite conhecê-la, o esquema dá certo e Kim Ki-jung (Park So Dam) impressiona ao disciplinar rapidamente o garotinho, conforme se acomodam percebem que ali há oportunidades também para o pai como motorista e a mãe como cozinheira, então começam a tramar situações para que os empregados sejam demitidos e os seus pais admitidos, o plano vai seguindo de acordo e ficamos atentos e torcendo para que dê certo, afinal o modo como é retratado o lado burguês é nojento e a família de Kim-taek é esperta e merece um lugar ao sol, o humor é extremamente bem trabalhado nesse momento e a cada membro inserido na mansão é maravilhosamente articulado, é cômico na medida certa e prepara o terreno para o que está por vir. O que se sucede é um emaranhado de acontecimentos inesperados e que muda todo o plano da família, a confusão e os conflitos vão ganhando tons tensos e aflitivos, surgem novas camadas na história, perspectivas sérias que refletem o sistema econômico que privilegia somente uma parte, a desigualdade social é pulsante e há cenas que ficam cravadas na memória.

O roteiro primoroso provoca o espectador, a sátira é potente e em nenhum momento o suspense sai de cena, o desenrolar surpreende e observamos a mudança que acontece em cada personagem, principalmente no semblante de Kim-taek toda vez que o patrão diz sobre um tal cheiro, sentimos empatia por ele e sua família, pois na condição deles não há como culpá-los, estão sobrevivendo. Todos cometem atos moralmente questionáveis, mas é inevitável não sentir nojo da hipocrisia burguesa. 

"Parasite" é uma obra elaborada com maestria e que junta espetacularmente o thriller com a comicidade e uma pungente crítica social com fortes e certeiras metáforas, as diversas reviravoltas marcam a história e tanto entretém como traz uma necessária reflexão. Filmaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.